Siga-me no Twitter RSS FEED

Descobrindo seu Tibete - Parte 2

Posted in
(Apesar do território do Tibete ser vasto e grandioso, a dificuldade em transpor os acidentes geográficos e a altitude, tornam sua exploração uma tarefa impossível. Atualmente, além de tímidas viagens por terra, a ferramenta mais utilizada são imagens por satélite.)

O Tibete, até 2003, proibido ao turismo, mantém-se como uma das regiões menos exploradas da Terra. 

Seu vasto território, de tamanho aproximado ao do Estado do Pará, exibe alguns dos lagos mais altos do mundo, que se elevam até 4.500 metros.

(Lago Manasoravar situado numa altitude de 4.556 m é o lago de água doce mais alto do mundo.)

Também brotam nos vales pelo menos meia centena de montanhas com mais de 6 mil metros. Entre elas, a exuberante Qomolangna, a "Deusa Mãe" - que conhecemos como o pico mais alto do planeta, o Everest.

(O Monte Everest com altitude de 8.848 m acima do nível do mar é um dos montes mais altos do mundo e continua crescendo pelo movimento das placas tectônicas. Um dia ele irá desabar em si mesmo, pelo próprio peso acumulados, mas até lá, ele será reverenciado como Qomolangna, A grande Mãe.)

A paisagem tomada pelas montanhas nuas e pelos platôs desolados, entretanto, ganha cor com as bandeiras de prece que tremulam aos ventos pelas trilhas e vilarejos remotos.

Em constante movimento, elas realçam a atmosfera de espiritualidade do Tibete, trazendo escritos os mantras sagradas, que estão profundamente enraizados no budismo tibetano. 

(Bandeiras de Oração no Tibete. Elas conferem um ar de festa e cor às ruas e templos da região. Como no Brasil, quando o visitante vai à Salvador e deixa ali uma fita na igreja do Senhor do Bonfim, ali o mesmo ocorre, o visitante deixa uma oração ao vento pedindo sorte, paz e uma boa viagem.)

De forma sutil, os mantras teriam a capacidade de alterar a mente e provocar uma conexão com Buda, ou um ser iluminado.

Uma das invocações mais comuns nas bandeiras de oração é Om Man Padme Hum, que possui importante significado. Sua constante recitação ajuda a concentrar e a focalizar a mente na meta primordial: atingir altos níveis de sabedoria e compaixão. 

(As bandeiras do Tibete são comercializadas pelo mundo todo. Você pode comprá-las em lojas especializadas em artigos religiosos. É uma maneira de ter o Tibete pertinho de você...)

Quando esses mantras oscilam ao vento, as preces são enviadas como sinl de boa sorte e proteção para a vizinhança - ou mesmo para terras distantes - sempre em benefício dos outros.

Os mantras são efetivos porque ajudam a manter a mente quieta e pacífica. Eles erradicam as negatividades e podem ligar-nos a uma energia curativa. 


Continua...




0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior