Siga-me no Twitter RSS FEED

Pura Essência - Parte 4


Pitta
Pitta é a força ardente e transformadora, responsável pela geração de calor no corpo e pela digestão.

As pessoas desse dosha apresentam a pele avermelhada e com os poros abertos na região da zona T. Têm predisposição a acne rosácea, feridas e reações alérgicas. Apresentam cabelos grisalhos antes do tempo natural, e os olhos são mais sensíveis à claridade.

Tomar líquidos refrescantes, como chá frio de hortelã e cidreira, faz muito bem. "O temperamento crítico e irritado é uma fraqueza, mas ser objetivo, determinado e saber lidarar são vantagens de pitta", diz a professora de ioga Cristina Fernandes. Os óleos de oliva, côco e girassol e os aromas de gardênia, jasmim, sândalo, rosas e menta, que são refrescantes, são os mais indicados.


Máscara Desintoxicante

1 colher de sopa de argila verde
1 colher de sopa de água mineral
1 gota de óleo essencial de tea tree (bactericida e antiinflamatório)
1 gota de óleo essencial de lavanda (indicando para acne, alergias, dermatites)

Preparo: Misture todos os ingredientes e aplique sobre a pele. Deixe agir por 20 minutos e retire com bastante água.


Máscara Nutritiva para Pele Normal

Amasse uma porção de abacate ou banana e adicione uma quantidade suficiente de farinha de aveia ou argila até formar uma pasta homogênea que não escorregue na pele. Deixe agir por 20 minutos e remova com água fria e um pano limpo.


Máscara para a Área dos Olhos

2 colhres de sopa de óleo de amêndoas
2 colheres de sopa de lanolina
1 colher de sopa de pó de cacau puro
2 colhres de sopa de água de rosas

Preparo: Coloque o óleo de amêndoas, a lanolina e o cacau em um pote de vidro que suporte calor. Leve ao fogo baixo em banho-maria até a mistura se desmanchar e tomar uma consistência cremosa. Use uma colher de pau para mexer. tire da água quente e adicione a água de rosas. Mexa bem. Deixe esfriar e guarde num vidro. A aplique sobre os olhos e deixe agir por 20 minutos.


Tônico Facial

Combine hamamélis com uma porção igual de água de rosas ou chá de eervas (confrei, flor de sabugueiro e alecrim). Umedeça um algodão e aplique em todo o rosto com movimentos suaves.


Pura Essência - Parte 3


VATA

"Simbolizado pelo éter e pelo ar, o dosha Vata precisa de um sono regular e deve se alimentar diversas vezes por dia, seguindo uma dieta nutritiva e de fácil digestão", comenta Erick Schulz, vice-presidente da Associação Brasileira de Ayurveda. "A ansiedade e a preocupação são seus pontos fracos e costumam aparecer quando o dosha está em desequilíbrio", explica a professora de ioga Cristina Fernandes, especialista em medicina aiurvédica. Por outro lado, o entusiasmo e a criatividade são características de destaque. Os óleos hidratantes de gergelim, amêndoas e linhaça e os aromas de cânfora, canela, cravo, lavanda e rosa são os mais indicados. 


Máscara para Manchas ao Redor dos Olhos

5 folhas frescas de menta
1 colher de sopa de óleo de amêndoas-doces
1/2 colher de sopa de mel

Preparo: macere as folhas de menta com um pilão e um pouquinho de água. Junte ao suco estraído o óleo de amêndoas e o mel. Misture bem e aplique sobre os olhos antes de dormir, deixando agir durante 15 minutos. Lave bem. "A área dos olhos é muito delicada, por isso, ingredientes como o óleo de amêndoas, que possui uma sutil propriedade de lubrificaçãom, ajuda a minimizar as finas linhas de expressão e as áreas escuras ao redor dos olhos devido à pele seca. Já as folhas de menta ativam a circulação local e são adstrigentes", explica Cristina Fernandes. 


Creme de Côco e Rosas para os Pés com Pele Seca e Rachaduras

1/2 copo de óleo de côco
1 colher de sopa de glicerina (à venda em farmácias de manipulação)
2 colheres de sopa de água de rosas

Preparo: misture todos os ingredientes até que fiquem com a consistência de creme. Aplique à noite antes de deitar e coloque meias. 


Escalda-Pés

Massegeie os pés com óleo de gergelim (altamente nutritivo), depois mergulhe-os em um escalda-pés com uma solução de chá de mostarda ou gengibre. 

Preparo: Misture uma colher de chá de pós de gengibre ou mostarda em 1/2 litro de água fervente. Coloque na imersão. Mergulhe os pés, espere até ficarem vermelhos e depois esfregue-os com pedra-pomes. Finalize o tratamento com um bom hidratante. 


Continua...

Pura Essência - Parte 2


Kapha

Estar sempre em movimento e tomar chás estimulantes são dicas práticas e funcionais para as pessoas kapha, que geralmente têm o metabolismo mais lento. O óleo de mostarda é muito indicado por ser quente e deve ser aplicado principalmente no peito e na área do pulmão, regiões em que kapha tende a acumular muco. 

Aromas de eucalipto, canela, patchuli e limão são bastante recomendados por estimular os sentidos e a mente. A pele oleosa desse dosha, representado pelos elementos terra e água, pode ser equilibrada com alecrim, aloe vera e flor de laranjeita, que também proporcionam calor, pois a tendência desse dosha é ser frio.


Vapores e compressas

Experimente uma combinação de folhas de louro, alcaçus, confrei, erva-doce, lavanda, melissa, rosa, alecrim, sândalo, casca de limão e sal de banho de verbena, com uma ou duas gotas de óleo essencial de zimbro e limão. Os vapores e as compressas com ervas são uma das mais antigas receitas de limpeza profunda. "A umidade amolece a camada externa da pele, e o claro estimula a circulação facial, abrindo os poros, que trazem as sujeiras e toxinas do corpo para a superfície", explica Vilma Navega, especialista em cultura indiana.


Para Minimizar Olheira e Olhos Inchados

Coloque compressas com chá imerso em água morna ou em água fria com o sumo de aipo. As de chá de gengibre morno também ajudam. Deixe-as sobre os olhos fechados por 20 minutos.


Limpeza Facial para Desobstruir os Poros

1 colher de sopa de abacaxi picado
1 colher de sopa de amêndoas inteiras

Preparo: Bata os ingredientes em um mixer, levemente, com cuidado para não deixar com a consistência de pasta. Passe no rosto e deixe por 15 minutos antes de deitar. Remova com água.


Máscara para pele Oleosa

Amasse uma maçã, uma porção de uvas ou um tomate, adicione farinha de aveia ou argila até formar uma mistura que não escorregue na pele, aplique sobre o rosto e deixe agir por 20 minutos. Remova com água fria e um pano limpo. 


Curiosidade

Kapha se beneficia de estímulos como a escovação. Esse exercício ativa as terminações nervosas da pele e os canais de energia. Faça uma escovação intensa e em ritmo acelarado, mas sempre usando cerdas macias - de luva, escova ou bucha vegetal. Faça  movimentos no sentido ascendente.


Continua...


Pura Essência - Parte 1

Terapias de purificação e tratamentos à base de óleos e ervas fazem parte do hábito de beleza das indianas. E serviram de inspiração para o ritual absolutamente natural e agradável ao toque que apresentamos para você agora. 

As indianas são detentoras milenares de um conhecimento que se destaca pela forma natural como tratam da saúde e da beleza. Alimentos desitoxicantes, consumo de água morna, faxina emocional, massagens e vapores fazem parte de uma rotina de purificação. Pois o segredo de vitalidade do aiurveda é o equilíbrio que vem de dentro para fora. " A elminação de toxinas do corpo e da mente leva ao melhor funcionamento celular, à longevidade e ao rejuvenescimento", explica Maria Helena Gomes, especialista em cosmética aiurvédica e vice-presidente internacional dos cosméticos AyurVida. 

O consumo de água morna pela manhã e em jejum favorece a limpeza ao estimular o funcionamento do sistema digestivo e dos intestinos. O banho de vapor colabora com a saída de toxinas pelos poros, enquanto a automassagem atua na circulação sanguínea e favorece a oxigenação. 

Uma dica é aquecer levemente o óleo de massagem mais indicado para você, aplicar no corpo e deixar por alguns minutos até ser absorvido. Enrole-se numa toalha (para não sentir frio) e comece a massagem pela cabeça. Com a ponta dos dedos, vá desenhando movimentos circulares na cabeça, descendo pelo corpo até os pés. Para terminar, puxe cada um dos dedos delicadamente. 


Três Inspirações

Aos princípios gerais de desintoxicação, a aiurveda associa cuidados de acordo com o perfil de cada indivíduo. Segundo esse sistema de saúde, há três tipos, ou doshas, básicos: kapha, vata e pitta.

Nota: [Estaremos publicando em sequência um questinário para que você possa descobrir com segurança qual o seu Dosha]

"Os doshas são energias sempre presentes no corpo, mas em diferentes proporções. Por isso, as pessoas ão denominadas vata (quando predominam as qualidade desse dosha), pitta ou kapha", resume Erick Schulz, vice-presidente da Associação Brasileira de Ayurveda. Em geral, apresentamos dois tipos predominantes. Podemos oscilar e ter um dia mais kapha, outro mais pitta e assim por diante. 

Para manter o equilíbrio da pele, Cristina Fernandes, instrutora certificada de Deepak Chopra no Brasil, e Vilma Navega, coordenadora do Instituto Yaat de cultura indiana, escolheram algumas das melhores receitas caseiras para kapha, vata e pitta fazerem seu próprio ritual de beleza.

Kapha

Apresenta a pele oleosa, porosa, fresca e tem facilidade para queimar ao sol. As unhas e os lábios são grossos e frios, e os cabelos, oleosos e espessos. Geralmente tem os olhos lacrimejantes e um pouco de inchaço, já que tende a acumular água. 

Vata 

Apresenta pele mais seca e fria, com tendência a rachaduras nos lábios e nos pés. POr isso precisa de cosméticos altamente hidratantes e nutritivos. Geralmente os cabelos são crespos e secos, e a região ao redor dos olhos, escura. 

Pitta

Representado por fogo e água, normalmente tem a pele sensível e irritável. Aceita bem lavandas, jasmim, camomila e substâncias refrescantes. 


Continua...


O que você quer ser quando crescer? - Parte 3


4 - Abra Espaço para a Intuição

Um ótimo gatilho para sondar nossos talentos escondidos é a intuição. "Como vem do inconsciente, ela nos traz mensagens do eu mais profundo, em que estão riquezas em matéria de dons e habilidades", explica a psicóloga Márcia Maranhão Limongi, de São Paulo. Essas mensagens, além da razão ou da lógica, se apresentam de várias maneiras. Pode ser um pressentimento que nos leva a um jantar no qual conhecemos alguém que terá uma influência marcante em nosso futuro profissional. Ou a sicronicidade que nos inspira a passear numa livraria e a deparar com um livro que desperte nossa curiosidade sobre um tema. Sem falar dos sonhos...

Como a intuição não se manifesta segundo nossa vontade, precisamos aprender a criar estados mentais propícios para suas revelações, pois certos comportamenos e hábitos favorecem ou bloqueiam os lampejos intuitivos. Veja a seguir atitudes que contribuem para que eles se manifestem com mais frequência.

- Aceite os imprevistos com serenidade e bom humor. - Com o espírito desarmado, você mantém a mente aberta pra descobertas que os acontecimentos inesperados podem trazer. 

- Não leve a vida a sério demais. - Ao introduzir leveza e descontração no cotidiano, será mais fácil ter insights ligados a talentos em potencial. 

- Seja receptivo a mudanças e situações desconhecidas, assuma riscos de vez em quando. - Surpresas forçam o cérebro a formar novas conexões entre os neurôneos. 

- Evite se recriminar tempo demais por seus erros. - Uma mente ocupada demais não consegue dar atenção a pressentimentos e estalos.

- Dedique-se a alguma atividade artística ou criativa. Ao dar asas à imaginação, aumentam os insigths. 

- Quando tiver uma série de tarefas, tente executá-las ao mesmo temo, em vez de acabar uma e começar outra. - Mudar o foco da atenção mantém a mente ligada em estímulos variados, que funcionam como combustíveis para idéias inovadoras.

- Busque momentos de quietude ao longo da vida. - Melhor, dedique-se a alguma prática meditativa. A introspecção favorece os lampejos intuitivos, que podem ajudá-lo a reconhecer seus dons. 

- Brinque de advinhar os fatos. - Quem está ligando quando telefone toca, qual caixa vai atendê-lo na fila do banco? Com algum treino, você acertará cada vez mais. 

- Imagine que o futuro lhe reserva mais sucessos que fracassos. - A autoconfiança e o otimismo atraem a intuição e, por tabela, as respostas que você busca sobre seu futuro profissional. 

- Acredite na ajuda que seus flashes intuitivos oferecem. - Do contrário, eles serão apenas esporádicos e farão reveleções ambíguas. 


5 - Escreva, Pinte, Treine a Criatividade

Sem criatividade, ninguém é realmente talentoso. Mas saiba que qualquer pessoa pode ser criativa. Duvida? Inventividade não se restringue a dons artísticos ou imaginação fértil. "Significa saber pensar de forma diferente em cada situação", conceitua a psicóloga paulistana Sônia Blota Belotti."É espanar a poeira da mente e usá-la de forma versátil para sempre ter idéias novas", reforça. Dá para ser uma pessoa de pé no chão num trabalho burocrático e, mesmo assim, ser criativo para agilizar tarefas, torná-las mais agradáveis. 

Ninguém nasce criativo, ponto. Desenvolver essa qualidade é puro treino. "Cada vez que o cérebrousa um caminho diferente para lidar com uma situação, se estabelecem novas conexões entre os neurônios, aumentando nossa agilidade e felxibilidade mentais", ensina a psicóloga. 

Os exércícios a seguir estimulam o funcionamento do hemisfério cerebral direito, ligado a criatividade, intuição e imaginação. Eles fazem parte dos livros Guia Prático para a Criatividade, de Julia Cameron, e Desenhando com o Lado Direto do Cérebro, de Betty Edwards, lançados no Brasil pela editora Ediouro.

Crie uma história maluca: Escreva uma história de no mínimo duas páginas. Esqueça a lógica e libere a fantasia: qualquer situação ou personagem, por mais bizarras que pareçam, são bem-vindas. A única exigência é que a história tenha começo, meio e fim. Se sentir dificuldade em começar, copie o início de um conto ou artigo de jornal e desenvolva o resto. Não se preocupe com a ortografia ou a pontuação e não pense muito antes de escrever para não bloquear o livre fluxo da imaginação. 

Copie um Desenho: Escolha uma gravura a traço (composta apenas por linhas, sem sombreados). Coloque a sua frente, de cabeça para baixo. Oserve os ângulos, as formas e as linhas. Então começe a copi-a-la de cima para baixo - se a figura for uma pessoa, por exemplo, você começará a desenhá-la pelos pés. Copie traço por traço, passando de uma linha para a outra mais próxima. Procure não identificar as partes que vão sendo desenhadas e observe-as apneas como linhas retas e curvas. Não desvire o desenho até terminá-lo. 


6 - Quebre a rotina, mude a direção de seu olhar

Saia do piloto automático. Expanda seus horizontes, abra-se para outras idéias, diferentes cenários. Pequenas mudanças no cotidiano obrigam o cérebro a criar novos atalhos e conexões mais criativas. "Elas põem para funcionar circuitos nunca ativados da rede associativa neurológica", explica neurobiologista americano Lawrence C. Katz livro Mantenha Seu Cérebro Vivo (ed. Sextante).

Veja sugestões para seu cérebro trabalhar de maneira diferente.

- Altere seus itinierários de vez em quando, a pé ou de carro: Os novos cenários vão exigir mais sua atenção expandindo a percepção. 

- Introduza mudanças em casa e no trabalho de vez em quando: Mude a ordem da roupas no armário, troque móveis e objetos de lugar. 

- Quando tiver um problema difícil, em vez de quebrar a cabeça, dê uma volta e observe coisas em que você não presta atenção: casas, sons da rua, pessoas. Você desliga a mente e uma saída criativa para os seu problema acaba surgindo. 

- Aguce a curiosidade: Folheie revistas e livros que nata têm a ver com sua área de trabalho ou estudo, escute músicas diferentes, descubra filmes nas locadoras, por exemplo. 

- Tente viajar com mais frequência: "As viagens oferecem, a cada momento, algo novo para os sentidos. Associações mentais que usamos no dia-a-dia se tornam subitamente inúteis nessas circunstâncias, estimulando o cérebro". diz o professor Lawrence C. Katz.

- Como a diversão estimula a criatividade, dedicar-se a um hobby é uma boa pedida. E não só sob o ponto de vista do lazer. Quem sabe você não transforma um passatempo em um futura profissão?


Espero que você tenha gostado das dicas aqui, então, mãos a obra e descubra o que fazer de melhor em sua vida!

O que você quer ser quando crescer? - Parte 2


1 - Faça um Inventário de seus Dons e Desejos

Ao escolher uma profissão ou dar a guinada ruma à realização pessoal, precisamos juntar várias peças do quebra-cabeça da vida - tem tanta coisa que a gente curte fazer ou sonha em fazer. Vivemos numa época de opções ilimitadas, e isso contribui para a confusão. (Quem pensaria, há alguns anos, em cursar faculdade de gestão ambiental, webdesign ou culinária?)

Este exercício ajuda a desfazer o nó de tantas possibilidades: ele inventaria nossos talentos, capacidades e desejos e, com base neles, aponta o desenvolvimento de caminhos. Chamado de mapa mental, é parte do coaching - um tipo de treinamento que visa a recapacitação de executivos. 

1 - Pegue uma folha de papel ofício (sulfite), e desenhe no meio um pequeno quadrado. Dentro dele escreva a palavra "Eu".

2 - Partindo do quadrado, traçe linhas em volta dele, como se fosse um sol. Na extremidade de cada uma escreva a atividade que você sabe fazer bem. Trace quantas linhas quiser. 

3 - Repita o procedimento, sempre a partir do quadrado, dessa vez listando nas extremidades das linhas as atividades que você sente prazer em realizar. 

4 - Faça mais uma vez, escrevendo agora as atividades que você gostaria de exercer. 

5 - Tente ligar atividades com um traço e anote as palavras que vierem à cabeça. Por exemplo, você pode ligar "receber visitas" (atividade que lhe dá prazer) com "cozinhar" (atividade que você saber fazer bem) e pensar nas palavras "restaurante" e "bufê". Essa associação pode refletir esta nova possibilidade de trabalhar com algo relacionado à culinária. 

Seu mapa mental não precisa ter lógica. Também não há palavras ou associações certas ou erradas. O importante é deixar a imaginação fluir. 


2 - Qual Era Seu Papel nas Brincadeiras?

Puxe pela memória para lembrar as atividades que lhe davam prazer, muito prazer, quando era pequeno. Nesses jogos e brinquedos, afloravam seus talentos naturais, que, sob a influência da educação escolar; do ambiente familiar e social e das circunstâncias da vida, foram esquecidos. E podem ser a chave para uma mudança ou readequação profissional. Faça o exercício abaixo para redescobrir aptidões que podem ter ficado lá atrás.

Escreva numa folha de papel as brincadeiras de que mais gostava, detalhando ao máximo as situações e as habilidades envolvidas. Não precisa lembrar de tudo na hora: deixe o papel à mão e aumente a lista na medida em que os divertimentos voltarem à memória. Não se censure. Por exemplo, o fato de você brincar de balé não significa ter de virar um bailarino profissional. Situe a diversão num contexto maior: As coreografias eram em grupo? Você cuidava do figurino? Da trilha sonora? E assim por diante. 

Cada detalhe pode fornecer indícios para novos e prazerosos caminhos profissionais. 


3 - Um Modelo para Inspirar

Quem você admira? Consultores da área vocacional sugerem a seus clientes se inspirar em gente que consideram exemplos de criatividade e conduta no momento de definir ou redefinir a profissão. "Em programação neurolinguística (PNL), isso é chamado de modelagem", explica Andrea Lages, da empresa de consultoria Lambent do Brasil, autora do livro Coaching em PNL (ed. Qualitymark). Ela frisa, porém, que é importante identificar as características específicas que queremos modelar. "Não se trata de imitar a personalidade da pessoa, mas se espelhar em suas qualidades positivas", alerta. 


Curiosidade

Aptidões que valem Ouro

Na Roma antiga, talento era o nome de uma unidade de moeda extremamente valiosa: Um só talentu equivalia a cerca de 30 kg de ouro. Só para ter uma idéia, o dote da filha do imperador Júlio César em seu casamento foi de 100 talentos, ou 3 toneladas de metal.

Hoje, talentos continuam sendo bens preciosos. Afinal, nossos dos, nossas aptidões naturais ou habilidades adquiridas, treinadas e aperfeiçoadas durante anos, são talvez a principal moeda de troca deste nosso tempo. Ao exercitar nossas habilidades no cotidiano, as doamos ao patrão, à empresa, ao público e somos retribuídos por isso sob a forma de salários, benefícios, reconhecimento, admiração e mesmo fama. 

Isso é que é mostrar talento!


Continua...

O que você quer ser quando crescer? - Parte 1


Sabe a felicidade que a gente experiementava ao brincar do que mais gostava? Que bom que era...

