Siga-me no Twitter RSS FEED

As 7 Chaves de Leonardo Da Vinci - Parte 3



5 - Arte & Scienza - Cultive o Equlíbrio

O que faz de Mona Lisa uma pintura tão fascinante? Um dos fatores é, certamente, o feito de Leonardo conciliar arte e ciência, a habilidade técnica e o conhecimento da anatomia com a fantasia de criador. Dono de uma arguta mente científica, interessado em física, química e matemática, ele aconselhava seus estudantes a contemplar formas abstratas, como nuvens e fumaça, como um estímulo à imaginação. O ar ambíguo de Mona Lisa a tornou um símbnolo universal da representação entre masculino e feminino, luz e sombra, energia Yin (ativa e assertiva) e Yang (passiva e receptiva). Segundo Michael Gelb, é um modelo de comportamento que significa saber discernir os momentos em que devemos ser pacientes e receptivos ou impetuosos e empreendedores.

6 - Corporalitá - Alimente a Integração

A famosa ilustração de Leonardo chamada Homem Vitruviano (veja acima) se tornou um símbolo universal da integração de mente, corpo e espírito. Apesar da busca pela beleza, em seus estudos de anatomia o artista procurou entender os segredos do corpo e, assim, alcançou uma nova compreensão da saúde e da cura. Criador dos primeiros estudos sobre a simetria facial e corporal, as dissecações lhe renderam o entendimento quase perfeito da métrica e espaços entre os muitos orgãos do corpo e da face, lhe rendendo no final o título de gênio da pintura.

O Entendimento que é quase uma profecia da abordagem holística (de holos, "todo" em grego) da medicina atual. "Os antigos chamavam o homem de microcosmo", escreveu Da Vinci, "e com certeza o termo foi bem escolhido". Tanto que ele aconselhava: "Aquele que deseja manter-se em boa saúde deve evitar estados de espírito soturnos e manter a mente alegre". Leonardo cultivava esse viés holístico em seus estudos, sempre procurando estabelecer conexões e compreender a relação entre as partes no todo. Por isso, em seu livro, Gelb nos convida a entener o corpo não só como um templo do espírito  mas como um sistema de energia, cujo fluxo deve estar em harmonia com o do mundo ao redor.

7 - Connessione - Pratique o Amor

Em inúmeras pinturas de Leonardo, especialmente as Madonas, transparece a intenção de retratar a face do amor divino. Para ele, o amor era a força por meio da qual se conectava a todo o resto. tanto que escreveu: "O amor por si só me recorda de que é somente o amor que me faz consciente". Em seus quadros, ao retratar com precisão a natureza, ele revelava seu amor pelas criações de Deus. Embora tenha se baseado em observações e análise científicas, e não ek filosofia religiosa, a intuição de Leonardo sobre o padrão que liga tudo também se reflete na sabedoria espiritual universal. Por isso, sua lição é aprimorar conscientemente nossa conexão com algo maior que nós, todos os dias, por meio da prática do amor e de virtudes como gentileza, perdão, compaixão e caridade. Assim, disse Leonardo, "a virtude é nosso verdadeiro bem e a verdadeira recompensa daquele que a possui. Ela encontra abrigo num coração nobre, assim como os pássaros nos galhos floridos das árvores".



Fim.:.

 

0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior