Posted in
Fundado pelo príncipe Siddharta Ghautama – o BUDA (originário da Índia, Ásia Central, 563-83 antes de Cristo), difundido por todo o leste asiático, e que consiste fundamentalmente no ensinamento de como, pela conquista do mais alto conhecimento, escapa-se da roda dos nascimentos e se chega ao Nirvana.
O budismo, religião filosófica, que Çakiamuni, cognominado Buda – o sábio – propagou na Índia, proximamente em 550 antes de Cristo, provocou toda uma literatura nova.
Como é sabido, Buda pregava a igualdade de todas as castas ante a religião, pregava a metempsicose, a caridade, a renúncia a todas as paixões, o aniquilamento de todos os desejos para se poder chegar a tranquilidade absoluta – o nirvana.
A literatura inspirada nos seus princípios foi primitivamente gnômica, isto é, sentenciosa, análoga à de Pitágoras, e por vezes moldou-se em pequenos contos morais e em parábolas como as do Evangelho.
Mais tarde essa literatura desdobrou-se, expandiu-se, por assim dizer, em grandiosos poemas épicos entre os quais se destacam principalmente o Mahabharata e o Ramayana.
O Budismo se propagou em 3 períodos distintos: Shoho, Zoho e Mappo, que são os primeiros dias da lei, os médios dias da lei e os últimos dias da lei.
No último período – Mappo, em 1253, portanto quase dois milênios depois de sua existência, o budismo foi substituído pelo verdadeiro budismo, fundado pelo buda Original Nitiren Daishonin.
Mas os dois Budas estão ligados pelo Sutra de lotus, o ensino de maior projeção de Ghautama.
Ilustração sobre o Budismo.
Para o Budismo, a atual existência da vida é separada da próxima pela morte, tal como o hoje é separado do amanhã pelo sono. Só que nós não podemos rever nossas existências passadas ou prever as futuras.
Acredita no carma, segundo o qual a boa ou a má conduta encontra retribuição na própria encarnação presente.
DHARMA – Monge budista da tribo baramon, fundador do Zen, ficou em posição de ioga durante um tempo indeterminável para obter satori (iluminação). O tempo foi demasiado longo que ele perdeu o uso dos membros...
Selos postais emitidos pela Tailândia (ex-Sião), datado de 2004 (lado esquerdo) e de 13/07/2003 (lado direito), ambos com valor facial de 3 baht, eles mostram diferentes estátuas de Buda e marcam o Dia de Visakhapuja (Asalhapuja Day), importante dia religioso budista... Illustrates the Buddha image designated for those who born on Wednesday, the Buddha holding the bowl...
Selo do Nepal emitido em 2003 que mostra a Estátua de Buda, em Katmandú.
Máximo postal da China que mostra duas antigas estátuas de Buda.
YIN E YANG
Na simbologia, o desenho representa o equilíbrio perfeito, da harmonia entre as energias feminina e masculina, da complementação entre os opostos.
Yin e Yang, na verdade, valem para tudo no ponto de vista oriental. Assim pertencem a categoria Yang o Sol, o céu, a luz, o movimento, a energia, o calor, a plenitude, a sabedoria, o masculino, o homem. Na categoria Yin estariam a Lua, a Terra, a obscuridade, o repouso, a matéria, o frio, o vazio, o feminino, a mulher.
Cada um de nós também se divide entre esses dois polos, de acordo com o signo do horóscopo tradicional e de acordo com o ano de nascimento e o animal a ele correspondente, segundo o horóscopo oriental, o que faz com que, muitas vezes, tenhamos características tanto da força Yin quanto da força Yang.
No fundo, é como se imaginássemos que cada um de nós é um dia, ou uma noite, o claro e o escuro ou um pouco de cada um desses aspectos, ou a prevalência de um deles sobre o outro.
Ser Yin ou Yang determina, desse modo, muito de nossa personalidade e do modo com que nos relacionamos com o mundo. Quando maior for a harmonia desse relacionamento, maior é o equilíbrio de nossa vida. Excessos tanto de um quanto de outro, como em qualquer desequilíbrio de forças, não são o caminho para a felicidade. As duas forças tem que estar juntas em cada ser, em cada objeto ou elemento.
MODO YIN
Resposta receptiva e adaptativa à vida, caráter feminino, considera o Universo como uma rede de relações, filosófico, busca a sabedoria, ligar e interligar, percepção do Universo como uma multiplicidade de centros de consciência e de atividade numa totalidade dinâmica, reflexão, sentimento transcendente e inefável do absoluto, do espaço e de um oceano infinito de potencialidades.
Religiosidade, sentimento da divindade, imagem holística do Universo, aceitação daquilo que "é", disposição para experimentar todos os aspectos do processo de mudança em permanente desdobramento, disponibilidade, liberdade, adaptabilidade a novas situações, encontro, preocupa-se basicamente com a relação entre as entidades ou forças envolvidas num encontro, busca compreender a função que cada relação tem dentro de um contexto maior, relação, encontro, reunião, convergência, conclusão, troca, tendência a concentrar-se na situação total que qualquer encontro produz tentando compreender seu significado, tendência a não reagir: mas a "fluir com", aceitar, "não resistir à mudança", tentar compreender o significado do acontecimento, pergunta: os por que?
Quer saber qual é a relação entre a pessoa e o fator perturbador ou afetivo, a experiência é a do "encontro", objetivo é a sabedoria, a compreensão, é o sábio que busca o controle das tendências agressivas ou rebeldes do ego, sabe lidar com crises, o sábio é totalmente desapegado de qualquer coisa em especial, permite que a vida, os eventos e as relações passem através de sua consciência, possue uma mente estruturada através da qual o que flui adiquire significado, mente concentrada, experiência e experimentados são "um", não possui reação de resistência, não intelectualiza, é um avatar.
O ato, o ator e o significado fundem-se num mistério composto, que é o ato da consciência, mantém a consciência no centro do movimento dinâmico, não se detém em quantidades ou imaterialidade, seu "tempo" é um agora misterioso e transcendente, cada encontro é único e irrepetitível, o Universo nunca se repete, seus ciclos são espirais, o movimento no espaço é harmonioso e equilibrado, quando confrontado com a violência e a agressão opõe esse gesto um "espaço vazio", ou podendo esquivar-se opõe ao "nada", a energia do atacante é usada para sugá-lo para um vácuo onde a sua própria força é usada para derrotá-lo, utiliza a reversão de polaridade, utiliza o princípio de "não estar lá" quando confrontado com a agressão, não une força contra a força do inimigo e recusa-se a ser o objeto de uma agressão por não estar onde o agressor espera que você esteja, recusa-se a identificar-se com a violência, cresce em sabedoria através da não resistência ao carma de seu passado, permissão consciênte do dinâmico fluir da vida, não anseia possuir nada além da habilidade de centralizar em consciência aquilo que é, o único meio de opor-se à escuridão é ser mais luminoso, quanto mais vasto o espaço que a consciência ilumina mais ela pode permitir-se deixar que o impacto das forças escuras penetre e se perca na luz, o significado é produzido pela relação entre os opostos, viver sem habilidade pessoal de investigar a própria atividade com um significado, é a morte espiritual que leva rapidamente à morte física, o valor mais profundo de qualquer ação deriva do fato de ela ser necessária para polarizar outra ação ou caráter oposto, equilíbrio multidirecional de atividades operando em diversos níveis interrelacionados e interpenetrantes, uma atividade desiquilibrada do tipo Yin levará à passividade e à inércia.
Concepção holística: todo o imenso que se diversifica ciclicamente numa multiplicidade de pares ou partes que também são todos - mas a unidade fundamental está sempre presente, a abordagem Yin parece estranha e incompreensível para a maioria das pessoas, lidar com o modo Yin exige o uso de símbolos.
As características mais marcantes de pessoas Yin são: sensibilidade, intuição, emoção, sonhos, sociabilidade, otimismo, eficiência, atividade, aparência sólida, resistência, tendência a engordar, imaginação, sendo artístico, necessidade de comunicação, trabalhos de atividades artísticas, bom humor, respeito à tradições, dá grande importância as palavras e aos gestos, atencioso, introversão, serenidade, o conforto vem antes da necessidade de chamar a atenção e em suas roupas preferem se sentir protegidas, algo interamente Yin será frágil e não terá um equilíbrio perfeito nas suas emoções.
Saúde: A metade inferior de nosso corpo e o nosso lado direito liga-se às energias terretres Yin, o pulmão, o fígado, o coração e os rins também conservam e concentram as energias Yin.
Signos Yin: Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes...
Animais do horóscopo chinês Yin: Rato, Boi, Gato, Coelho, Macaco, Cão e Porco...
MODO YANG
Caráter masculino, extroversão, força, agressividade, luta, confronto, controle, subjugar, dominar, senso de utilidade, vontade pessoal, satisfação das próprias necessidades, voracidade, ambição, uso combinado da mente para planejar, vontade para mobilizar energias, técnica aplicada ao controle, o feiticeiro, o curandeiro, o técnico, submissão da natureza às suas vontades, aquisição de conhecimento, objetividade, estado de separação entre o conhecer e o conhecido, necessidade de isolar os eventos do contexto onde ocorreu, resistência às mudanças, violência, suicídio, destruição, consciência egocentrada e ego dirigido, estágio inicial de evolução humana e pessoal, estabelecimento de um centro de consciência particularizado, individualidade, descobrir, estabilizar e definir claramente a si mesmo, busca da sensação de ser "eu mesmo", definição clara do que "é" e "não é", imagem pluralística do inverno, exclusão, formulação lógica dos pensamentos, rigidez, recusa, tem um tipo trágico de energia, a que obtém de sua resistência à vida e seu fluxo (magia negra), orgulho, realeza, glorificação da razão, do conhecimento objetivo, da análise e da lógica formal, sentido de ser "eleito" ou "escolhido", mente racional e intelectual, adorador do poder pessoal, aquele que "dá", é o "mestres", o que é escravo do que constrói, busca a vitória, o sucesso, o resultado, gosto da disputa, da competição, materialidade, tendência à "crises", a "explosão", a tornar-se "incontrolável", lutar por uma causa justa, insaciedade, atividade constante, exorcebação, conflito, impaciência, inveja e frustração, desejos irrefreáveis, necessidade de excitação frequente, ter poder sobre algo ou alguém, manipulação, gosto da polêmica, satisfação na conquista, dividir para conquistar, interpretação "atomística" do Universo - pergunta "como?", força de atração e repulsa, imortalidade, totalidade estática, personalismo, centralista, princípio afirmativo do "eu sou", poder de inquerir e argumentar.
Características mais marcantes de uma pessoa Yang: independência, trabalho, vivacidade em incomum, tendência a magreza, musculosa, esportista e saudável, otimista, de grande energia, vontade e lealdade, franqueza e generosidade, criatividade, idéias novas, ousadia, ambição, perfeccionismo, autoritarismo, possessividade, ciúmes, paixão, tendência a dramatizar os acontecimentos, adoram a natureza e a solidão, dinamismo, gosto por roupas práticas para se sentirem à vontade para viver seu agitado dia a dia.
Algo inteiramente Yang terá força além do necessário, um homem que pelo seu próprio caráter é quase sempre mais Yang - se for o Yin tenderá a ser feliz - mas se for Yang poderá tornar-se cruel.
Uma mulher Yang demais - poderá tornar-se infeliz e pode demorar a descobrir uma convivência pacífica com os homens - pode ter medo de se envolver amorosamente e quando o faz prefere parceiros mais fracos e passivos.
Saúde: A metade superior do nosso corpo e o lado esquerdo tem energia Yang, e estaria ligado às energias celestiais. Os órgãos Yang são os que geram energia: estômago, intestinos, visícula biliar, bexiga, todos eles tem um papel importante na tarefa de absorver os alimentos e na eliminação dos resíduos do organismo.
Signos Yang: Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário e Aquário...
Animais do horóscopo chinês Yang: Tigre, Cavalo, Dragão, Serpente, Cabra e Galo...