Posted in
Cavernas
Até hoje, alguns povos da Turquia e do Afeganistão, entre outros, ainda vivem dessa maneira.
(Em algum tempo perdido, as cavernas foram os melhores abrigos que os primeiros hominídeos encontraram para serem, depois, a raça dominante do planeta.)
Por aqui, volta e meia aparece na televisão a história de algum eremita que perdeu tudo e foi morar sob as pedras. Mas, é claro, como abrigo as cavernas já não nos servem mais.
Resta esse significado simbólico que, para muitos, ainda transmite segurança e aconchego (bem, há também os morrem de medo).
(A caverna mais próxima a nós é a de Bom Jesus da Lapa, que como outras espalhadas pelo mundo, ganhou status de sagrada e foi urbanizada para melhor receber os visitantes.)
Se você for a uma caverna muito conhecida, certamente pagará ingresso, terá dezenas de outras pessoas com você, um guia com anedotas já prontas, escada e corrimão.
Numa caverna perdida, a coisa muda de figura...
(Todo ano a UESB faz expedições à gruta da Mangabeira em Ituaçu-BA, esta foi feita em 2013 e foi fantástica. Houve grande melhoria na urbanização interna da caverna numa parceria entre o Departamento de Estudos Geográficos da UESB e a Prefeitura de Ituaçu.)
Dentro da terra, transformados pela ausência de luz, somos tomados pelo silêncio. Não sabemos o que vamos encontrar pela frente - é o teto que abaixa e abaixa a ponto de impedir a caminhada, ou o rio que, de repente, se torna um lago, ou grande salão que surge depois de uma passagem entre blocos.
Não saber, porém, é parte do encanto...!
(Um dos maiores acervos de cavernas do Brasil se encontra na Chapada Diamantina quando a última Era Glacial, o derretimento das geleiras no Hemisfério Norte inundou quase que completamente as Américas Central e do Sul. No ciclo de Recongelamento dos Hemisférios, em centenas de anos, cavernas foram esculpidas no Arenito macio, se tornando um vasto complexo de cavernas conhecida como Pratinha. Acima, o Poço Azul, Chapada Diamantina-BA.)
As cavernas tem uma estrutura irregular. Por isso, cada imagem responde à luz de uma forma diferente. Lá dentre a gente nunca tem a noção exata de como as fotos ou sua cabeça vai ficar!
Continua...