E que delícia é poder reviver pelo menos em parte essa sensação no cotidiano, fazer o que se gosta e mostrar para todo mundo nossas aptidões e habilidades. Nem todo mundo consegue contretizar esse casamento feliz entre a vocação e a profissão. Pois é comum colocar de lado nossos talentos natos. Eles ficam lá, esquecidos, empoeirados sob as atividades que exercemos para garantir a sobrevivência. E muitas vezes nem lembramos mais quais eram.

Na hora de traçar um projeto de vida, entretanto, saber qual é de verdade nossos talentos faz toda a diferença. Não são apenas os jovens que experimentam o dilema de definir seu futuro na hora de assinalar a opção na lista do vestibular.

A qualquer momento, em qualquer idade, pode surgir a sensação de que o atual trabalho não reflete nossa natureza ou o que acreditamos ser nossa missão. chega o momento de prestar atenção no chamado interno, que nos realinha a nossa busca de um sentido para a vida. 

Caça ao tesouro interior

"Existe algo que parece nos chamar para um caminho específico. Isso pode ser lembrado como momentos marcantes na infância, um fascínio, algo que teve a força de uma anunciação: 'Isso é o que devo fazer!' Um chamado pode ser adiado, evitado, não escutado. Pode também tomar conta de você totalmente. Não importa: com o tempo ele aparece", afirma o psicólogo James Hillman no livro O Código do Ser - Uma Busca do Caráter e da Vocação Pessoal (ed. Objetiva).

"quando entramos em contato com esse tesouro oculto, abre-se um universo de possibilidades insuspeitadas. Descobrir e explorar esses dons conduz a um maior senso de propósito acerda da vida", completa a psicóloga Márcia Maranhão Limongi, de São Paulo. Dar ouvidos a esa voz interior vale também para aqueles que têm a sorte de fazer o que gostam, mas querem se dedicar a uma atividade extra e não conseguem definir o rumo a tomar. 

Salte e a Rede Aparecerá

Identificar um talento nem sempre implica uma virada radical. Às vezes, conseguimos integrá-lo harmoniosamente ao dia-a-dia, enriquecendo a maneira como realizamos nossas tarefas. Em outros casos, não há alternativa a não ser partir para algo diferente - um risco que talvez assuste num primeiro momento, nas que vale a pena correr, pois é a felicidade que está em jogo. 

quer um conselho? Descubra seu dom e ouse. "Salte e a rede aparecerá", diz a consultuora americana Julia Cameron, autora do livro Guia Prático para a Criatividade (ed. Ediouro). Se o chamado está alinhado com sua alma, surgirão cirscunstâncias para ajudá-lo a levar adiante o plano de realizar seu talento. 

Adiante, apresentamos seis caminhos para você empreender essa busca pessoal. São exercícios práticos, sugestões de especialistas e depoimentos de gente que realizou seu talento. Aí pode estar a semente para a sua virada.

Continua...

A Maquiagem dos Signos - Peixes

PARA ELA
Use a criatividade e adote um estilo pin up no make. Delineador gatinho – aquele puxadinho – dá um ar retrô. No quesito sombra, opte por um rosa clarinho, apenas pra iluminar a área, e boca com gloss na cor rosa.
PARA ELE
O cavanhaque ou a costeleta dá um ar de mistério ao pisciano.

A Maquiagem dos Signos - Aquário

PARA ELA
O make tem que ter um ar moderno. Sombra metalizada combina com você. E na boca, batom pink com textura bem sequinha!
PARA ELE
O cavanhaque é sua melhor opção. Confere um visual moderno e bonito.

A Maquiagem dos Signos - Capricórnio

PARA ELA
Não troque seu make clássico por um mais ousado – não combina com seu perfil. Invista sem medo em rímel e delineador marrom, pele com um leve tom rosado e batom cor de boca. Nada de brilho, glitter… Você vai se sentir mais segura sem eles!
PARA ELE
O capricorniano acredita que uma barba pode transformar o visual de um homem e influenciar sua vida profissional. Prefere, portanto, uma barba bem aparada, e não é dado a modismos como costeletas, barba com aspecto de que não é feita a mais de uma semana, etc.

A Maquiagem dos Signos - Sagitário

PARA ELA
O look discreto com pouco make combina bem com você! Rímel preto nos olhos mas sem exageros, bochechas levemente coradas pra dar um ar saudável, corretivo nas olheiras e lábios hidratados: tudo bem leve.
PARA ELE
O sagitariano gosta de uma barba com aquela cara malfeita. Ela deixa um ar descontraído e selvagem!

Aranel Ithil Dior