Siga-me no Twitter RSS FEED

Por Que Suamos Quando Estamos Tensos?


Porque nos momentos em que estamos sob tensão nosso organismo libera elevadas doses de adrenalina na corrente sanguínea e essa substância ativa as glândulas sudoríparas - temos, em média, de 2 a 4 milhões dessas glândulas distribuídas por toda a superfície de nosso corpo. 

Essa reação fisiológica acontece em todas as pessoas, mas como a resposta frente ao estresse é muito diferente entre os indivíduos, uns transpiram mais e outros menos. 

(O suor durante os momentos de estresse também é conhecido como Suor Emocional)

A quantidade de suor (uma solução aquosa de sais minerais, formada sobretudo de sódio e postássio) também está relacionada a fatores genéticos. 

Os lugares em que a sudorese é mais intensa são as palmas das mãos e as plantas dos pés.

(O suor nas mãos e pés ocorrem pelas células locais serem sensíveis a adrenalina)

Isso ocorre porque essas partes do corpo, dotadas de glândulas sudoríparas diferenciadas, têm uma maior sensibilidades à adrenalina.

(Cirurgia para pessoas que tem muito suor localizado nas mãos 
também conhecida como Hiperidrose)

Para quem se incomoda com o excesso de suor, existe uma operação que ajuda a diminuir a transpiração, mas os resultados costumam ser insatisfatórios. Ela não é indicada pois só funciona temporariamente. 

A alternativa para combater o problema é a pessoa tentar entender os motivos que a estão levando a transpirar em excesso e assim tentar minimizar o problema.

.:. 

0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior