Siga-me no Twitter RSS FEED

Há um Herói em Você. Quer Conhecer? - Parte 1



Como nos mitos e contos de fadas, nossa vida pode ser traduzida como uma grande aventura, em que o papel de herói nos serve como uma luva. A cada dia, vencemos leões e dragões e, ao fim, encontramos o tesouro da felicidade. Como o sucesso da jornada depende do perfil do personagem, faça o teste no final desta matéria e descubra o que mora dentro de você nesta fase da vida.

Em livros e filmes, via de regra, segue assim: o herói, geralmente um cavaleiro corajoso, parte de sua terra natal e sai pelo mundo para viver incríveis aventuras. No caminho, se embrenha em uma floresta mágica, enfrenta o dragão, liberta a princesa, é encantado por uma feiticeira para finalmente voltar transformado a sua terra natal.

Embora  essa jornada seja quase sempre solitária, seu esforço é premiado com um tesouro ou a mão da donzela libertada. Na volta, o herói é recebido com festa, aclamado por sua bravura, o que lhe dá um sentimento de plenitude e comunhão - consigo mesmo, com as outras pessoas e com o mundo.

A saga do herói é, em essência, a história de todos nós. À primeira vista, a aventura de nossa vida pode não parecer emocionante como a dos personagens das telas e dos contos de fadas. Mas pense em quantas situações temos que matar um dragão, na luta pela sobrevivência, ou somos enfeitiçados por magos atraentes. Quanto tempo não ficamos encarcerados na masmorra do castelo em atividades tediosas no trabalho do dia-a-dia?

O caminho do herói simboliza a jornada que todo ser humano precisa empreender em direção ao que o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1961) chamou de individuação. É a busca por desenvolver nossa singularidade, descobrir e explorar nossos potenciais a fim de nos tornarmos seres únicos.

Trilhar esse caminho pode durar uma vida e começa cedo. A princípio, a criança não enxerga a separação entre ela e a mãe, mas à medida que cresce, aprende a ser independente e desenvolver seu pensamento original.



Imagens Compartilhadas


Todos nós queremos e precisamos encontrar, senão o sentido da vida, ao menos o sentido de nossa própria vida para que possamos descobrir formas de viver e sermos fecundos, efetivos e autênticos.

Ao caminharmos rumo à autodescoberta, nosso herói interno pode assumir várias faces. Essas facetas correspondem a arquétipos - outro conceito formulado por Jung: padrões de comportamento que fazem parte do inconsciente coletivo e são compartilhados por toda a humanidade em todos os tempos.

Os contos de fadas e as lendas mitológicas, por exemplo, são povoados por arquétipos que representam tipos de vivências e modelos de conduta. O próprio herói é um arquétipo e, como ele, o mago, o sábio, a bruxa, o guerreiro e o bobo da corte, que fazem parte de nossa natureza. Cada arquétipo simboliza uma visão de mundo e um objetivo que dão significado à existência.

Entre os diversos arquétipos, selecionamos seis que, sob nosso ponto de vista, se manifestam em maior ou menor grau em algum momento na vida de todas as pessoas: o Inocente, o Órfão, o Nômade, o Guerreiro, o Mártir e o Mago.

Podemos reconhecê-los até mesmo fisicamente. É fácil identificar a figura do Mártir em alguém que anda encurvado, como se carregasse o peso do mundo. Ou reconhecer o Guerreiro em uma pessoa batalhadora, que enfrenta a vida com garra e coragem.

Outro ponto importante é que vários arquétipos podem se manifestar ao mesmo tempo na vida da pessoa.

Fazendo o teste aqui proposto, você reconhecerá quais desses arquétipos regem seu comportamento. Com essa noção, é possível identificar os padrões de sua jornada heróica e, caso seja preciso, redirecioná-la para se sentir íntegro e completo.


Continua...

0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior