Siga-me no Twitter RSS FEED

Pedras Rúnicas - Parte 6

LAGUZ

“Para as pessoas da Terra a água parece entediante, se aventuram num barco vacilante; as ondas do mar os arrastam em remoinho e os cavalos do mar não obedecem as suas rédeas.”

Nomes: Lagu, Laguz

Letra: L

Chave: água; o fluxo; a mulher; feminilidade - Lagu, água, esta runa significa o líquido sagrado no ventre da deusa, a Grande Mãe, de onde, segundo a crença pagã, se originou a raça humana, os Atlantes, povo do mar, habitantes do lendário continente hiperbóreo de Tule, que era a morada mítica dos deuses Vanir, que se supõe ter existido próximo a Groenlândia e ao Círculo Ártico na pré-história.

Tem como conexão a continuidade, libere as emoções. Runa de intuição. Você deve relacionar os acontecimentos para obter as respostas para os seus anseios. Confie em sua intuição. Poderes psíquicos. Viagem por água. Fluência. A ação das forças criativas. Concepção. Sugere que o buscador deve se descobrir em suas próprias profundidades.

Significado: Intuição. Imaginação. Solidão. Boa memória. Libere sua criatividade. Esperança. Conceitos. Assuntos de ordem psíquica. Conhecimento interior. Espiritualidade. Bom para a arte. Fantasia. Inspirações. Alegrias de viver. Mistério. Sonho.

Revelação recebida através da intuição, inspiração repentina ou sonho. Aquilo que nos conduz. Siga a correnteza sem medo. Pessoa chorona.

Mostra que você está ansioso para seguir seus instintos, sem avaliar ou compreender as conseqüências. Quer apenas satisfazer suas necessidades emocionais, mas está protegida, porque esta runa representa o subconsciente onde estão os nossos poderes paranormais.

Representa ainda o início de sua auto-transformação, o momento de se reavaliar. Uma intuição súbita lhe fornecerá a resposta para os seus anseios. 

No amor:  Libere a sensibilidade e se deixe envolver pela magia da emoção, curta seu amor de maneira intensa, sem se programar.

Invertida: Tomar cuidado com complicações envolvendo mulheres. Uma mulher atrapalhará a vida e trará complicações. Não se esforce mais do que pode. Falta de inspiração, intuição e sensibilidade. Fracasso. Pensamentos confusos. Você não seguiu seus instintos, é hora de valorizá-los, consulte seu interior. Confusão. Enganos. Desafios.

Significa tentações, é momento de olhar para dentro, honrando o lado receptivo de sua natureza guerreira.

No amor:  Não cometa excessos, nem exija mais do que o relacionamento pode lhe oferecer, deixe seu coração falar por você. Confie em sua intuição para resolver os problemas amorosos. Há uma rival ou uma pessoa de má índole trazendo problemas para o casal.

Na Astrologia: Esta runa representa a Lua e o signo de Câncer.

Profissões: Todas ligadas a arte. Intuição. Assuntos psíquicos. Desenho, música, ficção, imaginação, subconsciente, ator, ensino e orientação.

Saúde: Cuidado com exageros. Fundo nervoso. Doença mental. Somatização. Imaginação.

Elemento: Água

Cor: Azul clara, branca e prateada

Tarot: 14 – 17 – 18

Orixá: Anjo-da-guarda e Pomba gira

Dia da semana: Segunda-feira. (21/01 à 17/02 – período mágico). A festa da família, celebrada pelos pagãos a 14 de fevereiro, coincide com o dia cristianizado de São Valentim (dia dos namorados em inglês), do velho calendário romano. Nesta data os jovens de Roma corriam pelas ruas vestidos com pele de lobo em perseguição a mulheres nuas, a apanhada era chicoteada como um rito de fertilidade. (05/02 à 19/02).

Signo: Câncer

Astro: Lua

Divindade Protetora: Sacerdotisas

Mitologia: Ártemis, As Plêiades e Íris

Personificação: Pessoa introspectiva, sensível, com grande imaginação e criatividade, tem capacidade de guardar segredo, gosta de ensinar e no amor deixa as coisas acontecerem. “Marinheiro de primeira viagem”.

Árvore: sorveira

Flor: rosa



ING

“Ing foi visto inicialmente entre o povo oriental, partindo sobre as ondas com sua carroça. Assim lhe chamaram os guerreiros.”

Nomes: Ing, Ingwaz, Inguz

Letra: NG

Chave: fertilidade; a deusa Ing; nascimentos; novos começos - Ing no inglês antigo significa: “farol”. Ing significava “os dinamarqueses”, que eram um dos principais povos escandinavos a usar as runas tanto para propósitos mágicos como seculares. Runa de conclusão. Recuperação. Novo relacionamento, é tempo de recomeçar.

Significado: Sonhos. Elevação. Deve se desligar das coisas materiais e pensar mais nas espirituais. Saudades. É hora de encontros e reencontros. Notícias do exterior. Conclusão. Realização de um sonho. Fim de um ciclo. Fertilidade. Renovação. É a oportunidade para recomeçar. Deve buscar aquilo que te faz falta.

Exterior. Mudanças. Nascimentos. Novos começos. Novas amizades. Período de extroversão. Regeneração. Luta. Batalha diária. Conquista. Sucesso frente as dificuldades. Decisão legal favorável. Romantismo. Sensualidade.

Sucesso material e espiritual. Criatividade. Sonho. Gravidez. Notícias do estrangeiro. Ciências ocultas. Rejuvenescimento. Intuição feminina. Lua. Inimigos. Desilusões. Notícias do estrangeiro.

Tirar esta runa exige que você se livre de velhos hábitos ou relacionamentos e significa que já tem forças para começar uma nova vida, tanto pode ser um novo amor, como um novo emprego ou o nascimento de uma criança.

O tempo que antecede ao parto pode ser perigoso, portanto, prepara-se para observar tudo com humor, só assim poderá colher os frutos. Conte com a sua intuição.

Levar alguma coisa à uma conclusão satisfatória, manter ou segurar uma conclusão para evitar que os benefícios conseguidos terminem ou sejam tomados pelos outros.

Seu corpo necessita de carinho e compreensão para estar em harmonia com o Universo. Necessidade de contato imediato movido pelo instinto ou saudade. Começar ou recomeçar com novos conceitos.

No amor: Mude de hábitos, saia da rotina, invista em você, na vida social e nos novos relacionamentos. É hora de terminar o seu relacionamento atual, caso estiver com dúvidas, confie em seu bom senso e na sua intuição, pois o destino está a seu favor.

Perto de runas negativas, significa um sonho que é estilhaçado. Uma ligação telefônica não aproveitada ou uma carta que nunca será respondida. Fertilidade - Novos Princípios. É a runa que representa diretamente o hogar, a nostalgia, os irmãos e parentes, o desejo de regressar ao calor do hogar. 

Indica também um período de reflexão, de silêncio, a necessidade de reencontrar as raízes, de redirigir a energia do mundo interior, o Ser Interno. É a runa da retirada, da meditação, da solidão construtiva, a que nos ensina que “não é o mesmo estar sozinho ou sozinha, que sentir-se dessa maneira”.

Na Astrologia: As vibrações desta runa correspondem junto com Gebo ao signo de Escorpião e é uma runa considerada neutra, porém muito profunda se a pessoa que está efetuando a tirada é de um signo de água, o qual indica um aumento de sua percepção interna, de sua clarividência e faculdades mediúnicas.

Invertida: Esta Runa representa a necessidade de compartir, de ser desejado, a busca de semelhanças e o impulso da harmonia nas relações pessoais. Poderia indicar um novo caminho, uma nova relação, uma nova vida.
Inguz simboliza o termino de um período de atraso, a liberação da tensão e a incerteza. É necessário fertilizar o terreno para a liberação. Mantenha os pés sobre a terra e livre-se de qualquer influência indesejável. Este é um bom momento para completar qualquer projeto pendente em tua vida. Sendo assim, te aconselha a dar prioridade.

Profissões: Moda. Arte. Importação e Exportação. Línguas. Decoração. Estética. Terapeuta.

Saúde: Dependências (calmantes). Pulmão. Aparelho respiratório. Angina. Esterilidade. Ansiedades. Está tomando remédios. Capacidade de recuperação. Convalescença. Final de um ciclo na saúde.

Elemento: Terra, Água, Fogo e Ar

Cor: Verde e rosa

Tarot: 18

Orixá: Pomba-gira, Oyá e Inhas 

Dia da semana: Sexta-feira (20/02 à 06/03)

Astro: Lua e Vênus passivo

Signo: Câncer e Libra

Divindade protetora: Ing, o herói lendário

Mitologia: Ártemis

Personificação: “bumerangue”. Pessoa discreta, com sensualidade transparente, trabalhadora, dinâmica, sempre termina o que começa e no amor não suporta dúvidas, o negócio é: “oito ou oitenta”. 

Árvore: junco

Flor: papoula e rosa



DAEG

“O dia é o mensageiro dos deuses; a luz dos deuses significa felicidade e consolo, para o rico e para o pobre.”

Nomes: Daeg, Dagaz, Dueg

Letra: D

Chave: aurora; o dia - Transformação, esteja atento para o aperfeiçoamento constante. Runa de esperança. Dueg era o dia em que o Sol estava mais poderoso, como a magia rúnica achava-se profundamente enraizada na religião solar pagã das tribos saxônicas e setentrionais, este dia era um dos mais importantes, letras rúnicas isoladas ou combinadas eram usadas para encantamentos mágicos, maldições, curas e predições realizadas pelos mestres das runas.

Na aurora e no crepúsculo existe uma oportunidade para a visão de fantasmas, fadas e velhos deuses, pois são nestas horas mágicas em que os poderes da luz e das trevas são iguais. Na tradição pagã, a aurora e o crepúsculo são períodos do dia em que o véu entre este mundo e o outro é mais fino.

Esta runa representa a verdadeira natureza do Universo, onde a luz e as trevas, o bem e o mal, a matéria e o espírito, o macho e a fêmea são polarizados e sintetizados ao mesmo tempo.

Significado: Uma virada de 180º para melhor. Crescimento. Anúncio de momento decisivo. Modificação pessoal. Tempo. Prosperidade. Prenuncia uma mudança radical em seu processo de evolução. Progresso financeiro, bom para mudanças de atitude, novas resoluções, reavaliação de um ponto de vista ou posição.

Transformação de atitudes, novas filosofias e confiança. Ótimo para mudanças. Dinheiro. Uniões com grupos. Competições. Dar a volta por cima. Luz após as sombras. Pode ser uma nova maneira de encarar o mundo ou uma nova filosofia de vida. Uma mudança tão radical que fica impossível continuar com a vida rotineira.

Pode ser que apareça um novo amor, um novo trabalho, novas oportunidades, esta runa anuncia que a escuridão ficou para trás e o sol vai iluminar seu destino, para isso porém, existe muito trabalho a ser feito. Daeg tem o poder de converter runas próximas invertidas em runas de atraso.


Esta é a runa dos começos, das ambições, das rupturas com o velho. Se abrem novos caminhos, indica uma nova vida, a visão se faz mais profunda, mais intensa. Indica uma etapa maravilhosa, que o passado ficou para trás e surgem novas ideias. 

Na Astrologia: É uma runa que junto com Ehwaz formam as runas de Géminis.
Quando ambas runas saem na tirada indica que se está acentuando a força de seus projetos, a facilidade para consegui-los; e se acentua o carisma pessoal.

Invertida: Quando mal colocada significa ação de um rival de má índole que quer lhe prejudicar com difamações; mudanças de vida que levam a circunstâncias desagradáveis; coação; contratempos; evolução retardada ou uma má pessoa nas proximidades.
Profissões: Realização em todas as áreas.

Saúde: Pressão. Boa recuperação. Excelente. Melhorou o estado de saúde após uma doença prolongada. Muito tempo com o mesmo problema de saúde e mudança para pior (quando acompanhada por uma runa ruim).

Elemento: Terra, Água, Fogo e Ar

Tarot: 4 – 7 – 10

Cor: Amarela, laranja e mescladas

Orixá: Xangô e Ogum

Dia da Semana: Domingo. A Páscoa, que é a maior festa cristã de morte e renascimento, deriva seu nome de Eostre, em inglês Easter, a deusa saxônica da aurora e da primavera. Eostre era adorada no equinócio da primavera. Os tradicionais ovos de Páscoa representam a fertilidade e o coelhinho da Páscoa corresponde à lebre, que era um animal sagrado tanto para os celtas como para os nórdicos, como símbolo da Grande Deusa. (10/06 à 07/07 poder) e (07/03 à 21/03).

Astro: Sol, Urano e Nodo Norte

Signo: Leão e Aquário 

Divindade Protetora: Baldur

Mitologia: Dionisio, Ares, e a Esfinge

Personificação: Pessoa com estabilidade no humor, otimista, procura o melhor caminho para alcançar os objetivos, não sofre no relacionamento pois acredita que um novo amor cura a dor de uma antiga paixão.

Árvore: carvalho

Flor: girassol



ODAL – OTHEL – OTHILLA

“O lar é amado por todos, ali, prosperam em paz e gozam de colheitas freqüentes.”

Nomes: Odal, Othel, Othilla, Odala, Othala, Odal

Letra: O

Chave: ancestral; a herança - Odal representa terra ou propriedade herdada. Runa de tradição e de influências ancestrais. Parente idoso. Separação das experiências válidas.

Significado: Ensina que o reino de Deus está dentro de nós mesmos. A verdade final. A força de vontade é tudo, mostre-se como você é. Objetos vindos de nossos antepassados. Notícias de longe. Prestígio. Bagagem.
Proteção. Presentes. Favorece aquisição de objetos de arte. Atenção ao lar. Proteção dos Deuses rúnicos. O velho descartado. Testamento ou herança que beneficiarão. Proteção contra danos a bens materiais, imóveis, heranças, propriedades, casas, terras e antigüidades.

Além de ser a runa do rompimento radical, representa sua herança, tudo aquilo que até agora reivindicou como seu, o lugar na sociedade, os bens materiais que acumulou e mesmo suas próprias crenças, você talvez tenha de abrir mão de algumas dessas heranças para descobrir quem verdadeiramente é.

Deve-se ter muita honestidade. Entender a lei cósmica. Proteção de todos os deuses. Odal encoraja a uma atitude racional e um aspecto prático aos problemas da vida. Bom para investimentos a longo prazo e para cuidar dos mais velhos.


Também representa os caminhos que nos apresenta a vida, uma nova atitude diante do cotidiano em que devemos nos perguntar: O que a vida quer me ensinar com esta prova, ou com esta lição ou com esta surpresa? Significa as grandes montanhas que devemos escalar e conquistar. Deve-se analisar com as outras duas runas para conhecer seu impacto.

No amor: Esta é a runa da separação, pode significar um divórcio, uma viagem, o fim de uma situação, a ruptura de algo, um fim do emprego, ou também o fim de um período mal ou desagradável da vida. Mostra que seu relacionamento está meio ultrapassado, e para tomar uma decisão use seu bom senso e não se deixe influenciar pelos outros.
Invertida: Cuidar dos pais (retornos). Pessoa mais velha que se abandonada poderá tornar-se um pesado fardo. Separações são necessárias para a melhoria de si próprio ou de outra pessoa.

É um aviso para não agir sem pensar. Hora de rompimentos. Atrasos. Frustrações. Corte radical. Possessão. Problemas com propriedades ou heranças. Imprudência, impaciência, descuido, fracasso. Separação radical. Perda de algo ou de alguém. Dias melhores virão. Uma adversidade deixa marcas profundas na alma.

Meios de adaptação e habilidade são os métodos a serem cultivados neste momento, você ainda precisa esperar pelo Universo para agir. Comunicação vã com alguém que não responde.

No amor: A runa aconselha a ser honesto em relação aos seus sentimentos, pois mesmo que isto magoe alguém é necessário separar-se. Às vezes, o rompimento é a melhor solução para o caso, pois, esgotadas as chances, a separação surge como um único caminho viável para o contentamento de ambas as partes.

Conselho: superar os contratempos ensina muito, edifica o espírito, torna você mais adulto e preparado para futuros obstáculos.

Na Astrolgia: Numa jogada astrológica, Odal caindo na casa II indica: posses, terrenos, casas, edifício, um armazém, testamento, apólices, pensões, investimentos a longo prazo, ou grande dinheiro aplicado de forma que só parte dele está disponível. Trata-se de uma runa, geralmente positiva que, quando associada com Fehu, representa o signo de Sagitário, portanto muita sorte nos projetos, sobretudo os de índole econômica.

Profissões: Criatividade. Arte. Esoterismo. Didática. Ocultismo. Oratória. Trabalho físico. Jardinagem. Construções. Trabalhos de reparos. Pessoa que vive o trabalho. Serviços públicos. Governo.

Saúde: Problemas genéticos. Hormonais. Problemas hereditários. Acidentes graves. Notícias de pessoa idosa doente.

Elemento: Terra e Fogo

Tarot: O Mundo XXI (4 – 13 – Ás, do naipe de Paus)

Orixá: Oxalá

Cor: Vermelha, negra e cinza

Astro: Saturno e Júpiter

Signo: Sagitário e Capricórnio

Dia da Semana: Terça-feira e Sábado. (22/03 à 05/04)

Divindade Protetora: Heimdall (?)

Mitologia: Dionisio, Ares e o Olimpo

Personificação: O Santo Graal. Pessoas idosas. Pessoa caseira, apegada à família e ao lar, cuida da saúde, no amor é dedicada, leal e honesta, sofre com a separação.

Árvore: Tojo, arbusto da família das leguminosas, que tem pouquíssimas folhas, espinhos fortes, flores amarelas e vistosas e cujo fruto é uma vagem.


Flor: Violeta e Lírio
 

RUNA BRANCA - RUNA DE ODIN - RUNA DO DESTINO
WYRD – WIERD – WOTAN


“No regaço (colo) dos deuses o que será, será...”

Chave: Karma. Destino. A sina. O desconhecido. O ignorado. O vazio. O inevitável. Esta runa prevê algo ou acontecimentos predestinados que não podem ser mudados. O que não pode ser controlado. Uma maior aceitação e disponibilidade são as respostas que ela exige. Fé e coragem para encontrar o destino, é um teste de fé (é preciso ter fé). Deus Odin. É o passado, presente e futuro integrados em um período único.

O significado de Wyrd numa leitura será, naturalmente, suavizado ou fortalecido pela influência da runa vizinha, e esta determinará se temos uma dívida kármica a pagar ou uma recompensa kármica a receber. Cobranças.
Esta runa representa o inevitável, o que não pode ser mudado, governa o karma, a soma total de nossos atos acumulados desde existências passadas.

Significado: A palavra “Weird” deriva do radical Wyrd e quer dizer fado, destino, sobrenatural, misterioso, estranho, ou incompreensível. Uma outra tradução da palavra Wyrd é “experiência” ou “teste”.

Wyrd era considerado uma divindade à parte, que tecia o destino da humanidade como fios de um tear. O dramaturgo elizabethano Shakespeare chamou em sua peça clássica Macbeth, as três bruxas de Irmãs Weird, representação humana das Nornas. Esta runa rege o alfabeto rúnico.

Wyrd é o nome do grupo das três deusas do destino da mitologia teutônica; seus nomes são: Urd (Urdr) - destino, Verdandi (Verdanki, Verdani) - ser, e Skuld - necessidade, passado, presente e futuro respectivamente interligados entre si.

Como Freya, as Nornas eram um outro aspecto da deusa tríplice, representada como a donzela, a mãe e a anciã. Urd é uma anciã que olha para trás a fim de contemplar o passado; Verdandi é uma jovem que olha para frente imersa no presente e, Skuld tem o rosto coberto por um véu e está sentada numa cadeira com um pergaminho fechado no colo, ela representa o futuro, que é um livro fechado.

As Nornas tinham a missão de encontrar mulheres grávidas para a encarnação das almas.

A runa branca ensina que, se você evoluir, poderá pagar as antigas dívidas e obstáculos do passado serão o passaporte para novos começos.

Ao retirá-la alegre-se, ela diz que você está prestes a entrar em contato com seu verdadeiro destino. Indica que algo deve ser mantido em segredo ou não revelado para o bem do próprio consulente.

Refaça a pergunta outro dia, pois esta, não está pronta para ser respondida. 

No amor: Todo relacionamento é feito de alegrias e tristezas, aprenda a conviver, pois desta forma a união irá se firmar. Se estiver só, ela indica que essa solidão é necessária para o seu crescimento. Também alerta que se determinado passo for dado, a vida do consulente nunca mais será a mesma. 
É a runa mais poderosa do panteón dos deuses vikings. Quando sai esta runa indica que a situação atual se encontra em um momento em que o mais incrível pode acontecer. Espere por um milagre!

Elemento: Fogo

Astro: Marte e Saturno

Signo: Áries e Capricórnio

Divindade protetora: As Nornas, as três deusas da mitologia escandinava, que trabalham nos bastidores tecendo a teia do destino, eram a tríade de deusas que viviam na Árvore Sagrada do Mundo. Wyrd a senhora da sorte e da fortuna.
 

Mitologia: Na mitologia grega as três Moiras ou Fortunas eram fiandeiras. Uma das deusas tecia o fio da vida (nascimento), outra o media (vida) e a terceira o cortava (morte).
 

Representação: As irmãs feias da Cinderela e a Bela Adormecida.


Chegamos ao término dos significados das pedras rúnicas. Nosso próximo estudo será na área da Angeologia.

Acompanhem!

ARANEL DIOR.

0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior