Posted in
Vida de Solteiro
(Adoro toda a linha Pergola, provinente de Campestre da Serra, no Rio Grande do Sul. Hoje, existem destilados e sucos dos mais saborosos... Hummm! Adoro o de Uva com Morango e de Pêssego... Acabam rapidinho...!)
Um copo de vinho será outra boa companhia - e esse também não deve ser um drama do solteiro.
Existem muitos vinhos vendidos em meia garrafa, porção ideal para a refeição de um bebedor comedido.
Mas, se seu rótulo preferido só existe em garrafa inteira, não será um problema. Beba o quanto quiser. O que ficar na garrafa, tampe e leve à geladeira.
O frio ajuda a conservar tudo inclusive o vinho (a menos que seja uma safra antiga, um vinho muito delicado, que pode ter menos tempo de sobrevida depois de aberto).
(O Vacu Vin é uma alternativa barata de condicionar bebidas alcóolicas que utilizam rolhas para seu vedamento. É uma bombinha que subtrai o ar de dentro da garrafa e vem com um kit de 5 rolhas plásticas maleáveis para tampar vários tipos de bebidas. O preço é variado e você pode encontrar de 32,00 até 75,00 pela internet.)
Claro que isso não é indefinido, mas com certeza até a próxima refeição, ou por um ou dois dias, a bebida ainda estará saborosa.
Congelados?
Microondas?
É verdade... A solução de comprar e fazer no dia-a-dia seus alimentos é muito mais atraente!
Mas não há nada mais dramático em comer, semanas depois, mais um pouquinho daquele ensopado que você fez para os amigos durante horas e tinha ficado tão bom...
Claro, pode não ser tão bom quanto o feito no dia, mas a sua própria comida apreciada descontraidamente em sua casa, será sempre muito melhor do que um fast food engolido na rua ou um prato industrial deglutido sem vontade em frente à TV.
Cinco Regras de Ouro
Faça você mesmo, de preferência em Casa!
Não se torne escravo do mau restaurante nem dos congelados industriais. Esteja sempre preparado para fazer sua refeição em casa, confeccionada por você a cada dia, em pouco tempo e sem stress...
Respeite sua vontade de cada dia!
Não se torne escravo também da rotina dos cardápios predeterminados. Habitue-se a passar no mercado, no açougue e no setor de frios do supermercado diariamente, no caminho de casa, exatamente para preparar o que mais o atrair naquele momento.
(Não... Não... Eu não pretendo ser uma Masterchef, mas adoro brincar de cozinhar... Sempre fiz isso, sempre adorei a cozinha...)
Pratos elaborados, só se for bastante!
Não desanime de fazer, de vez em quando, pratos mais trabalhosos ou demorados: Carnes, ensopados, feijão e molho à bolanhesa, por exemplo. Mas, aproveite para fazer uma grande quantidade e congele o que não consumir em pequenas porções, para usar depois.
Congelar e Descongelar não é feio!
Não tenha medo do freezer e do microondas - mas aprenda a usá-los adequadamente, para que sejam seus aliados para ganhar tempo, quando necessário.
Beba devagar e sempre...
Não tenha pena de abrir uma garrafa de vinho se for beber apenas um pouco. Tampe a garrafa e leve o que restou à geladeira, para continuar bebendo durante um ou dois dias.
Como usar o Gelo?
Para congelar, utilize sacos plásticos que se fecham hermeticamente, retirando todo o ar antes de fechar.
Se utilizar potes plásticos, procure enchê-lo com o alimento e retirar o máximo de ar possível ao fechar.
Faça ensopados com menos tempero, faça grelhados mal passados quando pensar em congela-los.
Separe a porção que vai comer na hora e tempere-a ou deixe um pouco mais na grelha
Para descongelar, retire do freezer o alimento horas antes (nunca force a barra passando-os em água quente, por exemplo!).
Use o microondas atento às instruções do fabricante, e saiba que sua relação com ele melhora com a experiência (aos poucos você percebe que precisa fazer para ter a comida como quer).
No caso de ensopados, pode também levar do freezer à panela, em fogo baixo, acrescentando um pouco de líquido, água ou caldos.
Fim.:.
Referências Bibliográficas
Guia Para a Sobrevivência do Homem na Cozinha, de Alessandra Porro, ed. Objetiva, 2010.