Siga-me no Twitter RSS FEED

Como funciona a Cromoterapia?

Posted in
(Apesar da Cromoterapia ser uma terapia antiga, apenas atualmente, médicos e fisioterapeutas têm encontrado sentido e valor nesta técnica. Hoje se dispõe de modernos leds de cores intensas para aplicar em várias partes do corpo. Quem já experimentou garante o alívio emocional e da dor.)

Propondo tratamentos que buscam o bem-estar físico e emocional a partir da crença de que as cores têm vibrações capazes de influenciar o corpo e o humor das pessoa.

De fato, no século 17, o célebre físico inglês Isaac Newton analisou as propriedades da luz e constatou que cada cor emite uma frequência própria, com energias de densidade diferentes.


(Na cidade de Vitória da Conquista não existe nenhuma clínica de fisioterapia habilitada no uso da Cromoterapia, ainda...)

Desde então, estudos livres têm classificado as propriedades terapêuticas de cada frequência de luz. 

Uma das formas de aplicação é a de lâmpadas coloridas, que são apontadas para os chakras - os sete centros de energia do corpo. 

(O mais novo lançamento desta técnica no Brasil são as almofadas e cobertores iluminados para envolver grandes áreas musculares e seguimentos físicos.)

Segundo os cromoterapeutas, também podemos tirar partido da chamada "projeção das cores", algo que todos praticamos no dia a dia, intuitivamente, seja escolhendo as cores das roupas, do carro novo, da pintura das paredes, seja dos objetos do ambiente. 

(Chegando para os próximo anos, a hidrocromoterapia. Um avanço muito interessante para os adeptos desta técnica. As cores são selecionadas a partir de um controle remoto, e leds especiais iluminam e até aquecem o fluxo de água.)

Manuscritos de povos hindus e chineses mostram que na Antiguidade já se estudava a influência das cores no ser humano. 

Gregos e egípcios usavam cores associadas à música para curar alguns males. 

 (O uso de dietas especiais...
(... a Aromaterapia...)
(...e a reflexologia são apenas algumas dentre muitas técnicas terapêuticas registradas nas paredes dos templos de Luxor no Egito.)

Os especialistas dizem, porém, que a Cromoterapia não deve ser fonte única no tratamento de doenças.

É um esforço terapêutico, sem efeitos colaterais.


.:.


Referências Bibliográficas

Cromoterapia, A Cor e Você, de Valcapell Testa, ed. Roka, São Paulo, 2007.  


0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior