Siga-me no Twitter RSS FEED

Yoga - Parte 5

Posted in
O Verdadeiro Mestre

No ocidente, onde em grande parte o yoga tornou-se um produto de consumo, a escolha de um mestre tornou-se tarefa complicada...

A melhor coisa a fazer é informar-se atentamente sobre o estilo de yoga e a linhagem do professor ou mestre no qual você possivelmente esteja interessado. 

Essas informações não estão sistematizadas. Ou seja, você terá de batalhar por esse conhecimento! 

(Dr. Prerak Shah, mestre e professor hindu, que com esforço, dedicação e vocação, tem habilitado e ensinado a senda da harmonia e equilíbrio a seus alunos. Dr. Prerak foi meu professor em 2006 a 2007 em minha especialização em Medicina Ayurvédica.)

Procure nos livros, na internet, converse com pessoas que você conhece e praticam yoga há algum tempo. É certo que você encontre seu caminho e seu mestre (esperamos que o resumo sobre os principais mestres que faremos agora possa ajudar!).

Os professores costumam dizer que os mestres mostram como seguir o caminho do yoga, mas somente o praticante, com determinação e esforço próprios, poderá através de suas experiências trilhar este caminho. 

(Shibendu Lahiri)

Lembro-me de que depois de uma semana de palestras em São Paulo, na época de minha especialização, o mestre kriya yoga, Shibendu Lahiri, em visita ao Brasil, um discípulo o procurou, querendo largar tudo e ficar mais em contato com o mestre. Shibendu lhe disse:

- Depois de tantos anos, por que você insiste em ficar na dependência de um mestre? O guru mostra um caminho e pode trazer inspirações, mas não é uma personalidade para ficar sendo adorada. O processo de aprendizado é individual.Você precisa caminhar com seus próprios pés...!

E finalizando a conversa, disse-lhe ainda:

- É a sua vida, e você deve perceber qual é a melhor forma de vivê-la...!

Grandes Mestres

O yoga que conhecemos no Ocidente chegou por meio de alguns grandes mestres, que inspiraram milhares de pessoas em todo o mundo. Há muitos deles e abaixo você encontra alguns dos mais famosos e respeitados:


Muktananda (1908-1982)

Foi escolhido pelo seu mestre para difundir o siddha yoga pelo mundo. Entre as práticas espirituais estão o canto de mantras, a meditação e os serviços de adoração ao guru. 

www.siddhayoga.org

Pattabhi Jois (1915- )

Aprendeu yoga com Krishnamachariya e ajudou a desenvolver o método chamado ashtanga vinyasa yoga, caracterizada pela interligação de posturas num fluxo contínuo de movimento e respiração.

www.ayri.org



Yogananda (1893-1952)

Vem de uma sucessão de três grandes mestres indianos, Babaji, Lahiri Mahasaya (1827-1895) e Swami Sri Yukteswar (1855-1936). Difundiu a filosofia do kriya yoga (junta às técnicas de meditação e respiração) no Ocidente. 

www.yogananda.com.br

Krishnamacharya (1888-1989)

É considerado o pai do yoga moderno. Descobriu um texto de yoga muito antigo, o Yoga Korunta, e o sistematizou em uma prática de hatha yoga intensa, que se desenvolve em séries de posturas.

www.kym.org

Kuvalayananda (1883-1966)

Desenvolveu o que se chama hoje de yogaterapia. Fundou a escolha Kaivalyadhama, em Lonavla, Índia, considerada o primeiro laboratório para a pesquisa científica do yoga.

www.kdham.com



Aurobindo (1872-1950)

Criou o yoga integral, que busca trazer a consciência divina em cada pessoa. Sua maior discípula, Mirra Alfassa, construiu a cidade de Auroville, na Índia, que cultua o conhecimento do mestre. 

www.sriaurobindosociety.org.in

Ramakrishna (1836-1886)

Seguidor do vedanta, escola filosófica que acredita que a natureza humana é divina, e propagador da filosofia do yoga. O discípulo Vivekananda (1863-1902) foi dos primeiros yogues a ir para o Ocidente.

www.vedanta.org.br

Satchidananda (1914-2002)

Disseminou técnicas de yoga na América nos anos 60. Ficou conhecido por sua performance na abertura do Festival de Woodstock em 1969. Fundou diversos ashrams (retiros espirituais) nos E.U.A. 

www.yogavision.net



Sivananda (1887-1963)

Dedicou-se aos ensinamentos de Patanjali e às práticas de hatha yoga. Seu discípulo Vshnu Devananda (1927-1993) levou os ensinamentos do yoga e do vedanta para o Ocidente. 

www.sivananda.org.br

Iyengar (1918- )

Foi pupilo de Krshnamacharya. Desenvolveu o próprio método de hatha yoga, que usa o conceito de alinhamento nas posturas com objetivo de trazer mais consciência para o corpo e a mente.

www.bksiyengar.com

Os Oito Preceitos Yogues

Yama - A Disciplina

São cinco orientações morais para o bom convívio social: não causar dor a nenhuma criatura, não mentir, não roubar, controlar os impulsos sexuais e abandonar o sentimento de posse, de cobiça.

Nyama - A Autodisciplina

São cinco condutas individuais de purificação: pureza mental e corporal, contentamento, esforço consciente para alcançar a autorrealização, estudo da metafísica do yoga e práticas devocionais.


Asana - A Postura

Postura adequada à meditação. Deve ser estável, firme e confortável.

Pranayama - O Domínio da Força Vital

É o controle da energia vital, o prana, através de exercícios de respiração.


Pratyahara - A Retração dos Sentidos

O praticante recolhe seus sentidos, perde a noção do corpo físico e do mundo para mergulhar na consciência interior.

Dharana - A Concentração

É a fixação da atenção num só objeto, concreto ou abstrato.


Dhyana - A Meditação

Situação em que o observador percebe que não é a sua mente, mas algo que a observa.

Samadhi - A Hiperconsciência

Estado alcançado com a meditação profunda, quando o praticante chega até a sua essência.


FIM .:.


Referências Bilbiográficas

Livros

A Ciência do Yoga, de I.K.Taimini, Ed. Teosófica, Brasília, 1996.

A Tradição do Yoga - História, Literatura, Filosofia e Prática, de Georg Feuerstein, ed. Pensamento-Cultrix, São Paulo, 2001.

Autobiografia de um Iogue, de Paramahansa Yogananda, ed. Lótus do Saber, Rio de Janeiro, 2002.

A Árvore do Ioga, de B.K. S. Iyengar, ed. Globo, São Paulo, 2001.

Yoga, Imortalidade e Liberdade, de Mircea Eliade, ed. Palas Athena, 1997.

Yoga, de Caco de Paula e Marcia Bindo, Coleção Saber Mais, Superinteressante, ed. Abril, 2005.

Internet

www.suryayoga.org

www.yoga.pro.br

www.palasathena.org

www.yogajournal.com

www.yrec.org

www.profhermogenes.com.br


                               

0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior