Siga-me no Twitter RSS FEED

A Cura Essencial - Parte 4


(A maior função da Medicina Ayurvédica é acertar os ponteiros do Corpo, Alma e Espírito, para que a hora de cada ação ocorra com a maior integração possível da individualidade de cada um.)

Nossas avós e a Ayurveda concordam no fato de que é preciso respeitar o relógio da natureza. As avós falam em hora certa de comer e dormir e a Ayurved fala em cclos do dia, também divididos nos humores de Vata, Pitta e Kapha.

Kapha, o mais letárgico, impera das seis às dez da manhã. Ou pulamos da cama até as seis, ou depois brigamos com a natureza para despertar, porque a inércia está no comando. 

(Numa terapia budista e Ayurvédica preconiza-se que o indivíduo faça seus exercícios físicos sempre pela manhã para limpar o organismo e utilizar as energias metabólicas e hormonais acumuladas durante a noite.)

Nesse período, é bom fazer exercícios físicos. 

Entre 10 e 4 horas é o ciclo de Pitta: quem manda é a força da transformação. É a fase ideal para fazzer a principl refeição, porque o fogo de Pitta ascende a digestão e transmuta alimento em energia.

Entre 14 e 18 horas quem reina e o agitado Vata. Tempo de cria, usar a mente. Das 18 às 22 horas, Kapha volta a predominar. A digestão fica lenta e o consumo de alimentos pesados é contra-indicado.

A Velha Receita
 
Se fosse para seguir os Vedas ao pé da letra, teríamos de nos aquietar como os passarinhos depois do pór-do-sol. Mas como conseguir isso, se já tem luz elétrica na aldeia e a agenda tem mais compromissos do que horas do dia disponíveis?

(Entender a própria agenda diária de cada um e se motivar a cortar, eliminar ou alternar as atividades trará o equilíbrio tão desejado à vida do indivíduo que busca essa alternativa de cuidado físico e emocional.)

A alternância de ação e repouso, proposta na rotina ayurvédica, é um tremendo desafio, mais premente que nunca. Só muito recolhimento e muita meditação para fazer frente a esse tempo nervoso - um típico distúrbio coletivo do dosha Vata.

Como tudo é cíclico, o que virá depois dessa loucura será um retorno aos hábitos simples... O futuro pede intuição, vidas no silêncio, na meditação, de dentro para fora. Já nos afastamos demais de nós e da natureza. Toda doença é saudade do lar...
 
(Os doshas no organismo)

Muito além da saúde, essa volta para casa promete felicidade mesmo, acesso pleno ao poder sem tamanho do universo. 

O caminho, invariavelmente, é o do autoconhecimento, esse "remediozinho ayurvédico" sem contraindicação nem prazo de validade, que vem sendo receitado há uns cinco mil anos.

A Revelação do seu Dosha

Se você já teve alguma aproximação com a ciência Ayurvédica, deve estar estranhando não ter encontrado aqui aquele questionário para que a pessoa encontre sua classificação - Vata, Pitta ou Kapha.

É comum esse teste gerar mais dúvids que certezas... A maioria de nós tem um humor predominante e um segundo bem atuante também. Mais raras são as pessoas que recebem influência dos três tipos na mesma proporção e ainda mais incomuns são as regidas por uma só natureza. 

Portanto, parece bastante adequado procura a ajuda de um profissional reconhecido, em vez de brincar com as forças dos cinco elementos! 

Contudo, falemos brevemente sobre os doshas:

Vata - O Humor do Movimento

Vata governa a circulação, a respiração, o fluxo das ideias, sentimentos e pensamentos. 

A pessoa é agitada, magra, com estrutura física leve e organismo seco.

Tem olhos pequenos e lábios finos. 

(Biotipo Vata)

Sente muito frio e odeia vento. 

Os passos são rápidos. É tagarela e não escuta os outros.

É instável no apetite, no sexo e no humor. Em desequilíbrio, é ansiosa e sofre de insônia. Em equilíbrio é entusiasmada, muito criativa, ágil e comunicativa. 

Vata se desequilibra no outono e deve evitar a agitação.

Kapha - O Humor da Estabilidade

Kahpa governa a estrutura corporal.

A pessoa tem constituição pesada, ombros e quadris largo. Tem tendência  engordar e, às vezes, é atarracada. A pele, os olhos e os cabelos são bonitos, lubrificados. Os lábios, grossos.

(Biotipo Kapha)

A digestão é lenta e as ações idem Apresenta letargia matinal, tende à depressão e é sensível `umidade e ao frio. 

No amor e no sexo é constante e sensual.

Em equilíbrio, é diplomática, amorosa e tolerante - finalmente, um dosha que sabe ouvir!

Em desequilíbrio, é preguiçosa, pessimista e apegada ao passado. 

Kapha se desequilibra no inverno e deve evitar buscar conforto emocional na comida. 

Pitta - O Humor do Fogo

Pitta rege o metabolismo, as transformações químicas do corpo, a fome, a sede, a energia e a temperatura corporal. A pessoa tem estrutura média, não é gorda nem magra. 

A pele é clara e quase sempre com sardas. 

(Biotipo Pitta)

Tem muito apetite, é sensível ao calor e transpira demais. Extrapola na comida (mas não engorda), no sexo e no trabalho.

Fala menos que Vata, mas também não escuta o outro, porque se sente superior. 

Em desequilíbrio, tem temperamento inflamado: julga e critica, é intolerante e irritada. 

Em desequilíbrio é perfeccionista e determinada. Pitta se desequilibra no verão e não pode abusar do sol. 



Fim.:.


0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior