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Comunidade do Islã

Alá é o Deus único e Maomé é o seu profeta maior e último. O islamismo se propagou numa época em que a Arábia Saudita era politeísta, cultivava mais de 360 deuses, e os próprios cristãos se arrebatavam com discussões sobre a Santíssima Trindade.

É permitida a poligamia com até 5 esposas legítimas, o divórcio não é permitido e fomenta-se a guerra santa, contra os infiéis, Djihad, semelhante às cruzadas, graças à qual este sistema religioso se expandiu muito no primeiro século de sua existência. Hoje, a cultura islâmica ocupa 21% da superfície do planeta, aproximadamente.

A fuga de Maomé de Meca para Medina, em 622, chamada Hégira (busca de proteção) marca o início do calendário muçulmano e indica a passagem de uma comunidade pagã para uma comunidade que vive segundo os preceitos do Islã.

A doutrina do profeta e a idéia de comunidade do Islã (al-Ummah) formam-se durante a luta pelo controle de Meca – todos os muçulmanos são irmãos e devem combater todos os homens até que reconheçam que só há um Deus.

Suna – A segunda fonte doutrinal do islamismo, é um compêndio de leis e preceitos baseados nos Ahadith (ditos e feitos), conjunto de textos com as tradições relativas às palavras e exemplos do Profeta.


Deveres dos Muçulmanos
 
Todo muçulmano deve prestar o testemunho (Chahada), ou seja, professar publicamente que Alá é o único Deus e Maomé é seu profeta.

 
Fazer a oração ritual (Salat) cinco vezes ao dia (ao nascer do Sol, ao meio-dia, no meio da tarde, ao pôr do Sol e à noite), voltado para Meca e prostrado com a fronte por terra.

 
Dar a esmola legal (Zakat) para a purificação das riquezas e a solidariedade entre os fiéis.

 
Jejuar do nascer ao pôr do Sol, durante o nono mês do calendário muçulmano Ramadãm.

 
Fazer uma peregrinação (Hadjdj) à Meca ao menos uma vez na vida, seja pessoalmente, se tiver recursos, ou por meio de procurador, se não tiver.



Festas Islâmicas

Ramadãm (Ramadan ou Ramadão) (fevereiro/março)? durante o nono mês do calendário muçulmano.
 
Pequena Festa (Eid Al-Fitr), celebrada nos três primeiros dias do mês de Shaual (março/abril), ao final do jejum do mês de Ramadãm, comemora a revelação do Corão. “Idul Fitri”, como o dia que marca, para os muçulmanos, o fim do Ramadãm.

 
Grande Festa ou Festa do Sacrifício (Eid Al-Adha) é celebrada no dia 10 do mês de Thul-Hejjah (maio/junho). “Idul Adha”, como dia de sacrifício para os muçulmanos.

 
Hégira (fuga de Maomé de Meca), marca o Ano-novo do calendário muçulmano, no dia 1° do mês de Al-Moharam (junho/julho).
Aniversário de nascimento do Profeta, no dia 12 do mês de Rabi'I (agosto/setembro).
 


Divisões do Islamismo

Os muçulmanos estão divididos em dois grandes grupos, os sunitas e os xiitas. Essas tendências surgem da disputa pelo direito de sucessão a Maomé. A divergência principal diz respeito à natureza da chefia:
 
Para os xiitas o Imã ou “Imam” (líder da comunidade) é herdeiro e continuador da missão espiritual do Profeta.

 
Para os sunitas o Imã é apenas um chefe civil e político, sem autoridade espiritual, a qual pertence exclusivamente à comunidade como um todo (umma).

 
Sunitas e xiitas fazem juntos os mesmos ritos e seguem as mesmas leis (com diferenças irrelevantes), mas o conflito político é profundo.

Sunitas – Os sunitas são os partidários dos califas abássidas, descendentes de all-Abbas, tio do Profeta. Em 749, eles assumem o controle do Islã e transferem a capital para Bagdá. Justificam sua legitimidade apoiados nos juristas (alim, plural ulemás) que sustentam que o califado pertenceria aos que fossem considerados dignos pelo consenso da comunidade.

A maior parte dos adeptos do islamismo é sunita (cerca de 85%). No Iraque a maioria da população é xiita, mas o ex-governo (2003) era sunita.

Xiitas – Partidários de Ali, casado com Fátima, filha de Maomé, os xiitas não aceitam a direção dos sunitas. Argumentando que só os descendentes do Profeta são os verdadeiros imãs: guias infalíveis em sua interpretação do Corão e do Suna, graças ao conhecimento secreto que lhes fora dado por Deus. São predominantes no Irã e no Iêmen.

A rivalidade histórica entre sunitas e xiitas se acentua com a revolução iraniana de 1979 que, sob a liderança do aiatolá Khomeini (xiita), depõe o xá Reza Pahlevi e instaura a República Islâmica do Irã.
Selo da Arábia Saudita emitido em 27/12/2004, com valor facial de 2 rial sauditas, impresso por Saudi Arabia State Printing House, para promover a paz no Islamismo: Islã é Paz!

Outros grupos – Além dos sunitas e xiitas, existem outras divisões do islamismo, entre eles os zeiitas, hanafitas, malequitas, chafeitas, bahais, drusos e hambaditas. Algumas destas linhas surgem no início do Islã e outras são mais recentes. Todos esses grupos aceitam Alá como deus único, reconhecem Maomé como fundador do Islamismo e aceitam o Corão como livro sagrado. As diferenças estão na aceitação ou não da Suna como texto sagrado e no grau de observância das regras do Corão.


ATENÇÃO

Ser árabe não pode ser confundido com ser muçulmano. O Islamismo surgiu entre os árabes mas, hoje, eles são apenas cerca de 20% do total de muçulmanos no mundo.

Existem mais de 100 milhões de muçulmanos na Índia (embora a maioria da população daquele país seja Hinduísta), mais de 50 milhões na China e mais de 2 milhões nos Estados Unidos, por exemplo.

Abaixo, alguns países com maior população de expressão muçulmana, separados por continentes. Alguns deles, na verdade 22 Estados Membros, compõem a LEA – Liga dos Estados Árabes.

África: Argélia, Burquina Fasso, Chade, Costa do Marfim, Djibuti, Egito, Eritreia, Gâmbia, Guiné, Ilhas de Comores, Líbia, Mali, Marrocos, Mauritânia, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa, Somália, Sudão, Tanzânia, Tunísia.

Ásia: Afeganistão, Arábia Saudita, Azerbaijão, Barein, Bangladeche, Brunei, Catar, Cazaquistão, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Indonésia, Irã, Iraque, Jordânia, Kuweit, Líbano, Maldivas, Malásia, Omã, Paquistão, Quirguistão, Síria, Tajiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão.

Europa: Albânia, Bósnia Herzegóvina, Turquia.

Oceania: Ilhas Cocos.

Religiões do Mundo - Islamismo


É uma religão e um projeto de organização da sociedade expresso na palavra árabe Islã, a submissão confiante a Alá (Allah, em árabe – Deus, ou “a divindade”, em abstrato).

Seus seguidores chamam-se muçulmanos (muslimun, em árabe): os que se submetem a Deus para render-lhe a honra e a glória que lhe é devida como Deus único.

Maomé, fundador do Islamismo, nasceu em Meca (na tribo árabe coraixita), no atual Reino da Arábia Saudita, em 570 da era cristã, portanto meio milênio depois de Cristo. Trabalhou como mercador e pregou a existência de um só Deus, Alá, Onisciente e Onipotente.

Se no Cristianismo o verbo se fez carne, pode-se dizer que no Islamismo o
verbo se fez livro, porque o Islamismo repousa num só livro: o Corão, que é a “palavra de Deus”.

Livro sagrado do Islamismo, o Corão (que significa recitação) é revelado a Maomé pelo arcanjo Gabriel e redigido ao longo de cerca de 20 anos de sua pregação. É fixado no século VII sob o califado de Uthman ibn Affan. São 6.226 versos em 114 suras (capítulos).

Traz o mistério do Deus-Uno e a história de suas revelações de Adão a Maomé, passando por Abraão, Moisés e Jesus, e também as prescrições culturais, sociais, jurídicas, estéticas e morais que dirigem a vida individual e social dos muçulmanos.
Nota: A esposa de Abraão, Sara, tinha uma escrava chamada Hagar, a qual serviu Abraão e teve um filho chamado Ismael. Entretanto, Ismael, primogênito de Abraão, só é considerado como primeiro filho para os muçulmanos. Enquanto que para os judeus Isac é considerado como primeiro o filho de Abraão com Sara.

A palavra Maomé é uma corruptela hispânica de Mohammed, nome próprio, derivado do verbo hâmada e que significa “digno de louvor”. Segundo a tradição, aos 40 anos recebe a missão de pregar as revelações trazidas de Deus pelo arcanjo Gabriel.
Muitas pessoas tem esse nome, uma delas é o famoso paxá do Egito: Mohammed Ali. Amir significa príncipe árabe ou governador, é um título dado a um homem descendente de Mohammed.

Seu monoteísmo choca-se com as crenças tradicionais das tribos semitas e, em 622, Maomé é obrigado a fugir para Iatribe, atual Medina, onde as tribos árabes vivem em permanente tensão entre si e com os judeus.

Maomé estabelece a paz entre as tribos árabes com as comunidades judaicas e começa uma luta contra Meca pelo controle das rotas comerciais. Conquista Meca em 630. Morre dois anos depois (632), deixando uma comunidade espiritualmente unida e politicamente organizada em torno aos preceitos do Corão.

Os estudos na linha da História Política permitem identificar as complexas relações que existem entre a religião e o fenômeno político.

Por esta perspectiva, percebe-se que, com relação ao Islã, o sistema religioso tornou-se uma dimensão da política, na medida em que o espaço privilegiado para a vivência da fé e para a concretização das promessas de Alá aos seus fiéis é o Estado Islâmico juridicamente constituído e reconhecido enquanto tal.

Além disso, a Shariah (a jurisprudência) nasceu a partir dos textos sagrados e regulamenta as relações políticas, sociais e religiosas do Estado com a Umma (a comunidade muçulmana).

No Islam, o poder político e a estrutura social são benefícios de Deus, graças concedidas para a felicidade de todos os homens. Assim, o propósito dos muçulmanos não é tanto o de debater sobre a essência de Deus, mas, sobretudo, o de interpretar a vontade divina e de conhecer e observar as leis que são religiosas e políticas ao mesmo tempo.

Os governantes devem ser capazes de concentrarem em si as atribuições de chefe de Estado e de Iman (aquele que conduz os fiéis nas orações).

Por isso, o melhor sistema de poder para o Islam, de acordo com o Corão e a Sunna, é o califado, que foi determinado após a morte do Profeta Muhammad, e que constitui o modelo eterno de uma forma perfeita de Estado que Deus desejou que atuasse no tempo histórico.

A deturpação do califado, na perspectiva dos pensadores muçulmanos do século XIX, como Rashîd Ghannîsh, da Tunísia, surgiu do desejo de se adotar a modernidade ocidental, a ponto dos Estados de maioria muçulmana se apropriarem do princípio da separação dos poderes temporal e espiritual, o que contribuiu para o divórcio entre religião e política e para o enfraquecimento do poder do governante, distanciando-o da comunidade de fé e aproximando-o dos Kafir (os ignorantes dos princípios islâmicos).

Tal fato teve como consequência o abandono da observância da Shariah, o que fez com que diversos Estados deixassem de ser reconhecidos como Islâmicos, provocando a restrição do espaço para a vivência da fé, pautado e orientado pelo Corão e pela Sunna.

Para se reconquistar o bem perdido tornou-se necessário percorrer o Salaf (o caminho dos antigos), porque foi no passado, ou melhor, no auge do sistema do califado, durante a Idade Média, que os muçulmanos souberam, na perspectiva das correntes islâmicas dos século XIX e XX, praticar corretamente os ensinamentos de Alá.

Este movimento de relembrar as virtudes dos antepassados de fé transformou o Islã, no século XIX, em um princípio mobilizador da defesa da identidade dos povos não europeus islamizados e também uma alternativa política e social antimperialista que atraiu populações não muçulmanas na África e na Ásia.

Como foi comprovado no surgimento de várias revoluções islâmicas onde o percentual de participação de aliados não convertidos foi bastante significativo, como a Mahdia no Sudão (1881-1898), por exemplo.


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Pequeno Dicionário Hinduísta

ADVAITA VAIDANTA – MANTRA

Mantras são sons ou palavras cuja repetição sucessiva influi sobre a mente, levando o indivíduo a estados extraordinários de consciência. O mantra sagrado e supremo, o OM pronunciado como "A UM", é o absoluto.


ELEFANTE

Simboliza paz, poder, sabedoria, força e prosperidade. No Nepal e na Índia, é Ganesha, o deus sagrado dos hindus, que é invocado para ajudar a vencer qualquer obstáculo, representando assim a vitória.

No Tibete, é aquele que sustenta o mundo, e em toda a Ásia é a montaria dos soberanos.

Na Idade Média foi símbolo da castidade (durante os dois anos em que a fêmea está em gestação, o elefante macho se mantém em abstinência sexual, junto da companheira), da temperança e da precaução.


LÓTUS

Lótus, loto ou nenúfar é o nome dado a diversas plantas da família das ninfeáceas.

Comum na Índia e no Egito onde apresenta um valor simbólico muito importante. No Budismo e no Hinduísmo uma flor de lótus ainda em botão representa as possibilidades infinitas. Quando está aberta simboliza a criação do Universo. Símbolo da elevação do espírito, da luz, da meditação, da pureza e da imortalidade.

A flor de lótus de “mil pétalas” é a espiritualidade em seu mais alto grau de perfeição. Na Idade Média, os cristãos acreditavam que a semente de lótus tinha a capacidade de conter os impulsos sexuais, sendo por isso recomendada como medicamento para padres e freiras. A raiz de lótus, dizem, que serve como adstringente e anti-inflamatório.

Nota: O gênero Nelumbo spp. foi transferido para uma família da ordem Proteales. O lótus-sagrado ou lótus-indiano (Nelumbo nucifera) é a flor sagrada nacional da Índia!

Ninfeácea é uma família de grandes ervas aquáticas, floríferas, espalhadas pelo mundo inteiro. Temos as ninféias (referente às ninfas da mitologia grega) e as vitórias-régias presente no Parque Nacional da Amazônia, por exemplo.


MANDALA

De origem hindu, muito difundidos entre os budistas tibetanos, os mandalas são desenhos circulares usados para meditação. Simbolizam a harmonia do Cosmo e a perfeição divina.

Diagrama composto de círculos e quadrados concêntricos que significam uma totalidade natural, uma perfeita integração. A palavra hindu, em sânscrito significa “círculo mágico” e, designa a representação simbólica do núcleo do psiquismo humano, sendo usado como instrumento de meditação e busca da paz interior. Os mandalas estão presentes na arquitetura de templos de diferentes regiões, danças, símbolos e pinturas sagradas.


VACA

Animal sagrado para os hindus, simboliza a maternidade, a fertilidade, a esperança, a alegria e a criação da vida. Também é apontada como uma condutora de almas e os budistas vêem na vaca de cor branca um símbolo da iluminação espiritual do homem.


YANTRAS

Desenhos hindus em formas geométricas e cores vibrantes que representam as divindades e são utilizados para a meditação.


As Religiões do Mundo - Hinduísmo


Religião atual da maioria dos povos indianos, resultante de uma evolução secular do Vedismo e do Bramanismo, que se transformaram pela especulação filosófica e pela integração de cultos locais.

O hinduísta (tudo o que se refere ao hinduísmo) é a pessoa que professa o Hinduísmo ou se dedica ao seu estudo.

A Literatura dos antigos indianos, que falavam o sânscrito, talvez remonte ao século XV antes de Cristo. Primitivamente, como todos os povos, os indianos possuíram uma literatura sagrada intimamente ligada à sua religião.

Os primeiros livros dessa literatura sagrada são os Vedas. Descrevem e celebram os deuses então adorados que eram: 

Agni – deus do fogo, do fogo doméstico, do fogo celeste, o sol, do fogo das nuvens, o raio, 

Indra – o deus da atmosfera, análogo ao Zeus dos gregos, 

Soma – a lua, 

Varuna – a abóbada noturna, deusa que recompensava os bons e punia os maus, 

Rudra – deus mais mau do que bom, embora algumas vezes fosse compassivo, dotado de compaixão 

e, muitos outros ainda...


O estilo dos Vedas, sempre poético e metafórico, é como que uma alegoria contínua.

Veda significa um conjunto de textos sagrados – hinos laudatórios, formas sacrificiais, encantações, receitas mágicas – que constituem o fundamento da tradição religiosa do Bramanismo e do Hinduísmo, e também filosófica da Índia.

Vedanta é o nome dos últimos capítulos dos Vedas, livro ao qual os hindus atribuem origem não humana. São revelações. O mesmo é dito de quase todos os livros sagrados existentes no planeta.

“Vedanta” significa “o fim dos Vedas”, em sentido literal ou metafórico. “Advaita” significa “não-dualista”.


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Yin e Yang

Segundo o horóscopo chinês, que define seus signos de acordo com as figuras de animais, também são os chineses que dividem o Universo em duas forças opostas, positiva e negativa, que, no entanto, se complementam num perfeito equilíbrio, Yin e Yang.

Na simbologia, o desenho representa o equilíbrio perfeito, da harmonia entre as energias feminina e masculina, da complementação entre os opostos.

Yin e Yang, na verdade, valem para tudo no ponto de vista oriental. Assim pertence à categoria Yang o Sol, o céu, a luz, o movimento, a energia, o calor, a plenitude, a sabedoria, o masculino, o homem. Na categoria Yin estaria a Lua, a Terra, a obscuridade, o repouso, a matéria, o frio, o vazio, o feminino, a mulher.

Cada um de nós também se divide entre esses dois pólos, de acordo com o signo do horóscopo tradicional e de acordo com o ano de nascimento e o animal a ele correspondente, segundo o horóscopo oriental, o que faz com que, muitas vezes, tenhamos características tanto da força Yin quanto da força Yang.

No fundo, é como se imaginássemos que cada um de nós é um dia, ou uma noite, o claro e o escuro ou um pouco de cada um desses aspectos, ou a prevalência de um deles sobre o outro.

Ser Yin ou Yang determina, desse modo, muito de nossa personalidade e do modo com que nos relacionamos com o mundo. Quanto maior for a harmonia desse relacionamento, maior é o equilíbrio de nossa vida. Excessos tanto de um quanto de outro, como em qualquer desequilíbrio de forças, não são o caminho para a felicidade. As duas forças têm que estar juntas em cada ser, em cada objeto ou elemento.


MODO YIN

Resposta receptiva e adaptativa à vida, caráter feminino, considera o Universo como uma rede de relações, filosófico, busca a sabedoria, ligar e interligar, percepção do Universo como uma multiplicidade de centros de consciência e de atividade numa totalidade dinâmica, reflexão, sentimento transcendente e inefável do absoluto, do espaço e de um oceano infinito de potencialidades.

Religiosidade, sentimento da divindade, imagem holística do Universo, aceitação daquilo que “é”, disposição para experimentar todos os aspectos do processo de mudança em permanente desdobramento, disponibilidade, liberdade, adaptabilidade a novas situações, encontro, preocupa-se basicamente com a relação entre as entidades ou forças envolvidas num encontro, busca compreender a função que cada relação tem dentro de um contexto maior, relação, encontro, reunião, convergência, conclusão, troca, tendência a concentrar-se na situação total que qualquer encontro produz tentando compreender seu significado, tendência a não reagir: mas a “fluir com”, aceitar, não resistir à mudança, tentar compreender o significado do acontecimento, pergunta: os por quê?

Quer saber qual é a relação entre a pessoa e o fator perturbador ou afetivo, a experiência é a do “encontro”, objetivo é a sabedoria, a compreensão, é o sábio que busca o controle das tendências agressivas ou rebeldes do ego, sabe lidar com crises, o sábio é totalmente desapegado de qualquer coisa em especial; permite que a vida, os eventos e as relações passem através de sua consciência; possui uma mente estruturada que flui e adquire significado, mente concentrada, experiência e experimentados são “um”, não possui reação de resistência, não intelectualiza, é um avatar.

O ato, o ator e o significado fundem-se num mistério composto, que é o ato da consciência, mantém a consciência no centro do movimento dinâmico, não se detém em quantidades ou imaterialidade, seu tempo é um agora misterioso e transcendente, cada encontro é único e não se repete; o Universo nunca se repete, seus ciclos são espirais; o movimento no espaço é harmonioso e equilibrado, quando confrontado com a violência e a agressão opõe esse gesto um espaço vazio ou, podendo esquivar-se, opõe ao nada; a energia do atacante é usada para sugá-lo para um vácuo onde a sua própria força é usada para derrotá-lo, utiliza a reversão de polaridade, utiliza o princípio de não estar lá quando confrontado com a agressão; não une força contra a força do inimigo e recusa-se a ser o objeto de uma agressão por não estar onde o agressor espera que você esteja.

Recusa-se a identificar-se com a violência, cresce em sabedoria através da não resistência ao carma de seu passado, permissão consciente do dinâmico fluir da vida, não anseia possuir nada além da habilidade de centralizar em consciência aquilo que é; o único meio de opor-se à escuridão é ser mais luminoso; quanto mais vasto o espaço que a consciência ilumina mais ela pode permitir-se deixar que o impacto das forças escuras penetre e se perca na luz, o significado é produzido pela relação entre os opostos.

Viver sem habilidade pessoal de investigar a própria atividade com um significado, é a morte espiritual que leva rapidamente à morte física, o valor mais profundo de qualquer ação deriva do fato de ela ser necessária para polarizar outra ação ou caráter oposto, equilíbrio multidirecional de atividades operando em diversos níveis interrelacionados e interpenetrantes, uma atividade desequilibrada do tipo Yin levará à passividade e à inércia.

Concepção Holística: todo o imenso que se diversifica ciclicamente numa multiplicidade de pares ou partes que também são todos - mas a unidade fundamental está sempre presente, a abordagem Yin parece estranha e incompreensível para a maioria das pessoas, lidar com o modo Yin exige o uso de símbolos.

As características mais marcantes de pessoas Yin são: sensibilidade, intuição, emoção, sonhos, sociabilidade, otimismo, eficiência, atividade, aparência sólida, resistência, tendência a engordar, imaginação, sendo artístico, necessidade de comunicação, trabalhos de atividades artísticas, bom humor, respeito a tradições, dá grande importância as palavras e aos gestos, atencioso, introversão, serenidade, o conforto vem antes da necessidade de chamar a atenção e em suas roupas preferem se sentir protegidas, algo inteiramente Yin será frágil e não terá um equilíbrio perfeito nas suas emoções.

Saúde: A metade inferior de nosso corpo e o nosso lado direito liga-se às energias terrestres Yin, o pulmão, o fígado, o coração e os rins também conservam e concentram as energias Yin.

Signos Yin: Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes.

Animais do horóscopo chinês Yin: Rato, Boi, Gato, Coelho, Macaco, Cão e Porco.


MODO YANG

Caráter masculino, extroversão, força, agressividade, luta, confronto, controle, subjugar, dominar, senso de utilidade, vontade pessoal, satisfação das próprias necessidades, voracidade, ambição, uso combinado da mente para planejar, vontade para mobilizar energias, técnica aplicada ao controle, o feiticeiro, o curandeiro, o técnico, submissão da natureza às suas vontades, aquisição de conhecimento, objetividade, estado de separação entre o conhecer e o conhecido, necessidade de isolar os eventos do contexto onde ocorreu.

Resistência às mudanças, violência, suicídio, destruição, consciência egocêntrica e ego dirigido, estágio inicial de evolução humana e pessoal, estabelecimento de um centro de consciência particularizada, individualidade, descobrir, estabilizar e definir claramente a si mesmo, busca da sensação de ser “eu mesmo”, definição clara do que é e não é, imagem pluralística do inverno, exclusão, formulação lógica dos pensamentos, rigidez, recusa, tem um tipo trágico de energia, a que obtém de sua resistência à vida e seu fluxo (magia negra).

Orgulho, realeza, glorificação da razão, do conhecimento objetivo, da análise e da lógica formal, sentido de ser “eleito ou escolhido”, mente racional e intelectual, adorador do poder pessoal, aquele que dá, é o mestre, o que é escravo do que constrói, busca a vitória, o sucesso, o resultado, gosto da disputa, da competição, materialidade.

Tendência às crises, a explosão, a tornar-se incontrolável, lutar por uma causa justa, insaciedade, atividade constante, exacerbação, conflito, impaciência, inveja e frustração, desejos irrefreáveis, necessidade de excitação frequente, ter poder sobre algo ou alguém, manipulação, gosto da polêmica, satisfação na conquista, dividir para conquistar, interpretação “atomística” do Universo – pergunta “como?”, força de atração e repulsa, imortalidade, totalidade estática, personalismo, centralista, princípio afirmativo do “eu sou”, poder de inquirir e argumentar.

Características mais marcantes de uma pessoa Yang: independência, trabalho, vivacidade em incomum, tendência a magreza, musculosa, esportista e saudável, otimista, de grande energia, vontade e lealdade, franqueza e generosidade, criatividade, idéias novas, ousadia, ambição, perfeccionismo, autoritarismo, possessividade, ciúmes, paixão, tendência a dramatizar os acontecimentos, adoram a natureza e a solidão, dinamismo, gosto por roupas práticas para se sentirem à vontade para viver seu agitado dia a dia.

Algo inteiramente Yang terá força além do necessário, um homem que pelo seu próprio caráter é quase sempre mais Yang – se for o Yin tenderá a ser feliz – mas se for Yang poderá tornar-se cruel.

Uma mulher Yang demais – poderá tornar-se infeliz e pode demorar a descobrir uma convivência pacífica com os homens – pode ter medo de se envolver amorosamente e quando o faz prefere parceiros mais fracos e passivos.

Saúde: A metade superior do nosso corpo e o lado esquerdo tem energia Yang, e estaria ligado às energias celestiais. Os órgãos Yang são os que geram energia: estômago, intestinos, vesícula biliar, bexiga, todos eles tem um papel importante na tarefa de absorver os alimentos e na eliminação dos resíduos do organismo.

Signos Yang: Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário e Aquário.

Animais do horóscopo chinês Yang: Tigre, Cavalo, Dragão, Serpente, Cabra e Galo.

As Religões do Mundo - Budismo


Fundado pelo príncipe Siddharta Ghautama – o BUDA (originário da Índia, Ásia Central, 563-83 antes de Cristo), difundido por todo o leste asiático, e que consiste fundamentalmente no ensinamento de como, pela conquista do mais alto conhecimento, escapa-se da roda dos nascimentos e se chega ao Nirvana.

O budismo, religião filosófica, que Çakiamuni, cognominado Buda – o sábio – propagou na Índia, proximamente em 550 antes de Cristo, provocou toda uma literatura nova.

Como é sabido, Buda pregava a igualdade de todas as castas ante a religião; pregava a metempsicose, a caridade, a renúncia a todas as paixões, o aniquilamento de todos os desejos para se poder chegar a tranquilidade absoluta – o Nirvana.

A literatura inspirada nos seus princípios foi primitivamente gnômica, isto é, sentenciosa, análoga à de Pitágoras, e por vezes moldou-se em pequenos contos morais e em parábolas como as do Evangelho.

Mais tarde essa literatura desdobrou-se, expandiu-se, por assim dizer, em grandiosos poemas épicos entre os quais se destacam principalmente o Mahabharata e o Ramayana.

O Budismo se propagou em 3 períodos distintos: Shoho, Zoho e Mappo, que são os primeiros dias da lei, os médios dias da lei e os últimos dias da lei.

No último período – Mappo, em 1253, portanto quase dois milênios depois de sua existência, o budismo foi substituído pelo verdadeiro budismo, fundado pelo buda Original Nitiren Daishonin.

Mas os dois Budas estão ligados pelo Sutra de lotus, o ensino de maior projeção de Ghautama.

Para o Budismo, a atual existência da vida é separada da próxima pela morte, tal como o hoje é separado do amanhã pelo sono. Só que nós não podemos rever nossas existências passadas ou prever as futuras.

CARMA - Acredita-se no carma, segundo o qual, a boa ou a má conduta encontra retribuição na própria encarnação presente.

DHARMA – Monge budista da tribo baramon, fundador do Zen, ficou em posição de ioga durante um tempo indeterminável para obter satori (iluminação). O tempo foi demasiado longo, por isso ele perdeu o uso dos membros.



A Descoberta do Poder através da Vida dos Animais


Este sistema divinatório é baseado em estudos do comportamento, dos hábitos, das características, enfim, da vida dos animais. São conselhos tirados da vida desses animais que fazem o homem se conectar com a “Mãe Terra”, tornando-se mais intuitivo, enxegando os seus erros e as suas verdades, percebendo o oculto e o Grande Mistério, permitindo assim seu aprendizado e crescimento pessoal.


OS NOVE ANIMAIS CONECTADOS COM A VIDA

Cada e toda pessoa tem nove poderes ou animais que representam a medicina que ela carrega em sua vida. Esses animais mostram o melhor da pessoa: sua habilidade, seu talento e sua luta.

Se uma pessoa está conectada ao “lobo” por exemplo, ela é professora nata, inovadora e cheia de iniciativa; não significando que ela tenha conhecimento de seus talentos e os está usando com plenitude. Se a carta do lobo aparecer, esta pessoa deve desenvolver ou aprimorar seus dons. Se ela aparecer invertida, a pessoa ignora seus próprios conhecimentos.

Na vida existem sete direções cercando o plano físico de uma pessoa: Norte, Sul, Leste, Oeste, Acima, Abaixo e no Meio (entre). A direção chamada “entre”, existe dentro de uma pessoa, é o seu “Eu”.

Para cada direção existe um animal. Para achar esses animais, colocamos as sete cartas em forma de arco, em ordem e no sentido horário. Como abaixo:
O significado dos sete animais nas posições são:
Leste: Guia você para os desafios espirituais e para a sua iluminação.
 
Sul: Protege a criança que existe em você e lembra-o quando ser humilde e confiante, logo a inocência de sua personalidade.
 
Oeste: É sua verdade pessoal, suas respostas e metas.
 
Norte: É um sábio conselho, e lembra-o quando falar e quando ouvir. É também para agradecer suas bênçãos todos os dias.
 
Acima: É a honra pela sua nação. Mostra que das estrelas você veio e para elas voltará. É o guardião dos sonhos, o acesso para outras dimensões.

Abaixo: Mostra você a realidade, o pé no chão. 

Entre: Mostra como achar sua alegria e como ser leal a sua verdade, é o protetor de seu lugar secreto.

 
Os outros dois animais que faltam para completar os nove, podem vir através de um sonho ou de uma identificação sua com algum animal do livro ou qualquer um que vive na terra. Este processo de tiragem, fazemos apenas uma vez.

A posição das cartas à direita protege seu lado masculino e dá coragem de espírito. A posição à esquerda protege seu lado feminino, mostra que deve aprender a receber a abundância da vida. É o lado do protetor das relações sociais, o seu lado materno.

Conferir maiores detalhes no livro Cartas Xamânicas de Jamie Sams e David Carson.


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Ervas que Curam

ERVAS INDICADAS PARA OS CASOS DE:

Ácido Úrico: Chapéu de couro, quebra pedra, abacateiro.
Acne: Catuaba, guaraná, Ginseng, Marapuama, nó de cachorro.
Afrodisíaco: Catuaba, guaraná, Ginseng, Marapuama e nó de cachorro.
Aftas: Tanchagem e malva.
Alcoolismo: Espinheira santa e angélica.
Amamentação: Alfavaca, cravo, funcho e quina.
Amenorréia: Arruda e artemísia.
Anemia: Guaraná, ipê roxo, Emburana, Catuaba, angélica, alfafa e Barbatimão.
Analgésicos: Mulungú e pariparoba.
Aperientes: Feno grego, salsa, alfafa e Centaurea menor.
Artrite: Bardana, Salsaparrilha e alfafa.
Asma: Alfazema e agoniada.
Azia: Alecrim, hortelã, Guaco e eucalipto.
Calmantes: Alfazema, Valeriana, camomila, Melissa e malva.
Chagas: Bardana, mil folhas e Sálvia.
Celulite: Centella asiática e Cavalinha.
Cistite: Uva-Ursi e alfafa.
Cicatrizantes: Confrey e aperta-ruão.
Coceiras: Carobinha e Taiuiá.
Colesterol: Alcachofra, chá de bugre e sete sangrias.
Contusões: Arnica, louro, salsa e assapeixe.
Depurativas: Dente de leão, Bardana e sassafráz.
Depressão: Hipérico e levedo de cerveja.
Diuréticas: Carqueja, cabelo de milho e Cavalinha.
Diabete: Pau-tenente, Stévia, pata de vaca e pau-ferro.
Diarréia: Barbatimão, mil folhas, funcho e algodoeiro.
Emagrecedor: Cáscara sagrada, Fucus, Espinheira santa e Sene.
Epilepsia: Artemísia e Valeriana.
Estômago: Carqueja, alfavaca, alcaravia, Losna, Boldo, camomila, genciana, ruibarbo, Sálvia e alecrim.

Febres: Alecrim, cardo santo e sabugueiro.
Feridas: Aroeira, Calêndula, alecrim e Valeriana.
Fígado: Alcachofra, baldo, ruibarbo, Sálvia, salsa e carqueja.
Frieiras: Calêndula, chapéu de couro e Tanchagem.
Furúnculos: Arnica e urtiga.
Garganta: Malva, Sálvia, romã e gengibre.
Gengivite: Sálvia e malva.
Gota: Taiuiá, sabugueiro, urtiga e salsaparilha.
Gripe: Alecrim, cravo, canela, Guaco, sabugueiro, Assapeixe e cardo santo.
Hemorróidas: Assapeixe, erva de bicho, Hamamelis e castanha da índia.
Icterícia: Picão.
Inflamações: Chá de ervas anti-inflamatórias como chá-verde, erva-mate (chimarrão), mini bambú japonês, camélia, sabugueiro, cavalinha, guaco, mil-em-ramas (Aquílea miellifolium), lavanda, sálvia, espinheira-santa, guanxuma, angélica. Sucos de acerola e clorofila com folhas de Molinga oleífera. Vitamina A, E e C são anti-inflamatórias e antioxidantes (anti radicais livres).

Insônia: Erva cidreira, maracujá, Mulungú e Valeriana.
Laringite: Alfazema, eucalipto e gengibre.
Menopausa: Tília e Mulungú.
Menstruação difícil: Arruda, artemísia, funcho e Calêndula.
Nevralgias: Alfazema, camomila e arnica.
Osteoporose: A Osteoporose é uma doença que leva à redução da massa óssea, tornando os ossos mais suscetíveis a fraturas. Atinge principalmente as mulheres brancas com idade acima de 45 anos, sendo mais comum após a menopausa. É neste período em que há uma queda na produção dos hormônios, responsáveis pela absorção do cálcio dos ossos. No entanto, homens com idade acima de 60 anos e jovens com desequilíbrio de metabolismo também são sensíveis a ela. Eventualmente, a osteoporose pode surgir em função de outras doenças como: diabete, cirrose, úlcera gástrica ou através do consumo de determinados medicamentos à base de corticóides e diuréticos. Como pode ser reconhecida: Os sintomas mais comuns são dores nos ossos e facilidade de fraturas, mas o diagnóstico médico deverá ser feito através de um exame de densitometria óssea. Como prevenir: Através de uma alimentação saudável e balanceada adotada desde a infância, incluindo alimentos ricos em cálcio (leite e derivados, ovos, couve, repolho, brócolis, agrião, entre outros). Atividades físicas de forma constante e orientada e exposição da pele ao sol, sempre protegida por um bom filtro solar. Como tratar: Adotar uma dieta rica em cálcio, porém equilibrada. Deve-se ainda reduzir o consumo de álcool e café, que dificultam a absorção do cálcio pelo organismo e também de fumo, que pode levar a mulher a uma menopausa precoce. Além disso, é muito importante fazer exercícios e caminhadas, afim de mobilizar a musculatura e facilitar a reconstituição das células ósseas. Vale lembrar que todo tratamento prescrito deve ser acompanhado por um médico, uma vez que o excesso de cálcio no organismo pode causar outros distúrbios. Se você notar qualquer destes sintomas ou se enquadrar nos fatores de risco, procure um médico.

Pressão alta: Chá de bugre, sete sangrias e pitanga.
Pressão baixa: Alfafa, arnica e erva cidreira.
Prisão de ventre: Alcaçuz, cascara sagrada, Sene e ruibarbo.
Queimaduras: Calêndula e Confrey.
Reumatismo: Alecrim, Taiuiá, pau-ferro, salsaparilha, chapéu de couro e sucupira.

Rins: Sabugueiro, Sálvia, salsa, malva e quebra pedra.
Sinusite: Buchinha do norte e eucalipto.
Stress: Hipérico, guaraná e Ginseng.
Terçol: (curiosidade) o costume de passar ouro no terçol (aquele pequeno abscesso que nasce no olho, na borda palpebral) é desde o ano 79 depois de Cristo e, ainda hoje, é utilizado com sucesso.

Tosse: Alcaçuz, avenca, malva e Sálvia.
Úlceras: Bardana, mil folhas, Sálvia e espinheira santa.
Varizes ou Flebites: Hamamelis, erva de bicho, castanha da Índia e Ginkgo Biloba.

Vermes: Erva de Santa Maria e erva de Bicho.
Vertigens: Alfavaca, alfazema e Ginkgo Biloba.

Pequeno Dicionário de Plantas e Flores


A

Abacateiro (Persea spp., Persea gratissima) – Diurético, antidiarréico, cálculos renais. Estômago, artritismo, calmante de dores, cálculos biliares, rins e bexiga. Colagogo, carminativo, afecções hepáticas e edemas. O abacate, de “ahuacate” e “aguacate” (vocábulo azteca e maia); de “abacati”, fruto do “abacatiyba”, em tupi-guarani. Altamente nutritivo, usado em medicina como diurético. Afrodisíaco. Usado no interior contra panaricio e hidroceles. Substituto da carne. Suavemente laxativo. Sua gordura não afeta o fígado. Rico em vitamina A.

Abiu, abí, abiú (Lucuna caimito) – talvez de iba-yú, o fruto amarelo, ou de aú-yú, amarelo, amarelo manchado. É empregado nas afecções pulmonares, planta sapotácea, o fruto dela, o mesmo que abieiro e abio. Abiui, tipo de abiu pequeno. Abiuyba, mesmo que abieiro. Nativa do Peru. Para desnutridos e anêmicos. Excelente contra queda de cabelos. Seu látex é útil para herpes e verrugas.

Abóbora (Cucubita pepo) -

Abricó ou Abricote – fruto do abricoteiro, semelhante ao damasco.

Artemísia – Regulariza a menstruação, usado nos casos de epilepsia, nevralgias, reumatismo, anemia, gastrite e hemorróidas. Não é recomendado para as mulheres em fase de amamentação. Anti-espasmódica, emenagoga e gastrite.

Arruda (Ruta spp., Ruta graveolens, da família das rutáceas) – Menstruação difícil. O valor terapêutico desta planta é largamente conhecido. É um bom calmante para as pessoas nervosas e está associada à força mental contra as forças do mal, mau olhado e quebrante. Elimina energias negativas, limpa o ambiente. Está associada ao planeta Marte.

Assa-peixe – Indicado em casos de infecção do útero, contusões, golpes, hemorragias, expectorante. Cálculos renais, bronquite e tosse.
Azaleia (Rhododendron spp.; rodon/rhodos significa rosa e dendron significa árvore, em grego; Rhododendron arboreum; Rhododendron indicum)


B

Babosa – Usado contra queda de cabelos.

Banchá ou ban-chá – Chá oriental que facilita a digestão, também é estimulante. Estimulante digestivo, rico em sais minerais e dá alívio nas inflamações em geral. Ajuda a emagrecer.

Bardana – Depurativo, infestações acneicas, sudorífica, diurético, artrite e gota.

Barbatimão – Usado nas anemias, inflamações, anti-diarréticos e hemorragias. Banhos de assento, adstringente, cicatrizante, tônico e anti-diarreico.

Batata-de-purga – Purgante e laxativo, elimina impurezas da pele.
Benjoim – Secreção da planta Styrax Tonkinensis, goma resina, largamente utilizado em cultos budistas e hinduistas. As qualidades que despertam são de afeto, devoção idealismo, inspiração, alegria, amor e triunfo. Está relacionado ao planeta Vênus.

Bergamota (Citrus spp.) - tipo de laranja.

Beringela –

Beterraba (Beta vulgaris) -

Bétula – A bétula, quando colocada dentro de um saquinho de linho e amarrada ao pé da cama, afugenta a melancolia. Deve ser usada seca, utilizando-se galhos e folhas.

Biribá – do tupi-guarani “embirybá” (embira, casca de árvore + ‘ybá, fruto). Também chamada de pinha e fruta-do-conde, ainda de jaca-do-pobre, fruta-da-condessa, fruto-de-beribazeiro. Alcalina, rica em potássio, vitaminas C e E, ácido fosfórico e málico. Indicado nas anemias... Nota: a fruta-do-conde, também conhecida por “anona, pinha”, presta homenagem ao seu introdutor, Conde Resende, de a + nona, fruto “continuado”.
Boldo – Normaliza as funções do fígado, elimina ácido úrico, digestivo.

Boldo-do-Chile – Atua na degradação das gorduras. Estimulante da digestão. Indicado após ingestão excessiva de alimentos ou nos distúrbios digestivos. Diminui os gases e combate o mau hálito. Estimulante das funções hepáticas, combate cólicas do fígado e estômago. Colerético, colagogo, digestivo, elimina ureia, secreção biliar e icterícia.

Bugre ou chá-de-bugre – Anti-reumático, anti-diarréico, triglicerides, evita formação de depósitos gordurosos, ativa a circulação e diminui a taxa de colesterol. Emagrecedor, combate o colesterol, baixa a pressão, inchações das pernas e reumatismo.

Butiá – fruta desta espécie de palmeira que é mais comum no Sul do Brasil... Pequeno fruto, amarelo que nasce num arbusto e serve para suco...
Cabelo-de-milho – Diurético, bexiga e rins, cistite, cálculos, baixa a pressão e desintoxica o sangue.


C

Café -

Cajá-manga – fruto do cajazeiro (Spondias lutea), sumarento e azedo, também conhecido como caja-mirim.

Calêndula – Regulariza a menstruação, anti-inflamatório, cicatrizante, vaso dilatador e tonificador da pele.

Cambuci - ou cambucizeiro é uma árvore frutífera nativa da Mata Atlântica, ameaçada de extinção. Antigamente abundante na cidade de São Paulo, deu nome a um de seus bairros tradicionais. O nome cambuci é de origem indígena e deve-se à forma de seus frutos, parecidos com os potes de cerâmica que recebiam o mesmo nome. A espécie (Campomanesia phaea) foi inicialmente descrita por Berg em 1857, como Abbevillea phaea.

Camo-camo – Fruta que combate os radicais livres, super azeda, pior do que limão e super rica em vitamina C.

Camomila (Matricaria spp.) – Antiinflamatória, diurética, calmante, cólicas intestinais. Regulariza todo o aparelho digestivo. Anti-flatulento, anti-espasmódico, cefaleias, gastrites, diarreias e alergias.

Cana-do-brejo – Diurético, depurativo e elimina cálculos renais. Sudorífica, sífilis, pedras na bexiga, rins e arteriosclerose.

Canola – Útil na produção de alimento e de energia – oleaginosa utilizada para biocombustível. Os grãos da planta Canola produzidos no Brasil possuem em torno de 24 a 27% de proteína e de 34 a 40% de óleo. O óleo é um dos mais saudáveis, possui elevada quantidade de Ômega-3, vitamina E, gorduras mono-insaturadas e o menor teor de gordura saturada de todos os óleos vegetais.

Carambola (Averrhia spp.) – fruta de origem indiana, muito apreciada no Brasil e de cujo suco se pode usar como tira-manchas e limpador de metais...

Cardamomo – Usado nos casos de dispepsias e cólicas.

Cardo-santo – Usado contra resfriados, febres e gripes. Estimulante do apetite, tônico amargo e estomacal, febrífugo.

Carobinha – Doenças da pele, sífilis, feridas, úlceras, dores reumáticas e depurativa do sangue. Diurético, doenças venéreas, cicatrizante, dores e anti-amebiano.

Carqueja – Diurética, estimula a digestão, fígado e instestinos. Tratamento em forma de chás nos casos de má digestão, cálculos biliares, diabetes e anemias. Tônico amargo, estomacal, funções hepáticas, azia, tônico estomacal. Ação diurética e laxante. Poderoso depurativo. Usado na má digestão e nos regimes de emagrecimento.

Carvão vegetal – Muito bom para absorver gases intestinais, combater mau hálito, dores estomacais, aftas.

Casca de laranja – Gastralgias, dispepsias, flatulências.

Cáscara-sagrada – Apresenta poderosa ação laxante, é indicada na prisão de ventre crônica. Não causa dependência, não interfere na atividade espontânea dos intestinos, fato, este, comum aos laxantes sintéticos.

Castanha-da-índia – Má circulação sanguínea, varizes, hemorróidas, doenças uterinas e circulatórias. Tem sua ação aumentando a resistência dos vasos periféricos, atuando na circulação sanguínea de retorno, diminuindo a fragilidade capilar e proporcionando a reabsorção dos edemas. Indicada para problemas de varizes, hemorróidas e prevenção das mesmas.

Catuaba – Tônico e estimulante do sistema nervoso, indicado contra esgotamento e impotência sexual. Afrodisíaco, energético.

Cavalinha – Possui ação diurética e recompõe os sais minerais perdidos. Remineralizante, hemostático. Planta de valor diurético, que permite a eliminação de substâncias tóxicas do organismo. Diminui colesterol e o ácido úrico.

Cenoura (Daucucus carota) -

Centelha-asiática – Cãibras, formigamentos, pernas pesadas e doloridas, celulite e gorduras localizadas. Afecções cutâneas, estimulante, cutâneo, fragilidade capilar. Promove emagrecimento, enrijecimento, formação de fibras colágenas e estimula a circulação, sendo indicada para casos de câimbras, formigamentos e pernas cansadas. É usada no combate à celulite e gordura localizada.

Chá verde – Gordura localizada, arteriosclerose, colesterol.

Chuchu ou machuchu (Sechium edule) -

Cipó-cravo – Estigmático, contra as dispepsias.

Cipó-suma – Utilizado nas moléstias: Coqueluche, sífilis, reumatismo, asma e dermatoses.

Cipó-cruz – Laxativo, doenças do aparelho urinário, reumatismo, contra tosse, bronquite, asma, sífilis e laringite.

Colágeno – Possui alto teor em proteína animal e aminoácidos promovendo no organismo o enrijecimento dos tecidos, aumento da tonicidade dos músculos, evitando a flacidez.

Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia picta) -

Confrey – Cicatrizante, anti-inflamatório, regenerador dos tecidos e no tratamento de queimaduras. Bronquites.

Cordão-de-frade – Elimina o ácido úrico, hemorragias e asma. Anemia, fraqueza, balsâmico, expectorante.

Couve (Brassica oleraceae) -


D

Dália (Dahlia pinnata) -

Dendê – Útil na produção de alimento e de energia – oleaginosa utilizada para biocombustível. Tem somente 20% de teor de óleo, o chamado óleo de palma, mas apresenta produtividade de duas toneladas por hectare – mais do que o dobro da produtividade de oleaginosas mais nobres.

Dente-de-leão – Depurativo do sangue, diurético e digestivo. Insuficiência hepática, colagogo e tônico.

Douradinha – Diurética, inflamações da bexiga e elimina pedras nos rins.


E

Emburana – Rins e bexiga.

Endro (sementes) – Usado contra cólicas e hiper-acidez estomacal.

Erva-cidreira, capim-cidrão ou capim-cidreira (Cymbopogom spp.) – Estigmático, carminativo, anti-espasmódico, sedante, digestivo e histerismo. Aromático e anti-reumático.

Erva-doce – Além da ação digestiva, elimina gases e cólicas intestinais. Age no sistema neuro-muscular, contra cólicas e gastralgias, expectorante, estimula a digestão. Afecções bronquicas, estigmático.

Erva-de-bicho – É usado nos casos de hemorróidas e vermes. Circulação.

Erva-de-são-joão – Anti-depressivo natural, dores de cabeça.

Espada-de-são-jorge (Sansevieria zeylanica) -

Espinheira-santa (Maytenus spp.) – Diurético, contra gastrite, fermentação estomacal, analgésico e cicatrizante de úlceras de estômago. Contra hiper-acidez, ulcerações no estômago e evita a formação de gases. Úlceras gástricas, gastrite, câncer estomacal, ação analgésica. Esta é considerada uma das melhores plantas para o tratamento gastro intestinal. Possui ação anti-séptica, analgésica e cicatrizante, sendo empregada na hiperacidez, azia e ulcerações estomacais.

Espirulina – Trata-se de uma microalga com todos os aminoácidos essenciais que o organismo não sintetiza, tem baixa caloria. Indicada para complemento alimentar para esportistas, vegetarianos, pessoas com desgaste físico.

Fucus vesiculosos – Obesidade, bócio, ativa o metabolismo.

G

Garra-do-diabo – Excelente planta para tratamento das manifestações dolorosas das articulações como artrite, bursite, reumatismo e gote.

Gelatina – Produto de origem animal, enrijece os tecidos da pele, evitando a flacidez devido a apresentar em sua composição aminoácidos essenciais que são utilizados pelos fibroblastos para produção de fibras jovens e cabelos quebradiços. Evita o envelhecimento precoce.

Genciana – Estimulante da digestão, indicada na anemia e debilidades gerais.

Gengibre – Estomacal, digestivo, usado também em casos de irritação da garganta. Odontálgico, cólicas, estomáquico.

Ginkgo biloba L. (Ginkgoaceae) – Auxilia no tratamento de flebites, úlceras varicosas, nos processos circulatórios, vertigens, falta de concentração e memória fraca. Vaso dilatador, ísquemia cerebral, labirintite, varizes. É indicado no tratamento dos sintomas de tonturas e zumbidos de origem labiríntica. Melhora da memória, da capacidade de concentração e do humor depressivo, surgidos como consequência do envelhecimento cerebral ou de problemas circulatórios. Aumento da distância que se pode caminhar sem dor, em pacientes com doenças arteriais dos membros inferiores.

Ginseng (Pfaffia paniculata) – Aumenta a circulação, fortalece o coração, o aparelho circulatório, a memória e a concentração. Propicia uma nova vitalidade. Fadiga, esgotamento físico e mental, má circulação. Indicada para restaurar as funções vitais do organismo e rejuvenescimento. Usada na senilidade, declínio sexual e na recuperação de enfermidades. Milenariamente conhecido para combater fadiga e o cansaço.

Goiaba (Psidium spp.) – de “goia, guaiá” (de gente semelhante) e “bá” (pleno, cheio), que significa em tupi-guarani sementes juntas. Guayab, kooyhab, koiab; significa em tupi “o aglomerado de sementes”, ou “a reunião de caroços”, ou “caroços grudados”, apreciada in natura, em doces de calda, cristalizado e em geleias; tem propriedades adstringentes, recomendada nas diarreias e desinterias e devem ser consumidas em jejum; elevado percentual de vitamina C, muitas vezes mais que os cítricos; contém o ácido fórmico que refresca e afina o sangue; promove o metabolismo das proteinas e previne a fermentação e a acidez dos carboidratos durante a digestão. As folhas são usadas em decoração.

Guaco (Mikania spp.) – Febrífugo, depurativo, tônico amargo e peitoral, asma e tosse.

Hera – Por ser uma planta que se mantém sempre verde, simboliza a imortalidade, a amizade duradoura, a fidelidade, o ardor sensual e a fragilidade feminina. A hera concede a arte do encantamento somente pela contemplação. Contemple a hera e olhe para si mesmo, faça isso muitas vezes; só um mergulho nas profundezas da alma pode nos revelar o seu segredo.

Hipérico (Hypericum perforatum) – Stress e depressão.

Hortelã (Mentha spp.) – Espasmos gastro intestinais, vermes.


J

Jaborandi – Usado nos casos de dor de dente, irritação bronquica e edema pulmonar. Diaforético, bronquite, estimulante capilar.

Jaboticaba (Myrciaria spp., Myrciaria cauliflora, 1854) – Fruto da jaboticabeira (Brazilian Grape Tree), que nasce junto ao tronco e tem baga suculenta. Seu nome deriva de comida de jabuti. Jabuticaba, jaboticaba ou jabuticabeira é uma árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica. Com a recente mudança na nomenclatura botânica, há divergências sobre a classificação da espécie.

Jambolão – Diabete, tosse, catarro pulmonar e prisão de ventre. Variação: jamelão, conhecida também como baga-de-freira.

Jasmim – É a flor do amor, da alegria, dos sentidos e da sensibilidade. É possível atrair todos esses atributos sentindo simplesmente seu doce aroma. É uma flor essencial em todo jardim mágico.

Jatobá – Fortificante, tosse, asma, fraquezas pulmonares. Bronquites, debilidades nas vias urinárias, expectorante.

Jenipapo – Fruto do jenipapeiro (Genipa americana), constituindo-se de uma baga fortemente aromática, de uns 6 cm de diâmetro.

Juá – Fruto do juazeiro, do tupi “Yu-á”, fruto de espinho.

Junco -  é o nome comum a várias plantas flexíveis das ciperáceas e juncáceas, de que se fazem móveis, bengalas, etc.

Jurema-preta – Diurético, tônico, catarro da bexiga, baço, mau hálito, estômago.

Jurubeba ou jurureba – planta espinhosa, fruta tida como medicinal (o fruto é muito amargo). Fígado, diurético, baço, contra catarro de bexiga.


L

Lágrima-de-nossa-senhora ou contas-do-rosário – Diurética, tem bons efeitos nas afecções intestinais, dos rins e da bexiga.

Lecitina de soja – Promove no organismo a emulsificação das gorduras, impedindo que estas se depositem nas artérias dando a arteriosclerose. Ótimo nutriente para as células do cérebro e do sistema nervoso devido a alta concentração de fosfolipídeos em sua composição. Contém fósforo que promove maior fluidez do raciocínio.

Levedo de cerveja – Fígado, na remoção de toxinas no sistema circulatório, fraqueza muscular, cansaço mental, falta de concentração e depressão. Tem o seu valor pela grande quantidade do complexo B que possui. Os distúrbios da pele como: acne, dermatite, seborreia, lesões cutâneas podem ser combatidos com o Levedo de Cerveja. Também indicado para reumatismo, artrite e dores generalizadas sem causas definidas.

Lírio (Hemerocallis flava)

Losna (Artemisia spp.) – Utilizado nas infecções do aparelho digestivo e nas anemias.

Lótus (Hinduísmo) -  Raiz de Lotus – Adstringente, anti-inflamatório.

Louveira (Cyclolobium vecchi A. Samp. ex Hoehne) - é uma árvore brasileira da família Fabaceae. É encontrada originarialmente no vale do Rio Mogi, estado de São Paulo. E também é uma espécie ameaçada de extinção.
Macaíba, macaúba – fruto da macaúbeira (comestível, coco de catarro), fruto do sertão.


M

Maçaranduba (Manilkara huberi) – Família Botânica: Sapotaceae. Tamanho: de 30 a 50 m de altura, e diâmetro superior a 1 a 3 m. A madeira da maçaranduba é usada principalmente na indústria da cosntrução naval. Mas a espécie se destaca pela produção do látex – seiva utilizada na fabricação de plástico – e por isso tem uma alta exploração comercial. O látex de maçaranduba foi a primeira matéria prima plástica descoberto e comercialamente explorada na Amazônia.

Macela – Aromática, utilizada nos males digestivos, estomáquico e calmante.
Malva (Malva spp.) – Diurética, expectorante e usado nas infecções da pele. Usado no tratamento de inflamações externas. Inflamações bucais, garganta e emoliente.

Mangaba (Hancornia speciosa) – Fruto da mangabeira, comum no Cerrado, é produtora de látex, rico em cautchu.

Mangustã – Alguns dizem que é o abiu-roxo, mas é conhecida como mangustã ou mangustão. Quando madura, a pequena fruta fica muito roxa. Tem menos visgo que o abiu, é mais redondo e a árvore é mais frondosa.

Marapuama – Usado nos casos de impotência, paralisias parciais e reumatismos crônicos.

Mentruz – Vermes, nervosismo, hemorróidas, varizes, dores e indigestões. Emenagogo, anti-espasmódico, inflamações uterinas.

Mulungú – Esta erva é empregada no tratamento de sistema nervoso, calmante, insônia, inflamações do fígado (hepatite), do baço e febres intermitentes (vem e vai). O termo Mulungú é empregado para designar o “ser supremo” em 25 línguas e dialetos do leste Africano... Parece que também age nas dores, pressão alta, contusões, purgativa, asma, tosse e hemorróidas.

Murici – Fruto do muricizeiro (Byrsanima sericea), também conhecido como muruci. Comum no Cerrado.


N

Nogueira – Hipoglicemiante, afecções cutâneas, adstringente.
Oiti – Fruto do oitizeiro (Moquilea tomentosa). A palavra em tupi-guarani “oiti” significa “de massa branca”. Comestível, de aroma e sabor fortes.

P

Palmeiras – Bacuri (Platonia insignis), Brejaúba (Toxophoenix aculeatissima), Buriti (Mauritia flexuosa; páginas: Brasília, Chapada dos Veadeiros), Guariroba (Syagrus oleracea), Jussara / Palmito-juçara (Euterpe edulis), Açaí-do-pará (Euterpe oleracea), Macaúba (Acrocomia aculeata), Palmeira-imperialRoystonea oleracea)

Passiflora – Calmante, histerias, neuroses e insônia.

Pau-ferro (Caesalpinia ferrea) - árvore da Mata Atlântica, parente do pau-brasil e da sibipiruna – Usado em casos de diabetes, gota e reumatismo. Depurativo, anti-diabético, adstringente.

Pepino (Cucumis sativus) -

Pêra (Pirus spp.) -

Picão-preto – Afecções cutâneas, febrífugo e depurativo.

Pimentão (Capisicum annum) -

Pinhão-manso – Útil na produção de alimento e de energia – oleaginosa utilizada para biocombustível. Ainda pouco conhecido é um arbusto de dois ou três metros de altura que apresenta um fruto e algumas sementes. Cada semente contém 27,90 a 37,33% de óleo, e na amêndoa (o fruto) são encontrados de 52,54 a 61,72% de óleo.

Piquiá (Caryocar villosum) – O piquiá, uma árvore emergente da floresta primária, possui imenso potencial econômico devido a polpa comestível, as amêndoas que ricas em óleo e a madeira de ótima qualidade e grande beleza, explorada para exportação.

Pitomba – Fruto da pitombeira (Talisia esculenta), de formato arredondado, lembra cachos de uva, porém a casca é mais tenra, meio azeda e doce ao mesmo tempo.

Plantago – Suas mucilagens absorvem grande quantidade de água, aumentando o volume fecal, tendo propriedade laxativa. Reduz a possibilidade de diverticulite. Reduz a absorção de glicose.


Q

Quebra-pedra – Relaxante muscular, analgésico, usado para a dissolução de cálculos renais e ácido úrico. Afecções das vias renais, urinárias, colagogo.


R

Repolho (Brassica oleraceae) -

Rosa (Rosa spp., Rosa galica) – Seu perfume e sua beleza fazem com que seja sempre apontada como um símbolo positivo, de pureza e de amor. Suas numerosas pétalas a tornam o símbolo das associações complexas.

Rosa branca – Adstringente, corretivo e aromatizante.

Rosa vermelha – A rosa vermelha fervida junto com folhas de limoeiro, transforma-se numa excelente poção para borrifar o quarto do casal, isto deve transformar o quarto numa autêntica torre de fertilidade amorosa. A rosa, no geral, serve para comunicar-se com as forças superiores.

Ruibarbo – Laxativo suave, estimulante das funções do estômago, intestinos e fígado.


S

Sabugueiro – Sarampo, expectorante, depurativo, diaforético, diurético e emoliente.

Samambaia (Pteridium aquilinum) -

Sempre-viva (Helichrysum spp.) - família Asteraceae “Ad’oro”, adoro (Eriocaulon spp., talvez E. ligulatum?), família Eriocaulaceae – É um tipo de sempre-viva do Cerrado. Foi lançada na Expoflora de 2007, em Holambra (SP). Cuidados básicos: Excelente planta para ambientes de alta iluminação, não recebendo luz direta do sol. Regar 2 ou 3 vezes por semana com pouca água. Habitat: Cerrado brasileiro. Simbologia: Requinte. Planta ameaçada de extinção devido à perda de seu habitat natural e o extrativismo. Seu visual favorece a composição de ambientes sofisticados, decorações de espaços e arranjos com leveza e muito requinte. O aspecto de suas hastes longas com pequenas flores douradas nas pontas lembram uma joia com pontos de luzes naturais e gotas de ouro que valorizam qualquer espaço.

Salsa (Petroselium sativum) -

Salsaparrilha – Anti-sifilítica, aplica-se em enfermidades venéreas e dermatoses, gota e reumatismo. Ácido úrico, colesterol, depurativo e diurético.

Sálvia – Cicatrizante, anti-catarral, usada em inalações, gargarejos e bochechos nos sangramentos da gengiva. Debilidades nervosas, atonia digestiva – debilidades e fraquezas.

Sapoti – Fruto do Sapotizeiro, originário das Antilhas, é também conhecido por sapota.

Sene – Laxativo suave de atuação no intestino grosso. Atua como anti-ácido estomacal, purgativo e regimes de emagrecimento.

Sete-sangria – Pressão alta, colesterol e faz emagrecer. Depurativo, afecções venéreas, disforético e diurético.

Stévia – Adoçante não calórico, diurético e indicado para diabéticos. Adoça 300 vezes mais que a sacarose, adoçante não cariogênico.

Sucupira – Depurativa, contra eczemas, manchas de pele, urticária, feridas, úlceras, hemorragias, reumatismo, doenças do estômago, fraqueza orgânica e nas hidropsias, e contra diabete.


T

Tayuiá – Depurativa, usada no combate de cálculos renais, gota e reumatismo. Diurético, hidropsias.

Tanchagem – Inflamações da garganta e inflamações em geral. Externamente para feridas e doenças da pele. Afecções bucais, úlceras e hemorróidas.

Tangerina – Fruta popular na China e Japão. Fruta com efeito eliminador, purificador e dissolvente...

Timbó – árvore utilizada pelos índios para envenenar os peixes...

Tomilho (flores) – Diurético, desinfetante intestinal, excitante das funções circulatórias e cerebrais.

Toranja – Originário da Ásia, é rica em vitaminas A, B e C. Análoga aos frutos cítricos; laranja.

Trevo – Para os celtas o trevo de quatro folhas era usado como um catalisador de cura e saúde. Ele estava associado com Airmid, a deusa da medicina. Com a cristianização da Irlanda, o trevo passou a representar a boa sorte.

Tuia – Expectorante, emenagogo, anti-helmíntico.

Tucuman ou tucumã – 1. Fruta do mato, como um açaí em tamanho grande, nasce de palmeira cheia de espinhos, alta e espera-se amadurecer e cair para descascar, comer sua polpa no sanduíche, com farinha e café ou pura; seu caroço serve para cuinha, óculos, sutiã... 2. Palmeira frutífera dos sertões, de cujo fruto se faz vinho.


U

Umbaúba – Bronquite, tosses e diurético.

Umbu ou imbu – Fruto do Imbuzeiro, árvore muito comum no interior do nordeste brasileiro, nas regiões semi-áridas. Fruta de cor amarelo-esverdeada, quando madura (mês de abril), muito saborosa e suculenta, adocicada e azeda, de casca grossa e lisa, com caroco meio áspero. No Ceará e sertão de Pernambuco as pessoas fazem um doce chamado umbuzada, feito com umbus cozidos em leite e açúcar.

Uva-ursi – Diurética, usada contra infecções na bexiga, rins e combate cálculos renais.


V

Valeriana – Calmante, combate a enxaqueca e a insônia de origem nervosa. Insônia, sonífero e neuroses.

Verbena – Colocada debaixo do travesseiro, confere sonhos românticos. Confere amor, alegria e talento. Guardada dentro de caixa de joias, cria uma aura misteriosa em torno delas. Deve estar seca e embrulhada em seda azul.

Violeta – Com suas flores pequeninas e meio ocultas pela folhagem, as violetas tornaram-se símbolos da modéstia, da humildade, da submissão e da simplicidade. A cor violeta representa o equilíbrio, a espiritualidade e a fidelidade.


Z

Zedoária – Digestiva, gases, gripes, colesterol e cálculos renais. Estomáquico, sonífero, neuroses e insônia. Tem ação no tratamento de mal hálito de origem gástrica. Estimulante das funções digestivas, hepáticas e intestinais.



Continua...

Aranel Ithil Dior