Siga-me no Twitter RSS FEED

Terapias Alternativas - Parte 2


Veja quais são as principais terapias alternativas e o que elas podem fazer por você.


Acupuntura

O que é: Por meio da colocação de agulhas finíssimas, bastões de moxa-bustão ou ventosas em pontos ao longo do corpo, se etimula o fluxo de energia. Os pontos dessa rede, mapeada pelos orientais, estão localizados em regiões de terminações nervosas. em situações de dor, os estímulo desses pontos promove a liberação de endorfinas, substâncias que funcionam como analgésico.

A que se destina: A Organização Mundial da Saúde listou a prática como eficaz para mais de 107 doenças e sintomas. Seu uso mais conhecido é no alívio de dores agudas e crônicas - de uma crise de enxaqueca à artrite.
Tem cobertura dos planos de saúde.



Florais

O que é: Prega o equilíbrio das emoções por meio da energia das flores. Os florais mais conhecidos levam o nome do médico inglês Edward Bach, criador do método.

A que se destina: Os florais podem ser usados para aplacar emoções pontuais, como o excesso de ansiedade ou uma crise de ciúmes. Nos processos de cura mais profundos, as essências agem em parceria com outros tratamentos.


Fitoterapia

O que é: Tratamento à base de plantas. Para prescrever as receitas, é preciso estudar a fundo os efeitos das ervas. É uma prática comum na medicina indiana e na chinesa por meio de infusões, extratos, cápsulas, compressas e outros.

A que se destina: Principalmente a doenças como resfriados, dor de cabeça, cólica, insônia e problemas digestivos.


Hidroterapia

O que é: Terapia por meio da água - pela ingestão de águas terapêuticas ou por terapias feitas dentro da água, como watsu (espécie de shiatsu dentro de piscina aquecida) ou banhos. É usada pelo homem desde a Antiguidade.

A que se destina: Indicada para relaxar - a água quente promove o aumento da dilatação dos vasos e reduz a tensão dos músculos. Reduz o estresse, a ansiedade e age como um coadjuvante nos tratamentos de depressão e problemas articulares, musculares e do sistema nervoso. Especialmente utilizada pela antroposofia.


Homeopatia

O que é: O termo foi criado pelo médico alemão Samuel Hahnemann (1755-1843). O nome vem do grego e significa "conformidade de afecções ou sentimentos", o que traduz seus princípios: promover a cura, provocando sintomas semelhantes aos da doença e não pelo combate dos sintomas, como na alopatia. Isso é feito pelo uso de medicamentos que passam pelo processo de dinamização - sucessivas diluições do princípio ativo em álcool. Para a homeopatia, a doença se inicia na alma.

A que se destina: Para qualquer tipo de problema. A idéia é fazer o organismo voltar a seu equilíbrio. Tem cobertura dos planos de saúde.

Musicoterapia

O que é: Um tratamento por meio da música. Foi criada nos Estados Unidos, após a Segunda Guerra Mundial, por psiquiatras de um hospital para veteranos da guerra. a música atua nas emoções e provoca estados de alteração e percepção capazes de acelerar ou reduzir os batimentos do coração. Induz à calma e à meditação. É sabido que músicas de compositores como Vivaldi e Mozart produzem o bem-estar e a calma. Já Beethoven e Wagner aceleram as batidas do coração.

A que se destina: Muito usada para reduzir a ansiedade.


Terapias Corporais

O que é: Técnicas como Rolfin, a Reeducação Postural Global (RPG), a osteopatia e a quiropraxia. Trabalham com o alongamento dos músculos por meio de manipulação pelo terapeuta, posturas e exercícios de respiração. A maior parte foi desenvolvida na metade do século 20 e tem como princípio que o corpo expressa muito dos problemas e estados emocionais.

A que se destina: Principalmente aos que têm dificuldade de boa postura, desvios de coluna, tendinite, artrite ou artrose. Alguns planos de saúde oferecem cobertura.


Continua...


0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior