Siga-me no Twitter RSS FEED

A Dança da Vida - Parte 1

(Na Física Quântica, não basta apenas existir, você pode nem estar aqui...!)

Nossos ancestrais, assim como muitos povos que conseguem se manter mais ou menos isolados ate hoje, mandam sinais de que o mundo pode ser compreendido por meio de relações muito sutis, às vezes divinas, entre os seres vivos e a natureza. 

Para muitos deles, o céu é irmão da Terra, que é irmão das árvores, que são irmãs de todos os seres vivos, que veneram o céu e assim por diante. 

Não raro, afirmam, que tudo e todas as coisas têm um espírito, uma alma, e se relacionam contínua e conscientemente. Por isso, cantam e dançam para celebrar a vida sob todas as formas.


Em geral, conceituamos essas ideias em sua simbologia, certos de que a ciência há de nos amparar. Porque a civilização moderna continua apoiada na filosofia de René Descartes (1596-1650), o pai do "Penso, logo Existo", que separou a mente do espírito, inspirou as descobertas fundamentais de Isaac Newton (164-1727) e boa parte do que se conhece como metodologia científica - em especial a que diz respeito à maneira objetiva e rigorosa, mecaniscista, de se comprovar ou não a ocorrência de algum fenômeno. 

Nas aulas de física de meu ensino médio, (faz muito tempo...!) e na Universidade sob os olhos rigorosos do nosso querido professor Dr. Jornandes - DCE-UESB - em seus cursos de Extensão, continua-se estudando muito o movimento retilíneo e uniforme, as leis de Newton e outros conhecimentos sem dúvida muito importantes para a compreensão do  mundo material e da vida. 

(Dr. Jornandes, querídissimo professor do Depto. Ciências Exatas, UESB, campus Vitória da Conquista. Nunca vou esquecer de suas aulas dos cursos de extensão de Física... E as orquídeas também! O que uma aluna de História fazia ali?!? Só queria aprender...!)

Mas quase nada se fala sobre as revelações e os intrigantes desafios trazidos pela observação do mundo subatômico (menor que o átomo), um território cheio de nada, onde partículas desaparecem aqui para reaparecer ali instantaneamente, ou seja comportam de maneira estranha quando estão sendo observadas.

E mais ainda, é admirável a quantidade de fenômenos científicos que estimulam uma compreensão mais espiritualizada de nossa existência no planeta e no cosmos.

(Assistam... Interessante!)
Existe um mundo muito esquisito no interior dos átomos - e põe esquisito nisso!

O comportamento dos elétrons, por exemplo. 

Eles giram ao redor do núcleo, mais ou menos como planetas ao redor de um sol. Mas, quando o átomo recebe a energia de um raio de luz, seus elétrons saltam de uma órbita para outra instantaneamente, sem passar por nenhuma fase intermediária, como nos pareceria razoável. 

E aí se revela o caráter duplo da matéria: a partícula, uma entidade confinada a uma região, também é uma onda que se espalha pelo espaço.

É assim que o elétron consegue desaparecer de uma órbita para reaparecer em outra, magicamente, como se o tempo não existisse. Em outras palavras, a natureza da matéria é um absurdo...

Para entender esse mundo onde as leis da física clássica não servem completamente, foi preciso inventar uma nova ciência: A Física Quântica, onde quantum, em latim, significa o valor mínimo de uma grandeza. 


(Divertido!)

E essa nova física está criando uma nova filosofia, exatamente como as descobertas científicas do século 17 deram origem ao racionalismo cartesiano - aquele do "penso, logo existo", predominantemente até hoje. 

Podemos dizer que, ao contrário da física clássica, a física quântica une a ciência ao misticismo e levanta a possibilidade de relacionarmos o mundo subatômico à psicologia junguiana e à parapsicologia, entre outros muitos conhecimentos. 

Deus Joga Dados

Em resumo, com base nas descobertas da física subatômica, que se acumulam desde o começo do século passado, os cientistas garantem que as coisas não são o que parecem ser e que a realidade é mais estranha que a mais louca ficção, já que a essência da matéria é ilusória - as partícula que formam o átomo são coisas abstratas, com "tendências" probabilísticas de existirem.

Extrapolando, o universo é uma ilusão!

Falando de forma mais simples, esta matéria, ou melhor, eu, provavelmente nem existimos...

Ou para impressionar o prof. Jornandes: Será uma realidade ou um sonho? 

Bem, ele diria: "Não faltam motivos e cientistas de renome para nos fazer especular sobre isso..."



Continua...

3 comentários :

JuniorDantas31 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JuniorDantas31 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JuniorDantas31 disse...

A física quântica e realmente surpreendente e intrigante já passei algum tempo lendo e assistindo documentários a respeito
Não tem como ler sobre a física quântica e não se lembrar/comparar com o filme matrix
Quero aproveitar e te indicar um filme que faz a gente ficar ainda mais entrigado o nome do filme é 13° andar
Esse post me fez lembrar essa fala do morpheus
"Você precisa entender, a maioria destas pessoas não está preparada para despertar. E muitas delas estão tão inertes, tão desesperadamente dependentes do sistema, que irão lutar para protegê-lo."

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior