Posted in
Hidroterapia
(A hidroterapia tem muitas abordagens como forma de tratamento, a mais utilizada é como uma forma de relaxamento pelo indivíduo.)
Seu poder curativo é baseado nos efeitos da água em banhos, duchas ou compressas: a água quente ativa a circulação sanguínea e ajuda a relaxar e aliviar a dor, enquanto a água fria estimula e tonifica os tecidos.
(Hipócrates, filósofo e médico grego)
Hipócrates (século 5 a.C.), pai da medicina, foi quem consagrou as técnicas hidroterápicas no Ocidente, embora muitas sejam usadas por diferentes culturas há séculos, cada qual com uma interpretação diferente.
(Na Medicina Ayurvédica a água é o Elemento da aceitação, da humildade. Através da água o médico ayurveda ajuda seu paciente a se desprender de emoções que podem alimentar doenças de fundo psicossomático.)
(Apesar do poder da água ser algo admitido em várias culturas do mundo, desde os bretões até os chineses, dos índios americanos aos incas, os maiores propagadores do uso da técnica como remédio para o corpo foram os romanos. Acima uma terma romana na cidade de Bath na Inglaterra.)
(O watsou é uma técnica hidroterápica que trabalha com as inversões de posições no corpo e em pontos específicos da musculatura que aliviam dores e emoções do paciente.)
O aconchego e o contato com a água morna lembram a tranquilidade do conforto uterino. As terapias aquáticas produzem efeitos que ultrapassam os limites físicos, atuando no emocional, no humor e na qualidade do sono.
.:.