Posted in
Plantas
Mas há exceções.
O bambu-mossô, adorado por muitos, precisa de espaço com pé-direito alto, muito sol e dificilmente sobrevive numa sala, assim como plantas que dão flores, que também precisam de sol direto.
Escolha a planta para sua casa e não as que viu num filme ou programa de televisão porque aquele ambiente é bem diferente de onde você mora.
Uma parte importante de contrato que você assume com esse ser verde que está levando para casa é ter olhar afinado para observar seu comportamento. Não basta esquecer o vaso num canto achando que ele vai se virar sozinho.
Claro que no início a planta passa por um período de adaptação e é natural que fique um pouco sem vida. Mas passados 60 dias ela começa a se acostumar com o novo espaço. Aí entra a sensibilidade do proprietário para ver como a planta está reagindo.
Se estiver sentindo falta de luz, as folhas nascem menores e ficam mais pálidas e as folhas interiores amarelam.
Amizade Enraizada
Rega e adubação são outros cuidados ultra-importantes, já que todo ser vivo precisa se alimentar corretamente.
Com o tempo os nutrientes e sais minerais da terra vão escasseando e o reflexo é uma planta sem viço, com folhas pequenas e que vai definhando.
Se você não quer assinar o atestado de inaptidão para cuidar dela, encare-a como um membro da sua família (ué, você não faz isso com seu gato ou cachorro?) e trate-a com a maior atenção.
(Adubos ou fertilizantes que você pode comprar até no supermercado em diversas apresentações e marcas. Leia o rótulo para saber as especificações)
Faça uma mistura de 5 gramas de adubo foliar diluído em 2 litros de água e regue o vaso com esse composto, colocando apenas a quantidade de água necessária pra casa vaso.
Ou a cada quinzena ou mensalmente a terra deve ser levemente afofada e receber adubo orgânico ou húmus. Assim a planta recebe o alimento de que necessita e equilibra-se a acidez da terra – solo ácido não permite que a planta assimile o fósforo e o nitrogênio, paralisando seu desenvolvimento.
Outro vilão é o excesso de água, que apodrece as raízes e mata a planta. Para não prejudicá-la, informe-se na loja em que comprar o vaso qual é a proporção de água e a periodicidade ideal de rega.
Outro bom conselho é que só uma pessoa cuide das plantas.
Assim ela sempre vai saber quando regou, quanto colocou de água e quando adubou. Isso evita risco de excesso ou falta de água ou adubo.
Enfim, já deu para perceber que cuidar de uma planta dá trabalho. Portanto, se você quer apenas embelezar um cantinho de casa, melhor arranjar um quadro ou outra peça de decoração.
Deixe o verde para quando você tiver paciência e atenção para observar os sinais que a plantinha envia. Se a pessoa tem um vaso para se aproximar do verde, deve se deixar levar e aprender com a planta. É melhor ter só uma e cuidar bem dela do que ter várias e não dar conta.
(A rara flor da espada-de-são-jorge conhecida como sansevieria)
Vendo a planta dessa forma, quem sabe você tenha a mesma sorte que eu. Depois de nove anos tratando bem uma espada-de-são-jorge, neste verão ela me presenteou com flores.
À noite, era uma delícia sentir um perfume semelhante ao do jasmim. Viu como a planta merece atenção? Ela não abana o rabo, mas sabe retribuir...!
Continua...