Siga-me no Twitter RSS FEED

Pedras Rúnicas - Parte 3

HAEGL


“O Granizo é o mais branco dos grãos. Ele despenca do céu, rodopia ao vento e torna-se água.”

Nomes: Haegl, Hagall, Hagalaz
 
Letra: H

Chave: o ar, o granizo, a Natureza - Liberação, a estratégia é a retirada. Fortemente ligada aos acontecimentos naturais da natureza. Runa de interrupção. As energias destruidoras. Forças que estão fora do controle humano. Um ato de Deus.

Significado: Haegl era neve, granizo e gelo, que estavam sempre presentes no clima frio das terras do norte. Constituíam também a defesa natural dos gigantes e demônios de gelo, que ficavam a espreita, durante as nevascas, para derrubar os viajantes incautos. Esta runa é chamada de runa do ar porque o poder do Wyrd flui como o vento, ele pode ser uma brisa e no instante seguinte, um vendaval.

Ao conhecer as forças do destino que moldam nossa vida e lhe dão significado, o buscador da verdade percebe o eterno ciclo de morte e renascimento que sustenta o cosmos. Por essa experiência mística o buscador torna-se cônscio do padrão divino subjacente à realidade e o papel que ele ou ela desempenha como entidade microcósmica dentro do macrocosmo maior.

Como significação encontramos as seguintes conexões: Existe uma barreira. Tempo. Rupturas favoráveis. Teimosias. Limites. Atrasos. Demora. Os benefícios de um rompimento. Doenças. Força elemental. Força natural. Planos atrasados por falta de tempo ou que não estão prontos para serem realizados. A sorte vai estar a favor na hora certa. Atrasos e contrariedades que estão fora do controle, conte com você para resolver seus problemas. Descuido. Irresponsabilidade.

Significa um desejo de mudança e liberdade, mas é preciso libertar-se da realidade material e viver as emoções mais profundas do seu mundo interior. Tudo parece estar fora de controle, o rompimento pode ser de fato a melhor saída, destruindo o que já parecia garantido.

Compreender que a vida num universo material impõe certas limitações naturais sobre nós. Não se esqueça de que o que está lhe acontecendo é necessário para seu crescimento pessoal. Decisão ou resultado final nas mãos de outros. Existem problemas, planeje melhor para contorná-los. Deixe a teimosia e recue, ceda, aceite a derrota como uma lição de vida. Quebra de uma ligação.

No amor: Você se acomodou no relacionamento, as coisas e os sentidos mudaram e agora não é mais possível levá-lo adiante. Você precisa de uma definição para deixar a pessoa amada tranquila. Esforce-se, pois sua mudança interior provocará modificações à sua volta.

Esta é uma runa de rupturas, indica que podem ocorrer separações, estacionamentos no que se pergunta, talvez separações, catástrofes, divórcios, tristezas, tormentas de todo tipo, ou também um período de crescimento interno.

Invertida: Em geral, quando sai esta runa indica que há obstáculos no que se está plantando e que as soluções não serão fáceis, há que associá-la com as outras duas runas da tirada para averiguar, no momento, o que é que está ocorrendo e onde está o impedimento ou estancamento.

Na Astrologia: Quando se associa com Uruz ambas formam as runas de Áries. 

Profissões: Procure ajuda de um místico ou de religiosos para lhe esclarecer profissionalmente. Forme uma equipe e planeje metas. Salto de varas. Rede de vôlei. 

Saúde: Doença séria ou acidentes derivados da própria pessoa, ex.: sabe que não pode beber, mas o faz... Problemas de saúde causados por acidente. 

Elemento: Ar 

Tarot: 9 – 22 – 20

Santo: Iroko – senhor do tempo e destino. 

Dia da semana: Sábado. (13/05 à 09/06 fertilidade) e (08/08 à 22/08) 

Cor: Negra e cinza

Signo: Capricórnio

Astro: Saturno passivo

Divindade Protetora: Gigantes, Loki

Mitologia: Cronos, o poeta

Personificação: Pessoa mística, incansável, sugestionável, submissa, vigorosa, lutam pelo amor mas rompem facilmente; o seu ponto fraco é a falta de planejamento. (uma mesa, o básico, o alicerce)

Árvore: espinheiro.

Flor: cravo e lírio.



NYD

“A necessidade é constrangedora, mas muitas vezes pode ser uma ajuda, se atendida a tempo.”

Nomes: Nyd, Nied, Nid, Naudiz, Naudhiz, Nauthiz, Nauthiz, Naut
 
Letra: N
 
Chave: necessidade - Opressão, tire lições da vida. Runa de necessidade. É preciso precaver-se. Precisão e compulsão. Você é avisado da derrota, ciente, reúna as forças e lute. Urge precaver-se contra a cobiça e recomenda-se cautela em todos os planos. 

Significado: Nyd era a necessidade que leva homens e mulheres a realizar façanhas impossíveis, pois nos tempos dos saxões e vikings a sobrevivência era algo bastante difícil. No final de agosto, agradecia-se a boa colheita com a celebração de ritos de Frey. Essa festa foi cristianizada como o dia de São Miguel e desde o século XIX a igreja celebra sua própria festa da colheita nesta época.

Às vezes, nós temos premonições, são intuições ou instintos de sobrevivência, avisos do plano astral, é o destino que está lhe avisando de que algo irá acontecer na sua vida. Esta runa nos ensina que as posses materiais não devem ser procuradas a ponto de converter-se em obsessão. Se o buscador se libertar dos grilhões do materialismo, poderá reconhecer que existe uma dimensão espiritual paralela ao mundo material.

Sofrimento. Sacrifício. Aprenda com a adversidade. Constrangimentos. Dor. Precaução para realizar negócios, porque forças do destino estão agindo. Cautela e reflexão em todas as situações. Paciência. Analise-se em que você pode mudar para deixar de atrair problemas. Objetivos a longo prazo. Impedimentos. Constrangimentos. Dor. Dificuldades no amor. Agir com sabedoria e espiritualidade. Pensar bem. Amor dobrado. É hora de se consertar, de pagar velhas dívidas, de buscar harmonia e equilíbrio. Às vezes indica casamento com uma pessoa que já tenha filhos.

“Quando os pescadores não podem ir ao mar, eles consertam redes...”

Identifica nossos lados sombrios, facetas onde nosso crescimento está bloqueado, causando fraquezas que costumamos projetar nos outros. É preciso ter paciência, tudo acontece no seu devido tempo. Você se deve examinar e descobrir dentro de si mesmo o que faz para atrair a má sorte.

No amor: o equilíbrio do relacionamento virá só com uma conversa franca, pois existem atritos aparentemente sem motivos.

Significa o freio, um período em que as coisas se atrasam, se detém, algo que impede que marchem bem ou que corram suavemente. Indica um aviso de algo que poderia suceder pronto para entorpecer planos ou projetos. As lições da vida se adquirem através do esforço, de provas. É uma runa de restos que devem enfrentar-se, de metas que devem alcançar-se, pressagia alguns momentos difíceis.

Na Astrologia: É uma runa neutra quando se associa com Isa ambas formam as runas de Aquário. 

Invertida: Representa demanda. Impaciência e julgamento precipitados levam ao desastre. Depressão. Melancolia. Má conduta. Angústia. Pessimismo. Cinismo. Grande força mal empregada pelo consulente.

Não seja precipitado. Controle seus impulsos. Tenha paciência. Esforce-se para pensar positivamente. Controle a raiva. Restaure seu caráter. É preciso chegar ao fundo do poço para emergir para uma nova vida, basta apenas controlar sua raiva, manter sua fé e apostar no bom humor.

No amor: Esforce-se para melhorar a relação e reconheça seus limites e os da pessoa amada. Poderá haver uma separação dolorosa. É nessas horas que reconhecemos que a verdadeira felicidade sempre esteve próxima da gente, é tempo de meditação, reunião das forças, para uma nova etapa, sem deixar-se levar pela derrota. Sua consciência não lhe dará paz enquanto não corrigir o erro. 

Profissões: Momento de espera. Psicologia – entender as pessoas para não sofrer.  

Saúde: Preservar a saúde. Cuidados. Riscos. Diabete. Câncer. Todas as doenças hereditárias. Problemas digestivos e estomacais.

Elemento : Terra

Tarot: 12 – 16

Santo: Obá

Dia da semana: Sábado. (18/02 à 17/03 conhecimento) e (23/08 à 07/09) 

Cor: Negra e cinza 

Astro: Saturno ativo

Divindade Protetora: Loki

Mitologia: Prometeu, a ira de Possêidon

Personificação: Pessoa paciente, persistente, negativista, fria e briguenta.

