Siga-me no Twitter RSS FEED

Pura Essência - Parte 3


VATA

"Simbolizado pelo éter e pelo ar, o dosha Vata precisa de um sono regular e deve se alimentar diversas vezes por dia, seguindo uma dieta nutritiva e de fácil digestão", comenta Erick Schulz, vice-presidente da Associação Brasileira de Ayurveda. "A ansiedade e a preocupação são seus pontos fracos e costumam aparecer quando o dosha está em desequilíbrio", explica a professora de ioga Cristina Fernandes, especialista em medicina aiurvédica. Por outro lado, o entusiasmo e a criatividade são características de destaque. Os óleos hidratantes de gergelim, amêndoas e linhaça e os aromas de cânfora, canela, cravo, lavanda e rosa são os mais indicados. 


Máscara para Manchas ao Redor dos Olhos

5 folhas frescas de menta
1 colher de sopa de óleo de amêndoas-doces
1/2 colher de sopa de mel

Preparo: macere as folhas de menta com um pilão e um pouquinho de água. Junte ao suco estraído o óleo de amêndoas e o mel. Misture bem e aplique sobre os olhos antes de dormir, deixando agir durante 15 minutos. Lave bem. "A área dos olhos é muito delicada, por isso, ingredientes como o óleo de amêndoas, que possui uma sutil propriedade de lubrificaçãom, ajuda a minimizar as finas linhas de expressão e as áreas escuras ao redor dos olhos devido à pele seca. Já as folhas de menta ativam a circulação local e são adstrigentes", explica Cristina Fernandes. 


Creme de Côco e Rosas para os Pés com Pele Seca e Rachaduras

1/2 copo de óleo de côco
1 colher de sopa de glicerina (à venda em farmácias de manipulação)
2 colheres de sopa de água de rosas

Preparo: misture todos os ingredientes até que fiquem com a consistência de creme. Aplique à noite antes de deitar e coloque meias. 


Escalda-Pés

Massegeie os pés com óleo de gergelim (altamente nutritivo), depois mergulhe-os em um escalda-pés com uma solução de chá de mostarda ou gengibre. 

Preparo: Misture uma colher de chá de pós de gengibre ou mostarda em 1/2 litro de água fervente. Coloque na imersão. Mergulhe os pés, espere até ficarem vermelhos e depois esfregue-os com pedra-pomes. Finalize o tratamento com um bom hidratante. 


Continua...

0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior