Siga-me no Twitter RSS FEED

Celular faz mal?

Posted in
(Hoje nem se chama mais celular... É Smartphone, por quê?! Ora, porquê esse aparelhinho, hoje em dia, é tão inteligente que deixa a gente de boca aberta com as opções de tarefas que ele dá... Nunca canso de me surpreender!)

Ainda não dá para dizer, taxativamente, sim ou não...

Governos, fabricantes e universidades continuam investindo em pesquisas para saber que problemas as radiações eletromagnéticas, provocadas pelas ondas de alta frequência dos aparelhos celulares, podem trazer ao ser humano.

Alguns dizem que causam câncer, outros afirmam que são inofensivas. 

(Prof. Marcelo Sampaio de Alencar, MsC. Engenharia Elétrica, visitou o IFBA-Vitória da Conquista e abordou o tema das Patalogias provocadas pelo uso do Celular em Abril de 2013.)

Não há indícios de patologias provocadas pelo uso do celular, mas as pesquisas ainda estão em andamento e certa cautela é sempre recomendável.

Uma pesquisa conduzida pelo prof. Marcelo Sampaio de Alencar, encarregado dos laboratórios de Engenharia Elétrica da UFCG-PB, submeteu ratos a radiações semelhantes às dos celulares e o resultado foi alarmante: infertilidade, mudança de comportamento e no processo de aprendizagem. 

(Experiência pioneira no Brasil no estudo do impacto eletromagnético da radiação via aparelhos telefônicos digitais nos tecidos celulares. Cobaias expostas a cargas semelhantes das baterias de celulares indicam formação de tumores. Os estudos ainda estão em andamento.)

Não podemos descartar os efeitos em seres humanos mesmo considerando que os níveis de radiação teriam de ser dez vezes maiores que os usados nos ratos. 

Os fabricantes, em geral, apoiam-se na opinião da Organização Mundial de Saúde. 

As presentes informações científicas não indicam a necessidade de precauções especiais para o uso de telefones celulares. 

(As baterias dos celulares estão cada vez mais inteligentes e duráveis. O Lítio é a forma mais eficiente de uso e carregamento dos cátions livres. Mas o problema da radiação não vem apenas da bateria, mas no momento da chamada, quando uma onda de rádio ativa o aparelho. É aqui que habita o perigo: A onda que chega ao seu aparelho através do celular é como um pequeno soco nos átomos de seu corpo...)

Mas na Câmara de Deputados tramita um projeto de lei que obriga os fabricantes de celulares a alertarem os usuários sobre os riscos à saúde, como já acontece com o cigarro. 

.:.


 

0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior