Siga-me no Twitter RSS FEED

O que é Psicologia Transpessoal?

Posted in
(Apesar de não ter em si a proposta de transcedência, a psicologia Transpessoal leva o indivíduo a ter uma maior conexão, percepção e integração com seu meio ambiente e sistema interpessoal.)

É um ramo da psicologia moderna que busca a compreensão dos múltiplos estados da consciência e propõe a superação dos conflitos do indivíduo por meio de uma "cosmovisão integradora". 

Surgiu como uma evolução da psicologia humanista dos anos 60 e subverteu conceitos e práticas terapêuticas que marcaram a primeira metade do século XX.

Em vez de determinismo das ações humanas e da ênfase na consciência normal em estado de vigília, implícitos nos princípios da psicanálise de Sigmund Freud e na abordagem fisiológica do behaviorismo, a psicologia transpessoal realça os aspectos do chamado inconsciente coletivo e desafia o limite da ciência. 

(Carl Jung, foi o primeiro a entender e descrever, a partir de seus estudos sobre mitologia e antropologia que a humanidade cria a cada etapa de seu desenvolvimento uma consciência coletiva na qual todos compartilham suas ideias uniformizando-se entre si tanto para o bem quanto para o mal de uma sociedade.)

Foi Carl Jung, ex-discípulo de Freud, quem primeiro descreveu esse nível da mente e os fenômenos que lhe são associados. 

(Abraham Maslow, psicólogo americano, conceituou que os conflitos humanos devem ser expostos e confrontados abertamente. Criou o T-groups um processo de treinamento entre indivíduos filosoficamente divergentes entre si.)

Tempos depois, baseados em pesquisas experimentais que incluíram sessões psicodélicas com LSD (para estudos dos estados alterados de consciência), um grupo de psicólogos americanos e europeus, liderados por Abraham Maslow e Stanislaf Grof, ampliou os conceitos junguianos e estruturou um novo tipo de psicoterapia. 

(Stanislav Grof, psiquiatra tcheco, foi censurado ao utilizar o ácido lisérgico, LSD, para entender os estados alterados da consciência tão apreciados na década de 1970 nos Estados Unidos durante a Guerra do Vietnã. Com doses controladas, concluiu-se que o indivíduo, após uma sessão de 20 doses num espaço de tempo de 3 meses, conseguia assimilar e recrutar o cérebro para executar contas matemáticas e conceitos filosóficos quando anteriormente era incapaz. Os estudos não foram conclusivos pois o LSD como uso terapêutico tornou-se ilegal pelo FDA.)

Os métodos da psicologia transpessoal abrangem experiências de expansão temporal e espacial da consciência - inclusive regressões a vidas passadas - como forma de conduzir o indivíduo a estados psíquicos superiores, que o ajudem a superar os condicionamentos do ego e a viver plenamente.



.:.


0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior