Siga-me no Twitter RSS FEED

Pura Essência - Parte 1

Terapias de purificação e tratamentos à base de óleos e ervas fazem parte do hábito de beleza das indianas. E serviram de inspiração para o ritual absolutamente natural e agradável ao toque que apresentamos para você agora. 

As indianas são detentoras milenares de um conhecimento que se destaca pela forma natural como tratam da saúde e da beleza. Alimentos desitoxicantes, consumo de água morna, faxina emocional, massagens e vapores fazem parte de uma rotina de purificação. Pois o segredo de vitalidade do aiurveda é o equilíbrio que vem de dentro para fora. " A elminação de toxinas do corpo e da mente leva ao melhor funcionamento celular, à longevidade e ao rejuvenescimento", explica Maria Helena Gomes, especialista em cosmética aiurvédica e vice-presidente internacional dos cosméticos AyurVida. 

O consumo de água morna pela manhã e em jejum favorece a limpeza ao estimular o funcionamento do sistema digestivo e dos intestinos. O banho de vapor colabora com a saída de toxinas pelos poros, enquanto a automassagem atua na circulação sanguínea e favorece a oxigenação. 

Uma dica é aquecer levemente o óleo de massagem mais indicado para você, aplicar no corpo e deixar por alguns minutos até ser absorvido. Enrole-se numa toalha (para não sentir frio) e comece a massagem pela cabeça. Com a ponta dos dedos, vá desenhando movimentos circulares na cabeça, descendo pelo corpo até os pés. Para terminar, puxe cada um dos dedos delicadamente. 


Três Inspirações

Aos princípios gerais de desintoxicação, a aiurveda associa cuidados de acordo com o perfil de cada indivíduo. Segundo esse sistema de saúde, há três tipos, ou doshas, básicos: kapha, vata e pitta.

Nota: [Estaremos publicando em sequência um questinário para que você possa descobrir com segurança qual o seu Dosha]

"Os doshas são energias sempre presentes no corpo, mas em diferentes proporções. Por isso, as pessoas ão denominadas vata (quando predominam as qualidade desse dosha), pitta ou kapha", resume Erick Schulz, vice-presidente da Associação Brasileira de Ayurveda. Em geral, apresentamos dois tipos predominantes. Podemos oscilar e ter um dia mais kapha, outro mais pitta e assim por diante. 

Para manter o equilíbrio da pele, Cristina Fernandes, instrutora certificada de Deepak Chopra no Brasil, e Vilma Navega, coordenadora do Instituto Yaat de cultura indiana, escolheram algumas das melhores receitas caseiras para kapha, vata e pitta fazerem seu próprio ritual de beleza.

Kapha

Apresenta a pele oleosa, porosa, fresca e tem facilidade para queimar ao sol. As unhas e os lábios são grossos e frios, e os cabelos, oleosos e espessos. Geralmente tem os olhos lacrimejantes e um pouco de inchaço, já que tende a acumular água. 

Vata 

Apresenta pele mais seca e fria, com tendência a rachaduras nos lábios e nos pés. POr isso precisa de cosméticos altamente hidratantes e nutritivos. Geralmente os cabelos são crespos e secos, e a região ao redor dos olhos, escura. 

Pitta

Representado por fogo e água, normalmente tem a pele sensível e irritável. Aceita bem lavandas, jasmim, camomila e substâncias refrescantes. 


Continua...


0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior