Siga-me no Twitter RSS FEED

Incenso faz bem?

Posted in
(Só de ver muita gente já começa a ter coriza... Mas não precisa ser assim, é só ficar antenado com a fórmula com que eles são feitos!)

Depende da qualidade do produto, da quantidade de fumaça no ambiente e das suscetibilidade de cada um. 

Um bom incenso, num ambiente ventilado, pode certamente perfumar, relaxar e inspirar a meditação. 

(Uma loja na Índia mostrou como é feito o incenso.)

Mas, entre os que têm asma e rinite, por exemplo, basta o perfume do incenso para irritar a mucosa e acionar espirros, coceira no nariz, tosse seca, coriza, chiado no peito e até falta de ar. 

Isso vale para crianças e adultos que já têm a doença instalada. 

(A preocupação sobre os incensos é importante em países onde essa prática é difundida. Na ilha de Taiwan, República da China, essa preocupação levou profissionais de sua Universidade nacional a determinar os níveis toleráveis de fumaça suportáveis ao ser humano. A descoberta esbarrou no fato que é muito importante a procedência do material e o tempo de exposição do indivíduo à fumaça. Hoje, avisos nas entradas dos templos informam o tempo necessário na exposição em recintos defumados, e sacerdotes são treinados para socorrer e fiscalizar os visitantes para não ultrapassarem o tempo prescrito.)

Uma pesquisa da Universidade Nacional de Cheng Kung, de Taiwan, descobriu na fumaça do incenso agentes químicos cancerígenos. A medição foi feita num templo budista abafado, onde se enxergava pouco mais de um palmo tamanha a fumaceira!

Há muitos tipos de incenso.

(Não importa sua religião, incensar faz parte de todas elas, acima preparação para a missa numa igreja católica...)

Na Índia, os mais puros são de esterco de vaca, resina de olíbano e óleos essenciais. As varetinhas perfumadas comuns são, em geral, feitas de carvão, pós de bambu, cola vegetal atóxica, óleos essenciais naturais e fragrâncias artificiais.

(Sumo Sacerdote judeu incensando para Jeová...)

(Ritual hindu, onde a fumaça também faz parte... O incenso ou a fumaça, seja de um sacrifício, seja como oferta e queima de plantas ou frutas, são uma dedicação do ofertante para com sua divindade máxima.)

Se a caixinha custa menos de 3 reais, desconfie. 

A cola pode ser tóxica e a essência ruim, misturada com solvente para, economicamente, diluir sua concentração. 

(Preparação da abertura e dedicação do espaço num ritual do Candomblé. A fumaça representa a intenção do adepto e suas orações. Elas se espalham pelo vento, pois o elemento Ar é o hálito e imanência de Deus. A fumaça purifica, quando utiliza-se ervas específicas para perfumar o lugar a ser consagrado, dependendo da orientação de cada religião.)

A rigor, qualquer material orgânico que queime a menos de 1000 graus libera monóxido de carbono (CO2) - incluindo os bons incensos e até o bucólico forno a lenha. 

(O vídeo acima não é dinâmico mas sintetiza em 4 min o que é o gás carbônico e como nos intoxicamos com ele.)

Em excesso, o CO2 pode provocar vasoconstrição e, lá na frente, dor de cabeça. É recomendável, portanto, optar por incensos de qualidade e manter o ambiente ventilado quando acendê-los. 



.:.


0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior