Siga-me no Twitter RSS FEED

Crianças podem Meditar?

Posted in

(É muito difícil conseguir a atenção necessária para que uma criança possa ficar pelo menos 10 min meditando. Mas com pequenos exercícios, o tempo vai aumentando e a concentração pode chegar aos 10 min preconizados para esta faixa etária, o que já é uma enorme vitória.)

Depende da idade.

Especialistas dizem que crianças novas, com menos de 12 anos, não conseguem atingir o estado de atenção plena (para dentro de si mesmas ou em algum objeto), o que é necessário para a prática meditativa.

Elas têm dificuldades naturais de concentração, pois estão numa fase em que precisam conhecer o mundo por meio dos contatos (táteis) e experiências (visuais, por exemplo).

(Quando Isabelle (de calça lilás à esquerda) estava na 3ª série na Escolinha Betesda, fizemos um pequeno trabalho com meditação com alguns alunos. Tudo deve ser feito como uma brincadeira. Não se pode obrigar a criança a exercer a concentração, para que a experiência não seja apreendida como algo ruim. Com paciência, as crianças cumprindo algumas pequenas etapas, brincando, podem alcançar uma ótima concentração nos momentos de estudo em casa.)

Inibir isso, forçando o pequeno a ficar sentado com os olhos fechados, não é aconselhável. 

Meditar não é apenas sentar numa posição fixa. Os procedimentos necessários para a meditação, que incluem concentração, esvaziamento da mente e processo contemplativo, são muito técnicos. 

(O ideal é os pais saberem meditar e ensinarem aos filhos como uma rotina normal do dia a dia. Isabelle, hoje, consegue manter 4h de estudos diários, porque começou como a garotinha acima, bem cedo, a manter a mente focada numa única tarefa. Essa é a maior dádiva que a Meditação concede aos pequenos.)

A criança não consegue alcançá-los. Mas, elas podem fazer exercícios mais simples para começar a entrar em contato com a meditação.

É necessário maturidade para atingir os graus de abstração necessários para a meditação. Se a criança reencarna como um lama, desde muito pequena já sabe meditar, porque vem com esse conhecimento da outra vida. 

(Nos Estados Unidos e Europa a meditação e o Yoga são disciplinas curriculares que as crianças são introduzidas a vivenciarem desde cedo e que não causam nenhuma estranheza para elas.) 

Após os 12 anos, a maioria está apta a experimentar qualquer uma das diversas técnicas de meditação existentes e seus benefícios - acalmar a mente, relaxar, ampliar a consciência geral, a lucidez e o sentimento de paz.


.:.  



0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior