Siga-me no Twitter RSS FEED

A Cura Essencial - Parte 2

(Os doshas são energias geradas pela força do espírito de cada um de nós.) 

Combinações entre os elementos geram os três princípios da Ayurveda: São os "doshas" (tipos), ou humores, através dos quais a inteligência do universo se expressa nas pessoas. 

Espaço mais Ar dão o biótipo VATA, que representa movimento, agilidade. É a instabilidade do vento. Fogo e (pouca) Água dão PITTA, que representa metabolismo, irritabilidade. É a combustão do fogo. Terra e (muita) Água dão KAPHA, que representa estrutura, estabilidade. É o peso da lama. 

Uma piada ayurvédica ajuda a entender como esses humores nos regem!

- Se um avião atrasa, o passageiro do tipo Vata reage preoucupado, antevê um desastre na sua agenda e dá um jeitinho de se culpar pelo incidente: "Eu devia ter previsto isso. E agora?

- O passageiro Pitta, decerto irratadíssimo, ameça o representante da companhia e cobra uma solução, com o rost rubro de raiva. 

- O passageiro Kapha, bem zen, aproveita a confusão e faz uma boquinha na lanchonete.

(Determinar corretamente o dosha de cada indivíduo fará com que o terapeuta também determine uma rotina de terapias e condutas que o levarão a mudar para sempre sua vida.)

Cada dosha tem comportamento, traços físicos e metabolismo próprios. Não que a Ayurveda catalogue toda a fauna humana em três estereótipos. Ao contrário, cada pessoa é tratada como única - a grande diferença em relação à medicina ocidental. 

Um médico indiano não cura nem gripe usando a mesma receita para dois indivíduos!

Todo mundo recebe influências de Vata, Pitta, e Kapha, em proporções diferentes. É mais comum a pessoa ter um dosha dominate e  outro em proporção elevada. Nesse caso é classificada como Vata-Pitta, Kapha-Vata, etc. A leitura da descrição dosha ajuda na identificação, mas para um diagnóstico preciso só meso numa consulta ao vivo. 

Serpente, Rã e Cisne

Sempre se espera um pouco,  de um sofá coberto por um velho cobertor...

Em minha casa, exercendo limitadamente minha especialização, já que ainda estou tentando concluir minha graduação em Fisioterapia, me parece, que sou a única especialista formada nesta área aqui em minha cidade...(!)

(Primeiro, verificar o ritmo da corrente sanguínea no corpo do paciente...)

Apesar de envergar alguns diplomas, e tals, eu mesma atendo meus telefones, agendo e organizo as visitas.

O diagnóstico começa com um exame do pulso, usa-se os dedos indicador, médio e anular para perceber a frequência de Vata, Pitta e Kapha - os três diferentes humores da Ayurveda. 

Com diferentes pressões, mede-se 15 pulsações, rastreando a situação e órgãos e tecidos  detectando desequilíbrios, antes que virem doenças.

(Detectar sinais fisiológicos no rosto é uma ciência chamada de Fisiognomonia. Em seu livro Bioenergética, Alexander Lowen diz: “A atitude do indivíduo em relação à vida ou seu estilo pessoal refletem-se no seu comportamento, em sua postura e no modo como se movimenta.”)

O pulso de Vata é rápido e irregular, igual ao deslizar da serpente. O de Pita é quente e ativo como os pulos de uma rã. A pulsação de Kapha é lenta, estável como um cisne nadando. 

Para o olhar treinado, o rosto é outro mapa do estado físico e emocional. Rugas revelam tudo!

(Pode ser perturbador, mas o médico ayurvédico encara profundamente o paciente quando em sua presença, para definir, somar, concluir o que está acontecendo com ele apenas com as pistas apresentadas no cenário físico do rosto.)

Se houver distúrbio, estará indicado na face, o espelho da mente. Da minha visão não escapa, por exemplo, aquela linha vertical entre as sobrancelhas (que eu tenho, chato...!) que, do lado direito indica emoções reprimidas no fígado, no lado esquerdo aponta problemas no baço (no meu caso, o descanso repõe a juventude...).

Depois do diagnóstico, monta-se um tratamento com dietas, massagens, exercícios e meditação ou remédios de ervas. Tudo para purificar corpo, mente e espírito.

(A medicina alopática consegue, pela rapidez, seus resultados. Mas um tratamento ayurvédico cuida com pouca ou nenhuma reação adversa o corpo. Isso, porque o local de nascimento do indivíduo ou, o local onde ocorreu a lesão, deve conter, sistematicamente, o antídoto do problema. Este é um ensinamento Teravada do Budismo, encontrado no livro Ensinamento dos Anciãos.)

O segredo da saúde, nessa medicina, é reconhecer, eliminar e reduzir a captação de toxinas, que bloqueiam o fluxo da energia vital. 

É claro que um médico pode fazer muito para que cheguemos lá, mas o auto-estudo é fundamental: cada um precisa aprender a ligar seu próprio detector de venenos.


Continua...


0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior