Siga-me no Twitter RSS FEED

Equilíbrio que Vem das Agulhas - Parte 2

(A Acupuntura nas mãos é uma técnica pouco conhecida e está entre o grupo da Reflexologia, os pontos localizados nas mãos, pés e orelhas do paciente)

Nas últimas décadas, estudos publicados no mundo inteiro comprovaram a eficácia da acupuntura na prevenção e no tratamento de doenças. 

(Alguns pontos da face aliviam o paciente que sofre de apnéia, principalmente se ele tiver sinusite)

Na Universidade Federal de São Paulo, por exemplo, pesquisadores demonstraram que ela funciona em pacientes com gastrite e apnéia do sono - um distúrbio que provoca pausas involuntárias da respiração.

Quando a doença está no início, a técnica pode curar definitivamente.

(Professor Wu Tu Hsing Diretor do setor de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas em São Paulo)

Reconhecida no Brasil como especialidade pelo Conselho Federal de Medicina, em 1995, a Acupuntura vem sendo praticada e estudada em centros de saúde de todo o país. 

Uma de suas vantagens é o fato de privilegiar o equilíbrio do organismo como um todo, não se concentrando num único sintoma ou doença. 

Até um problema de fígado pode estar associado a alterações emocionais.

(Alguns acupunturistas acreditam que a técnica ajuda a mulher durante a gravidez)

Além disso, quase não há contra-indicações. Contudo, alguns médicos recomendam cautela no tratamento de gestantes e costumam evitar a técnica em pessoas com problemas de cicatrização.

Quanto às agulhas em si, o mais indicado é utilizar as descartáveis ou esterilizadas em alta temperatura. 

Apesar de tantos aspectos positivos, os especialistas divergem quanto à eficácia da acupuntura na prevenção de doenças. 

(A Neuromodulação observa a eficiência das agulhas nos processos cerebrais. Aqui mostra-se a redução de batimentos cardíacos e da dor no tratamento de pontos do joelho e pernas)

Crises de TPM e enxaqueca, por exemplo, podem ser evitadas, mas quem não tem nada não precisa de tratamento.

Há quem discorde...

A acupuntura evita a manifestação da doença, asseveram os mais tradicionais especialistas da arte. 

(Na China antiga a Acupuntura era passada de mestre a discípulo com a ajuda de um modelo de madeira)

Na China antiga, aliás, os médicos só eram remunerados enquanto seus pacientes não adoeciam.

Quando um deles ficava doente, o médico tinha que tratá-lo gratuitamente até que se recuperasse.

Até que não é má ideia!



Continua...


  

É Possível Parar de Pensar?

(Toda vez que você pensa as atividades cerebrais iluminam seu cérebro literalmente pela energia das moléculas químicas)

Não enquanto estamos acordados.

Quando estamos despertos, recebemos muitos estímulos visuais, auditivos e olfativos. 

(Tomografia cerebral que mostra as atividades mentais)

Todas essas sensações se integram para formar os fluxos de pensamento.

(Tomografia que mostra um cérebro sem atividade e em coma, as sombras cerebrais mostram os motivos: lesões)

Durante a maior parte da vida, os seres humanos convivem com o pensamento, pois voluntariamente é impossível reprimir essa atividade cerebral.

(Tomografia que mostra o paciente acordando de um coma, possivelmente ele deve despertar depois de alguns dias ou semanas: pequenas atividades cerebrais são percebidas)

Só dormindo, anestesiado ou durante um coma, é possível parar de pensar, confirmam os neurologistas a partir de suas experiências.

Durante o sono, acabamos sonhando e, inconscientemente, experimentamos imagens e sensações em decorrência da atividade cerebral.

(Tomografia que mostra 3 momentos cerebrais: O indivíduo pensando em algo específico, ele simplesmente acordado, e dormindo)

Apesar de ser comum a sensação de que pensamos enquanto sonhamos, os sonhos não são pensamentos, pois pensamento é uma atividade cognitiva racional e consciente.

Tecnicamente falando, a estrutura cerebral responsável por nos manter em vigília ou num coma chama-se Sistema Reticular Articulador Ascendente

Com essa estrutura em condições fisiológicas normais, pensamos.

Sob o efeito de anestesia, paramos de raciocinar, pois as drogas anestésicas costumam inibir essa estrutura cerebral.


.:.

 

Equilíbrio Que Vem das Agulhas - Parte 1


A acupuntura é uma terapia que os chineses praticam há pelo menos 5 mil anos e vem seduzindo um número cada vez maior de ocidentais. Seus adeptos estão convencidos dos benefícios desse método, que tem uma visão global do ser humano.

(Brasão da especialidade em Acupuntura e Fisioterapia)

Entra ano e sai ano, e a gente continua procurando formas menos agressivas de cuidar da saúde. Ás vezes duvidamos ser possível tratar de doenças sérias ou crônicas - como rinite, depressão, infertilidade, hipertensão e até alcoolismo - com os métodos alternativos. 

Pois esse horizonte, para alguns distante, está ao alcance de todos na forma de agulhas.

(A medicina chinesa descobriu que ativar alguns pontos do corpo trazia saúde e bem estar ao homem)

A milenar técnica chinesa da acupuntura, que sempre teve adeptos aguerridos no Ocidente, tem sua eficiência cada vez mais comprovada. Um alívio e tanto para quem acredita na proposta de enxergar a cura como um processo, no qual a doença é apenas a manifestação de um desequilíbrio global do organismo. 

Para o próximo ano, fica a sugestão para quem precisa: experimente o poder das agulhas, que vem seduzindo até os cientistas mais ortodoxos. 

(Alguns pontos do corpo e suas correlações com as enfermidades)

Mais de 100 enfermidades podem ser tratadas com a acupuntura, garante a Organização Mundial da Saúde - OMS. Em recente documento, ela lista 107 doenças ou sintomas que melhoram com a técnica. 

A eficiência não é 100% garantida para todos os problemas relacionados, mas a entidade acredita que, para cada um deles, vale a pena ao menos tentar essa abordagem terapêutica. 

(Poucos livros restaram das antigas técnicas chinesas da acupuntura, mas essa arte não pertencia apenas aos chineses. Hoje se sabe que até entre alguns europeus ela já ocorria. A origem da arte de estimular os pontos do corpo ainda é desconhecida) 

As origens da acupuntura são antiquíssimas. Evidências arqueológicas sugerem que ela já existia na China pelo menos 5 mil anos atrás. Mais tarde, sofreu adaptações ao ser importada por outros povos, como os coreanos e os japoneses.

(A Reflexologia, a acupuntura dos pés, foi especializada e divulgada entre os coreanos)

Cada escola desenvolveu um método próprio: Os chineses aplicam as agulhas com mais profundidade - de 0,3 a 10 cm, dependendo do caso - os japoneses inserem-nas superficialmente, enquanto os coreanos preferem espetar a palma da mão ou a planta do pé.

Os pontos de aplicação também variam. 

(Agora os médicos acupunturistas estão tentando criar um padrão de tratamento em 2014, que difere muito entre os profissionais e países)

Em 2014, a OMS deve publicar uma lista revisada com os pontos que as três vertentes compartilham, criando um padrão mundial para os acupunturistas. O princípio de todos é o mesmo. 

A acupuntura regulariza as desarmonias energéticas do corpo. Quanto a isso, não há discordância.

Pontos de Energia

De acordo com a interpretação dos antigos chineses, as doenças são causadas por um desequilíbrio entre as duas forças cósmicas - o yin e o yang - em nosso organismo.

(O Ying e Yang são uma representação das energias cósmicas e básicas que compõem e constituem todas as coisas. Harmonizar as polaridades é o propósito da acupuntura)

Isso pode acontecer por estresse, alimentação inadequada e situações de descontrole emocional, entre outros fatores. 

A desarmonia obstrui o qi (ou ch'i, dependendo da escola), energia vital que flui por caminhos chamados meridianos (linhas de energia que percorrem nosso corpo). 

(Todos os homens deveriam saber dominar seu Qi, ou sua energia vital interna que pode ser acionada de várias formas, dentre as muitas técnicas, as Artes Marciais é um caminho)

E é aqui que entram as agulhas. 

Ao inseri-las em pontos ao longo dos meridianos, o acupunturista redistribui a energia, prevenindo ou curando uma série de problemas de saúde e de comportamento. 

O diagnóstico quase sempre é feito à moda antiga: o especialista observa postura, voz, modo de andar, cor do rosto, expressão facial, pulso e aspecto da língua do paciente. Os meridianos equivalem a nosso sistema nervoso periférico, e cada ponto correspondente a uma terminação nervosa.

(Médicos acupunturistas e especialistas em Medicina Alternativa da Clínica VIVACE em Vitória da Conquista)

É isso que explica os efeitos terapêuticos.

Você pode acreditar que as forças cósmicas de seu corpo serão equilibradas ou confiar na ação dos neurotransmissores - substâncias que conduzem os estímulos elétricos entre as células nervosas - liberados após uma sessão de acupuntura, aliviando a dor e outros sitomas. 

De um jeito ou outro, acredite, as agulhas funcionam mesmo...!


Continua...



Novo Ano... Nova Vida...

Posted in
(Membros da Golden Dawn de Curitiba em visita)

Durante este ano de 2013 um grupo muito seleto de adoradores e servidores da Luz mantiveram-se sobre restrito controle físico, astral, emocional, mental e espiritual. 

Neste processo, provas das mais diversas foram-lhes apresentadas sob formas desafiadoras, conflituosas e tensas, tais provas enviadas por seus mestres e Mestres.

Os desafios foram cruéis, mas vencidos, agora um pequeno e seleto grupo no Brasil pode envergar um título do Templo, tão difícil de ser obtido quanto exercê-lo.

A arrogância ou vaidade não fazem parte dessa Classe, mas a consciência para mudar a próprio entendimento sobre o que esses sentimentos significam. 

Como último e derradeiro trabalho do ano que se foi, no Solstício de Verão de 2013, tivemos um grande encontro, e nele foram ordenados os novos Magus e Ipsissimus Magister da Suprema Ordem Brasileira.

Aos que venceram, a coroa vos esperam.

Aos aspirantes, força, resistência e dignidade, pois vos esperam a Glória Eterna.

“Nada pode resistir à vontade do homem quando ele sabe o que é verdadeiro e deseja o que é bom… Aprender a desejar. Como pode alguém aprender a desejar?

"Esse é o primeiro Arcanum da iniciação à magia.” - Eliphas Levi

Então começamos assim, 2014:

Bem-vindos irmãos da 3ª Classe do Grande Templo.

"Quando te falarem os filhos do teu povo, dizendo: Não nos revelarás o que significam estas coisas? 

"Tu lhes dirás: Assim diz o SENHOR Deus: Eis que tomarei a vara de José, que esteve na mão de Efraim, e as das tribos de Israel, suas companheiras, e as ajuntarei à vara de Judá, e farei delas uma só vara, e se tornarão apenas uma na minha mão." - Ezequiel 37:18-19 

.:.

Aranel Ithil Dior