Árvore: freixo

Flor: cravo



ISA

“O gelo é frio e escorregadiço e cintila qual vidro, qual gema. O campo coberto de geada é belo de ver.”

Nomes: Is, Isa, Isaz
 
Letra: I
 
Chave: gelo - É tempo de congelar, para descongelar no tempo apropriado. Esta runa significa espiritualmente a passagem do buscador de um estágio de desenvolvimento a outro, pois o gelo é a água congelada. Os aspectos negativos da runa Isa são harmonizados por uma visão da beleza da natureza em sua glória invernal. Saber renunciar e demonstrar coragem e sabedoria.

Significado: Runa de Preservação. Ficar sozinho para reflexão. Isolado. Obstáculo. É tempo de parar. A pausa. A parada. Ser respeitado. Paciência. Esfriar. Conservar. Discrição. Conhecimento. Precaução. Período de gestação. Campo amoroso e afetivo sem o apoio desejado. Suspenso de planos. Sacrifícios. Renúncias. Não contar com os outros, nem com amigos.  

O inverno chegou à sua vida, todos os seus planos estão congelados, tudo está em suspenso, embora você possa não perceber a situação em que se encontra. Não tente forçar qualquer situação, procure descobrir o que o mantém apegado a este momento e jogue fora o que está velho. Não fique ansioso, pois renunciar na verdade, pode significar coragem e sabedoria. Lembre-se, neste momento não conte com o apoio dos amigos. Um obstáculo ao progresso. Arrefecimento emocional de um relacionamento.

Invertida: Desavenças com amigos ou parentes. Congele momentaneamente seus planos. Congele, preserve, guarde, mantenha as coisas como estão.

Quando colocamos algo no “gelo”, o submetemos a uma inatividade temporária, de acordo com o desenrolar dos acontecimentos, nós o “retiramos do gelo”.

No amor: Mesmo não estando satisfeito com o relacionamento, você insiste em continuar, porque tem medo de ficar só. Porém Isa traz inteligência e coragem para mudar essa situação, ou seja, aceitar a necessidade do rompimento, respeitando assim seus sentimentos e partir em busca de seus ideais afetivos.

É a runa do gelo, e que nos indica que devemos esperar, congelar a ação, não ser impetuoso, não dizer nada nestes momentos, aguardar, a quietude passiva a que indica esperar e ver.

É a runa da indiferença, da falta de desejo inclusive do desejo sexual, da apatia e segundo apareça em sua tirada de três runas para uma semana (espaço de tempo) indicará que deve congelar algum projeto específico. Por exemplo, se sair a runa junto a Fehu indica que deve aguardar em algum projeto econômico, se sair junto a Gebo que deve esperar antes de associar-se com alguém, se sair junto a Ansuz que deve esperar ou aguardar antes de assinar um papel ou contrato. 

Na Astrologia: Quando se associa com Nauthiz formam as runas de Aquário, e é uma runa neutra. 

Profissões: Áreas de ensino em geral. Terapia.
Saúde:
Tensão nervosa e enxaqueca. Esterilidade. Impotência. Frigidez. Estagnação emocional.  

Elemento: Ar 

Cor: Azul, violeta e púrpura

Tarot: 5 – 9 – 6 e 4 de espadas

Santo: Oxalá

Dia da semana: Quinta-feira. (28/10 à 21/11 – morte). Ao passo que a aproximação do inverno, presidido pelo poder cósmico do gelo, era comemorada no equinócio de outono, final de setembro. (08/09 à 22/09) 

Astro: Júpiter passivo

Divindade protetora: Mimir

Mitologia: Zeus, Cronos

Personificação: Pessoa introspectiva, gosta de isolamento e dispensa badalações, tem personalidade íntegra e no amor é capaz de suportar para não ficar só.

Árvore: Teixo

Flor: violeta



EOLH – ALGIZ

“O carriço cresce no brejo, florescendo na água, queimando o sangue de quantos o tocam.”

Nomes: Eolh, Elhaz, Algiz
 
Letra: Z

Chave: Proteção, o Alce - Poder criativo. O Junco. Desafio, as emoções devem ser controladas. Runa de espiritualização. “Pedra da cura”. Afastamento de influências negativas. Dá o poder de resistência do Alce. Defesa e proteção otimista. Representa o caminho positivo do homem em direção ao divino.

Significado: Eolh era uma runa mágica que servia para manter invasores afastados de uma propriedade privada ou para proteger o usuário da mesma de qualquer perigo. Eram esculpidas sobre as tumbas ou em pedras que escondiam as cinzas cremadas de sacerdotes ou líderes tribais importantes, usadas para repelir o olho do demônio.

Paz e amor. Abertura de caminhos. Proteção contra maus pensamentos. Mudanças. Progresso profissional. Favorece relacionamentos com base na amizade ao invés da atração física. Controle de emoções. Autocontrole. Mudanças rápidas. Novas oportunidades. Tenha em mente a certeza de seu progresso. Novos desafios. Um novo hobby, trabalho ou amizade. Guardiões, anjo-da-guarda. A grande taça. Ser alegre. Saber dar.

Agir no tempo certo e ter conduta correta, são proteções verdadeiras. A runa da proteção, da vitória, da novas oportunidades e desafios, mas é preciso controlar as emoções, não negar os problemas e enfrentá-los com valentia.
Esteja sempre de guarda, alerta para o que possa acontecer. Há momentos em que a razão deve prevalecer sobre o coração, o que o coração clama, deve ser controlado, a profunda atração física castrada e dominada para evitar sofrimento posterior.

No amor: procure aprender com a situação. As oportunidades e os novos caminhos são características desta Runa.

Com ela chegam também influências indesejáveis das quais é necessário proteger-se. Aqui sua máxima proteção é atuar apropriadamente no momento certo. Se sentir dor nestes momentos, não negue nem trate de esconder-se do que acontece. Observe e aprenda sentir e liberar: se permita sentir, e mais rápido poderá soltar. Algiz te recorda que progredirá, e saber isso poderá servir-se protegido nos momentos de dúvida.

Invertida: Proteção geral, mas pensar antes de aceitar uma oferta. Uma oferta que deve ser recusada. Uma pessoa a ser evitada. Não assuma responsabilidades que não lhe dizem respeito. Confusões mentais e emocionais. Não se sobrecarregue com os problemas dos outros, e seja mais cordial. Ganância. Ingenuidade. Corre o risco de ser liquidado. Perigo proveniente de estranhos. Pessoas que iludem devem ser evitadas. Perdas materiais irrecuperáveis. Cuide de sua saúde. Análise melhor sua sociedade e amizades, se necessário, desvencilhe-se delas para proteger-se. Vulnerabilidade.

Você pode não vencer, mas nunca perderá, pois ganhará aprendizado. Você conhecerá uma pessoa do sexo oposto que lhe exercerá uma atração física irresistível, fuja desta influência. O que lhe aparecer em frente deve ser recusado, seja trabalho, presente, uma oportunidade ou um novo amor.
Pode ser que você se envolva num triângulo amoroso. Anuncia talvez um envolvimento com alguém comprometido, não se iluda e mantenha-se consciente da situação, adverte também sobre um relacionamento onde você é apenas usado e que deve romper este elo o quanto antes. Você encontrará em seu caminho pessoas que tentarão persuadi-lo.

Profissões: Propício para todos os tipos de profissão. Campo artístico. Publicidade. Comunicação. Escritores. Rádio. Televisão. Turismo. Área acadêmica e artística. 

Saúde: Boca. Dentes. Pernas. Pés. Cuidado com contágios e anestesias. Doenças venéreas. AIDS. Diagnósticos confusos. Frustrações sexuais. Drogas. Consultar outros médicos. 

Elemento: Água. Ar. Masculino e feminino

Cor: Azul esverdeada e violeta

Pedra: Âmbar

Tarot: 6 – 14 – 15 – 17 – 18

Orixá: Oxossi

Signo: Peixes

Astro: Júpiter e Vênus

Dia da semana: Quinta-feira e sexta-feira. No dia 11 de novembro é consagrado aos Heróis Tombados e coincide com a nossa moderna cerimônia do Armistício, destinada a lembrar os mortos das duas guerras mundiais. (02/09 à 29/09 – elevação) e (08/11 à 22/11)

Divindade protetora: Tyw e Thor

Mitologia: Artemis, a escolha de Hércules, Íris, Pam, As Plêiades

Personificação: Um garfo. Uma flor. Uma pessoa com as mãos na cabeça ou erguendo-as para cima, espreguiçando. Pessoa amorosa, disposta para se sacrificar pelo próximo, caridosa, ágil, inquieta, no amor é instável e gosta de se envolver com pessoas comprometidas. 

Flor: jasmim e rosa. Plantas carnívoras. Cactos.

Árvore: amoreira preta.


Continua...

0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior