Siga-me no Twitter RSS FEED

Descobrindo o seu Tibete - Parte 1

Posted in
(Um dia quero fazer uma viagem de moto pelo Brasil, e vou realizar isso! Pilotar uma moto não é apenas prático, barato, nem uma moda. É uma filosofia de vida, em que a liberdade celebra cada centímetro à sua frente.)

Que poder de transformação uma viagem traz consigo?

E que desejos estão ocultos quando nos propomos a realizar uma longa jornada?

"O que suas pernas fazem pode ser maravilhoso." - J.R.R. Tolkien.

Mas, fundamental de fato, é para onde sua alma está voltada, refletia o antigo sábio persa Shabestari sobre a importância de viajar para longe, em busca de conhecimento e crescimento espiritual.

(Mas pequenas viagens também satisfazem... Entroncamento para Caetité-BA.)

Ou, simplesmente, para realizar um velho sonho. 

O segredo de uma viagem valiosa, portanto, não estaria em mapas detalhados e muito menos nos roteiros descolados. Mas, sim, no coração, aberto e disposto a aprender com as novidades impostas pelo caminho. 

Aventurar-se em regiões remotas e misteriosas - especialmente aquelas dotadas de espiritualidade elevada - desde sempre atrai o ser humano. Muitos capítulos da história, aliás, foram escritos por causa de peregrinações.

(Um lugar que adorei conhecer, Stonehenge. A energia ali só pode ser mensurada por aqueles que tocarem suas pedras, é incrível como algo tão antigo, mantém uma sinergia tão viva em emanar respeito e veneração até os dias de hoje.)

Hoje, entre os lugares no mundo que ainda exercem fascínio e mistério extraordinários, poucos podem ser comparados ao Tibete.

Encravado ente as montanhas colossais do Himalaia, numa altitude média de 5 mil metros e com suas fronteiras controladas pela mão de ferro do governo comunista de Pequim, o território tibetano estimula a imaginação de estudantes do esoterismo e peregrinos. 

(O Tibete é a Jerusalém do homem esotérico e místico, ele um dia, precisa ir ali para fazer suas orações.)

Afinal, que lições nos ensinam os tibetanos, conhecedores de filosofias sofisticadas, praticantes de uma religião tão autêntica e donos de uma tolerância incomum no conturbado mundo de hoje?

Disseminando Ensinamentos

Incapazes de compreender a riqueza da cultura tibetana e entorpecidos pela equivocada cartilha comunista de Mao Tsé-Tung, os chineses começaram a ocupar o Tibete em 1949.

(Conflito no Tibete em 2008)

Dez anos depois, a China consolidou a invasão e o anexou ao seu território. Foi quando o décimo quarto Dalai Lama, Tenzin Gyatso, atual líder espiritual do povo tibetano, viu-se obrigado a deixar sua terra, junto com milhares de outras pessoas. 

Ao longo da truculenta ocupação chinesa, calcula-se que 1,2 milhão de tibetanos perderam a vida e cerca de 6.200 monastérios foram destruídos, restando apenas uma dúzia deles. 

(Os tibetanos que tinham condições financeiras exilaram-se na Índia. Ali, levaram sua cultura que, frequentemente, cria dissensões e conflitos num país que já têm seus próprios problemas sócio-culturais e religiosos para encontrar respostas ainda insolúveis.)

Mais de 100 mil tibetanos vivem no exílio, a maioria em países asiáticos. A fé, entretanto, não foi aniquilada.

Apesar da opressora presença chinesa, virtudes como a humildade, a caridade a temperança, a benevolência, a afeição e a consideração por todos os seres vivos são incentivados entre o povo tibetano.

(Estudar as doutrinas das religiões tibetanas, fazer os rituais de meditação ainda hoje, é uma prática mantida e passada de geração em geração.)

Assim como são motivadas a meditação solitária e o antigo costume de debater questões filosóficas do Budismo, práticas que tornam a mente mais alerta. 

Budistas tibetanos têm uma admirável capacidade para compreender as lições que a vida oferece.

(Se um dia ele quiser ser respeitado entre seus compatriotas, essa criança deve aprender mais de 3.000 preceitos, entre doutrinas, rituais e canções. Para ser um budista tibetano, deve-se começar bem cedo essa senda.)

Mestres e monges dizem que, se houve um bem emanado da invasão chinesa, esse bem foi a disseminação dos ensinamentos que estavam restritos ao Tibete. 

São alguns dos encantos dessa terra distante...


Continua...


0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior