Posted in
Medicina Alternativa
Normalmente, não.
Mas esses aparelhinhos não são tão inofensivos quanto se possa pensar.
Ao serem ligados nas tomadas, eles se aquecem e liberam, na forma de vapor, uma substância chamada piretro ou piretróide, extraída da flor de crisântemo, que também pode ser sintetizada em laboratório. No entanto, há outros óleos essenciais utilizados como o da goiaba, soja e, atualmente, citronela.
(E sabem como os cientistas descobriram isso? Pois é, mais uma dos indianos: Ao cremar seus entes queridos, os indianos consagraram o crisântemo como a flor de ornamento e despedida. Como o processo funerário indiano é controverso, as flores purificavam o ar de mosquitos e do cheiro da carne humana sendo queimada.)
Ela é um repelente natural que, em altas doses, paralisa o sistema nervoso do inseto e causa sua morte.
Mas a quantidade liberada pelo aparelho apenas deixa os pernilongos e mosquitos bem tontos. Percebendo o perigo, eles fogem.
O problema é que essa substância pode desencadear nos seres humanos processos alérgicos. Cada pessoa responde a uma forma aos produtos químicos.
(Quem tem rinite ou alergias, incrivelmente, mesmo que seu nervo olfatório não seja conscientemente estimulado, o indivíduo espirra... Sendo assim, o melhor é não usar o aparelho.)
Quem tem alergia, asma, e rinite pode, quando em crise, piorar os sintomas respiratórios por causa da ação irritante do produto.
Por isso, os especialistas recomendam que o equipamento não seja usado em ambientes frequentados por pessoas com alergias respiratórias ou no quarto de crianças com tendência a desenvolver quadros alérgicos.
Como precaução, é recomendado lavar bem as mãos após manipular o aparelho e trocar o refil.
(Novidade do momento são os repelentes a base de ultrassom inventados pela General Eletric GE em 2012. Existem para múltiplas funções: Repelem cães, formigas e/ou mosquitos. O ultrassom, atualmente, tem sido muito explorado para acessórios de decoração, como: vaporizadores de jardins e/ou piscinas... Ainda não se sabe o impacto ambiental dessa nova descoberta em plantas, animais domésticos ou humanos, ou de como essas vibrações possam afetar as células e suas funções internas.)
O aconselhável é que o vaporizador seja instalado a uma distância de, no mínimo, 2,5 metros das pessoas.
.:.