Siga-me no Twitter RSS FEED

Pura Essência - Parte 4


Pitta
Pitta é a força ardente e transformadora, responsável pela geração de calor no corpo e pela digestão.

As pessoas desse dosha apresentam a pele avermelhada e com os poros abertos na região da zona T. Têm predisposição a acne rosácea, feridas e reações alérgicas. Apresentam cabelos grisalhos antes do tempo natural, e os olhos são mais sensíveis à claridade.

Tomar líquidos refrescantes, como chá frio de hortelã e cidreira, faz muito bem. "O temperamento crítico e irritado é uma fraqueza, mas ser objetivo, determinado e saber lidarar são vantagens de pitta", diz a professora de ioga Cristina Fernandes. Os óleos de oliva, côco e girassol e os aromas de gardênia, jasmim, sândalo, rosas e menta, que são refrescantes, são os mais indicados.


Máscara Desintoxicante

1 colher de sopa de argila verde
1 colher de sopa de água mineral
1 gota de óleo essencial de tea tree (bactericida e antiinflamatório)
1 gota de óleo essencial de lavanda (indicando para acne, alergias, dermatites)

Preparo: Misture todos os ingredientes e aplique sobre a pele. Deixe agir por 20 minutos e retire com bastante água.


Máscara Nutritiva para Pele Normal

Amasse uma porção de abacate ou banana e adicione uma quantidade suficiente de farinha de aveia ou argila até formar uma pasta homogênea que não escorregue na pele. Deixe agir por 20 minutos e remova com água fria e um pano limpo.


Máscara para a Área dos Olhos

2 colhres de sopa de óleo de amêndoas
2 colheres de sopa de lanolina
1 colher de sopa de pó de cacau puro
2 colhres de sopa de água de rosas

Preparo: Coloque o óleo de amêndoas, a lanolina e o cacau em um pote de vidro que suporte calor. Leve ao fogo baixo em banho-maria até a mistura se desmanchar e tomar uma consistência cremosa. Use uma colher de pau para mexer. tire da água quente e adicione a água de rosas. Mexa bem. Deixe esfriar e guarde num vidro. A aplique sobre os olhos e deixe agir por 20 minutos.


Tônico Facial

Combine hamamélis com uma porção igual de água de rosas ou chá de eervas (confrei, flor de sabugueiro e alecrim). Umedeça um algodão e aplique em todo o rosto com movimentos suaves.


0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior