Siga-me no Twitter RSS FEED

Atlântida existiu mesmo?

Posted in
(Com certeza Atlântida não tinha essa estrutura tão correta... No entanto, com base com as medidas que Platão disponibiliza em Crítias e Timaeus, sim, essa seria sua aparência final... Os atlantes eram tementes a Netuno e, portanto, no centro do complexo, um enorme templo era dedicado a este deus. Apesar de Netuno ser uma divindade grega, os atlantes não eram gregos, e esta deidade foi erroneamente rotulada por Netuno.)

Não há provas concretas sobre a existência do misterioso reino da Atlântida. 

É um mito... 

(De acordo com Platão, que na verdade reproduz o que o seu sogro Sólon aprendeu dos iniciados egípcios, Atlântida estaria além do estreito de Gilbratar. Atualmente, teorias colocam Portugal (Ilhas Canárias, Açores, Cabo Verde e Madeira) e Marrocos como locais mais propensos de receberem, com mais fidedignidade, o título de sítios atlantes. A questão, é o que o mapa acima nos mostra: Sondas já varreram todo o Mar Atlântico, e não temos nenhuma evidência, concreta, de haver algum ponto considerável de civilização submersa, apenas acidentes geográficos. Além, claro, da falha tectônica que corta todo o mar Atlântico...)

Particularmente e, apesar de também gostar muito do tema, não existe nenhum estudo, que poderíamos categorizá-lo como "sério e acadêmico" que defina ou conceitue, concretamente este tema.

Entretanto, não faltam livros e teses tratando do assunto...

(Recentemente, fotografado pelo Google Maps próximo da Ilha de Açores, Portugal, aparentemente, resquícios de construções num platô submerso. Contudo, estudos mais precisos na região é complicado, pois a área vitimiza muitos barcos e naufrágios são comuns. Até o momento, as universidades não conseguiram uma sociedade forte para custear a busca arqueológica por mais dados.)

Em, Atlântida, o Oitavo Continente, editora Nova Fronteira, o arqueólogo Charles Berlitz relata suas buscas submarinas na suposta região de Atlântida. 

Tudo começa aqui: A primeira menção à lendária civilização foi feita pelo filósofo grego Platão, que viveu no século 4 a.C., em dois de seus escritos, Timeu e Crítias. 

(Os egípcios, que contaram a história da Atlântida para Sólon, sogro de Platão, tinham sua própria mitologia de origem. Sua história contava que eles vieram do norte, do grande mar...)

Segundo a narrativa, o continente era gigante e tinha até endereço: localizava-se a oeste do Estreito de Gilbratar, no Oceano Atlântico.

Sua história foi apresentada por Platão como uma civilização utópica perfeita.

(Programas sensacionalistas, como "Alienígenas do Passado" e "Em Busca de Alienígenas" do canal privado History (dentre tantos outros), apesar da boa pesquisa arqueológica é péssimo na conclusão final das evidências: Alienígenas?!? Sério!? - De qualquer forma, esses programas mantêm a chama viva da curiosidade popular, e isso é muito benéfico...)

E, também este é outro ponto controverso: Teria sido um exemplo de Platão, ou uma citação real de tal país? 

O mítico continente teria existido há milhares de anos, habitado pelos descendentes de Atlas, filho de Posêidon, deus do mar. 

(Apesar das muitas teorias fictícias e bizarras, o que os especialistas hoje falam é de uma cultura Atlante. O que seria isso? Seria algo como o que fez o povo romano e grego: Criar pequenas civilizações com traços de sua cultura em outras localidades do Mediterrâneo. E essa teoria é bem mais simpática... Sim, provavelmente, os Atlantes realmente eram viajantes, e abriram entrepostos em várias cidades. E é por isso a causa de tanta confusão, e o encontro de tantos outros povos mediterrâneos com descrições culturais semelhantes: tudo isso seria herança de um povo comum: Os antigos atlantes.)

Os atlantes teriam dominado grandes territórios da Europa e da África, mas acabaram derrotados pelos atenienses. 

A civilização entrou em decadência, provocando a ira dos deuses. 

(A famosa estrada de pedras das praias de Bimini, conhecida como Bimini Road, foram confundidas por muito tempo como um sítio arqueológico da Atlântida, pois acreditava-se que a natureza não poderia produzir esses efeitos quadrados e retos. Mas, hoje, sabemos que, sim: A natureza pode produzir efeitos geológicos retos, com cantos de 90°, e o efeito em Bimini, seriam apenas o efeito de centenas de anos de corais e lava vulcânica submarina.)


(Apesar de aparência complexa, a Bimini Road nada mais é do que um efeito vulcânico natural...)


Em apenas um dia, terremotos e maremotos sepultaram Atlântida no fundo do mar. 

Alguns acreditam que o mito foi crido pelo filósofo grego com base na história real da ilha de Thera, no Mar Mediterrâneo, que há 3.500 anos foi engolida por erupções vulcânicas e ondas gigantes...

(Nunca faltaram filmes e desenhos que tratem desse mito como algo sério ou apenas uma ficção engraçadinha... Acima, animação Atlantis - O Reino Perdido, de 2001.)

(Hoje, a ilha de Thera perto de Santorini é a mais nova Atlântida.)

 
 .:.

0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior