Siga-me no Twitter RSS FEED

Buda Pop - Parte 2

(Tenzin Gyatzo, o Dalai Lama com 4 anos)

Aos 4 anos, foi transferido com a família para Lhasa. 

(O pequeno monge Gyatso no Palácio de Potala)

No Palácio de Potala foi iniciado como monge e assumiu o extenso nome de Jamphei Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso.

Segundo o budismo tibetano, o primeiro Dalai Lama, nascido no ano de 1931 da era cristã, era a encarnação de Chenresi, o Buda da Compaixão.

(Buda Chenresi, o Buda da Compaixão)

Cada Dalai Lama é a reencarnação de se antecessor e a ele cabe o governo espiritual e temporal do Tibete.

(Governo tibetano chamado de Gaden-Phodrang)

Na forma atual de governo chamada Gaden-Phodrang, Dalai Lamas se sucederam na liderança e, durante sua ausência ou menoridade, o Tibete é conduzido por regentes monges e leigos.

A partir daí, Tenzin Gyatso usaria roupas de monge, cabelo raspado, se comprometria ao celibato e estaria proibido de comer à noite, entre outrs restrições comuns a todos os monges - apesar de confessar que se dá o direito a alguns biscoitos depois do pôr do sol, quando a fome é grande.

Sua educação incluiu lógica, arte e cultura tibetana, sânscrito, medicina e filosofia budista. 

(O estudante)

Além das disciplinas curriculares, procurava conhecer mais sobre o mundo e foi daquelas crianças que adoram desmontar brinquedos, sempre um fascinado por objetos mecânicos. 

Ganhou um projetor de cinema a manivela e ao desmontá-lo descobriu as baterias que alimentavam sua luz elétrica: "Foi o meu primeiro contato com a eletricidade e sozinho descobri como fazê-lo funcionar novamente".

Luta Pela Paz

Em 1950, a China comunista decidiu tomar do Tibete a independência obtida em 1912 para fazê-lo retornar aos domínios da República Popular da china. 

(O jovem Dalai Lama)

Tal fato fez com que fosse empossado Dalai Lama antes de sua maioridade, aos 16 anos. Seu primeiro ato foi declarar anistia a todos os presos.

"Ser Dalai Lama é um cargo instituído pelos homens. Eu me considero apenas um simples monge".

(Mao Tse Tung e a ditadura sobre a China e Tibete)

Aos 24 anos, prestou com louvor os exames conclusivos de sua educação monástica - pouco antes de ser obrigado a se disfarçar de soldado chinês para fugir com duas mudas de roupas de monge na bagagem para a Índia, em 1959.

(Dalai Lama em Dharamsala num templo budista)

Desde então, há 46 anos, o simples monge líder do povo tibetano vive exilado em Dharamsala, cidade ao norte da Índia. 

"Eu tento tratar qualquer pessoa que conheço como um velho amigo. Isso me traz uma experiência de genuína felicidade. É a prática da compaixão."


Continua...

 

0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior