Posted in
Neurolinguistica
(Indubitavelmente, um dos meus desenhos favoritos... A PNL é um exercício no qual o indivíduo é obrigado a assumir seus segredos mais profundos: A sua incapacidade de lidar com suas inseguranças. Acima, cenas da animação O Incrível Mundo de Gumball, episódio O Segredo, de 2011.)
Um dos exercícios mais importantes é pensar afirmativamente.
Nesse processo, é fundamental fazer o uso correto da linguagem. Vamos então, fazer outro exercício para tornar mais claro esse conceito.
Leia as duas frases abaixo:
"Não pense num avião cheio de macacos."
"Pense num avião cheio de macacos."
Agora responda: ao final de cada uma, em que você pensou?
Num avião cheio de macacos, certo?
Mas, por que, se na primeira frase a tarefa era justamente não pensar nele?
(Se você não consegue entender a si mesmo, fica difícil entender o que o outro quer dizer... É necessário perceber que pensar positivamente, não é ter algum tipo de autoestima autodestrutiva. É a certeza interior que você possui qualidades e, apesar das dificuldades, você pode mudar, se adaptar e tolerar o que estiver acontecendo ao seu redor. Acima, cenas da animação Wood Woodpecker (O Pica pau), episódio O Rachador, de 1940.)
Segundo a PNL, nossa psique está totalmente voltada para o positivo. Assim, quando damos comandos negativos a uma pessoa, estamos nos comunicando sem eficiência.
Quando dizemos a alguém "não se esqueça de trazer meu celular, que eu deixei na sua casa", e a pessoa esquece, ela não foi desobediente. Para a PNL, você é que se comunicou de forma inadequada.
No exercício acima, seu quisesse que você não pensasse num avião cheio de macacos, deveria ter dito: "pense num avião cheio de elefantes" (ou cheio de qualquer outra coisa, menos macacos).
(Em homenagem à chama olímpica que passou em nossa cidade, ontem! \0/ - Então... A PNL pode ser um exercício para as emoções do indivíduo, e percebendo suas fraquezas, você pode, sim, através de técnicas bem orientadas vencer não apenas pensamentos negativos, mas sentimentos subjetivos que sabotam sua personalidade e atividades laborais. Acima, cenas de um dos meus desenhos favoritos: Pateta nos Esportes - Os Jogos Olímpicos, de 1945.)
Da mesma forma, haveria muito mais chances do celular voltar à minha mão se eu dissesse: "Lembre-se de trazer meu celular".
Para a PNL, a palavra "não" é perigosa e importante.
Ela tem que ser bem administrada e está sujeita a regras. No lugar de "não se esqueça de", diga, "lembre-se de". Em vez de "não entre em pânico", prefira, "fique calmo". E, no lugar de "não quero engordar", mentalize, "quero emagrecer".
(Saber usar as palavras é fundamental para ser, não apenas entendido, mas um indivíduo político que norteia, fomenta e domina a mente daqueles que se quer conquistar. Acima, cenas do filme O Mentiroso, de 1997.)
O poder está nas palavras, dizem os neurolinguistas.
Ao invés de dizer o que não quer, diga o que você, sim, quer. Pensar de maneira positiva, melhora nossa performance e faz com que alcancemos nosso objetivos mais facilmente.
Mas atenção: não basta falar positivo, se internamente, estamos sentindo outra coisa. Não adianta, por exemplo, ir a uma entrevista de emprego dizendo para si mesmo que vai dar tudo certo, se lá dentro, você está consumido pela insegurança.
Essa é a diferença entre a PNL e a autoajuda.
(Ser inteligente ou possuir um currículo invejável, hoje em dia, não faz ninguém manter ou conseguir emprego algum... O necessário é ser expressivo, ter personalidade visual e criativa, e acima de tudo, autoconfiança para lutar pelo que se deseja. Acima, cenas do filme O Diabo Veste Prada, de 2006.)
Não é simplesmente pensar positivo. Ela oferece as ferramentas para que a gente modifique o que sentimos e, a partir daí, os nossos comportamentos.
Lembra do exemplo do vizinho ranheta? O foco do exercício era a emoção.
Se você se interessou pelos possíveis benefícios da PNL, é preciso alertá-lo: a PNL não é considerada oficialmente uma ciência.
(Ser eternamente a vítima de seu destino é horrível...!!! Assuma-se, senão nunca irá conseguir mudar nada! O que você deseja é apenas uma caverna quentinha?! Se não se desafiar, não irá crescer! Não tente, faça, e faça funcionar! - Acima, cenas do filme O Diabo Veste Prada, de 2006.)
Assim, a formação e o exercício de seus profissionais não estão sujeitos à fiscalização de um órgão regulador.
Para não entrar numa fria e buscar informações com uma pessoa despreparada (como ocorre com todas as atividades, na PNL também existem os bons e os maus profissionais...), informe-se sobre o currículo do profissional: onde se formou, quantos cursos já deu, etc...
E peça para ver seu diploma de Master ou Practioner, esses títulos conferidos pela escola em que ele fez o curso, são essenciais para ao exercício da prática profissional.
(Finalizando... O que a PNL jamais pode ser é algum tipo de máscara, porque com certeza, se essa for a intenção, não vai dar certo. A PNL é uma ferramenta para enfrentar seus medos internos, e não camuflá-los ainda mais... Acima, cenas do filme Homem de Ferro 3, de 2013.)
Além disso, prefira os profissionais de PNL cujos cursos básicos de formação tenham, no mínimo 90 horas de duração. Em menos tempo do que isso, ele dificilmente passará os conceitos e transmitirá informações de forma que você possa usar a PNL com bons resultados em sua vida.
Então é isso: Pense diferente, e aja diferente, mas sempre positivamente!
Fim.:.
Referências Bibliográficas
Introdução à Programação Neurolinguistica, de Joseph O'Connor e John Seymour, ed Summus, 1995.
Mude Sua Vida com PNL, de Deborah Epelman, ed. LPI Produções, 2001.
Manual de Programação Neurolinguistica, de Joseph O'Connor, ed. Quality, 2003.
Sites
Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguistica:
www.pnl.com.br
Programação em Autoconhecimento e Comunicação:
www.pac.com.br
Instituto Latino-Americano de Programação Neurolinguistica:
www.pnlbrasil.com.br