Siga-me no Twitter RSS FEED

As 7 Chaves de Leonardo Da Vinci - Parte 2




 1 - Curiositá - Busque a Verdade

Na busca de compreender a origem da vida e os mistérios da criação, Leonardo estudou incansavelmente o corpo humano. Exemplar da curiosidade do artista, seu desenho do embrião humano foi a primeira representação do tema. Ele mostra como todos nascemos com o desejo de saber e buscar a verdade. No livro, Gelb afirma: cada criança nasce com um potencial de genialidade, que, na maior parte dos casos, é perdido gradativamente ao longo dos anos. No livro, o consultor salienta que um dos passos para resgatar essa semente original é se tornar de novo uma criança, procurando observar o mundo e os outros com o olhar infantil da inocência, do não-julamento e do interesse a respeito da vida.


2 - Dimostrazione - Assuma a Responsabilidade

Leonardo ajudou a construir uma visão de mundo original, baseada na observação e na experiência. Numa época em que prevaleciam o obscurantismo e os dogmas impostos pela Igreja, o artista sofreu inúmeras acusações. Porém, nunca perdeu a coragem de persistir em suas pesquisas, considerando-se responsável por seus próprios julgamentos e procurando libertar-se de idéias e opiniões preconcebidas. "A maior ilusão que acomete o homem vem de suas próprias opiniões", escreveu em seus cadernos. Ao cultivar o princípio da demonstração, ele mostrava que somos responsáveis por nossos atos, pensamentos e intenções. Ou seja, quando nos tornamos artífices dos resultados de nossa vida, fazemos escolhas mais sábias.

3 - Sensazione - Aguçe a Percepção

Podemos desenvolver a percepção refinando os sentidos, como fez Leonardo. Assim, ele viu coisas que ninguém mais era capaz de ver, como os detalhes dos movimentos de um pássaro e as nunaces da luz do pôr-do-sol, que reproduziu em seus quadros. Para isso, alimentou sua sensibilidade perceptiva: trabalhava ao som de boa música, apreciava a textura dos tecidos, criou sua própria colônia (feita de lavanda e água de rosas) e se cercava de elegância e beleza. Fazia tudo isso não só para gozar tais prazeres, mas porque acreditava que "os sentidos são os sacerdotes da alma", conforme escreveu. Para elevar a sensazione ao nível  espiritual, é preciso despertar nosso olhar interior, ficar atento ao momento presente e sentir a alma de cada criatura viva, enxergando em cada uma delas, a obra do criador, como fez Da Vinci.

4 - Sfumato - Enfrente a Sombra

Essa palavrea, derivada do latim fumus, descreve a qualidade brumosa e misteriosa das pinturas de Leonardo - e o melhor exemplo é a Mona Lisa. O efeito era completamentado por outra técnica criada por ele, o chiaroscuro, o dramático contraponto de luz e sombra. Em muitas de suas obras, as figuras emergem da escuridão para a luz, da mesma forma que o artista representava o lado negro da natureza humana - inclusive o seu próprio. No século 20, o psicólogo suiço Carl Jung, referiu-se a esse lado escuro como a sombra, enfatizando que, ao reprimi-la ou negá-la, só aumentamos seu poder. Como ela é inconsciente, para canalizar sua energia em direções positivas, diz Gelb, precisamos reconhecer o que projetamos sobre outras pessoas e começar a reconhecer as manifestações de juízos exageradamente negativos sobre os outros, os sentimentos de inveja ou superioridade e as ações movidas pelo impulso cego.


Continua...

0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior