Siga-me no Twitter RSS FEED

Yoga - Parte 3

Posted in
Os benefícios das posturas corretas já foram cientificamente comprovados. 

(Na América os indivíduos começam cada vez mais cedo sua senda dentro da yoga. Quando não são os pais os introdutores da técnica, há muitas escolas que tem em seus currículos a matéria Meditação para ajudar na concentração e calma das crianças.)

Pesquisas quanto aos efeitos do yoga na saúde foram realizadas em diversas instituições norte-americanas, européias e indianas.

(Yoga Journal é uma revista especializada em Yoga, também existe sua versão brasileira) 

A Yoga Journal, revista americana especializada, publicou uma reportagem interessante em sua edição de outubro de 2011: Pesquisas sobre o efeito de posturas de yoga no corpo dos praticantes regulares, que não faziam nenhum outro exercício físico, revelaram que todos estavam com ótima saúde, além de admirável flexibilidade e força muscular. 

Esses praticantes tinham também desenvolvido excelentes capacidade pulmonar e performance cardiovascular. 


Vencendo Medo

Os professores de yoga costumam dizer que as aulas servem como um laboratório para a vida. 

Nelas, podemos aprender a desenvolver equilíbrio e concentração em várias situações do cotidiano e até descobrir como lidar com emoções recônditas ou adormecidas, como o medo.

(As posições invertidas são as melhores para trabalhar o medo, o ressentimento e as inseguranças do praticante.)

Ou seja, a prática não termina no tapetinho...!

Nas posturas invertidas, em que ficamos de cabeça para baixo, ou então nas retroflexões, quando flexinamos o corpo para trás, lidamos com o medo do desconhecido, do que nunca foi experimentado. 

Vencer essas emoções durante as aulas pode ajudar a derrubar barreiras também na vida. 


As Técnicas Respiratórias

O yoga também ensina exercícios respiratórios chamados pranayamas - ou o controle da energia vital, o prana.

Segundo as antigas escrituras, o prana circula pelo corpo através dos nadis, traduzidos com "rios de energia".

(Os nadis  não são os pontos da acupuntura. São pontos de energia, no entanto, o que os ativa é a respiração do praticante e, não uma ação mecânica, mas uma ação da consciência.)

Existem 72 mil nadis em nosso corpo, sendo que os três mais importantes são: sushumna, que passa pelo canal da espinha, dentro da coluna vertebral; ida que vai do ovário ou testículo direito até a narina esquerda; e pingala, que passa do ovário ou testículo direito até a narina direita.

Estes últimos não correm pelo corpo em linha reta, mas serpenteiam e se cruzam sete vezes, formando os chakras, os centros sutis de energia

(O único movimento original e cósmico é a respiração. Nos conceitos búdicos, iogues e mágicos, este movimento simples de inspiração e expiração, cria e recria todas as coisas. Quem dominar sua respiração pode mover as colunas do mundo...)

Por isso, os exercícios de respiração trabalham o prana com a respiração controlada pelas narinas. Os pranayamas ajudam a limpar esses canais para que o prana possa circular melhor e entrar no canal central da coluna. 

E o que isso, enfim, pode trazer de benefícios para a vida prática?

Bem, com as técnicas de pranayamas, o praticante começa a perceber que o nível respiratório está intrinsicamente relacionado com os estados mentais. 


(A respiração desperta o corpo e o energiza. Cada respiração, uma função. Saber utilizar a respiração de forma adequada a cada momento, faz do homem o dominador de seu meio. As avançadas práticas de pranayama devem ser acompanhadas por profissionais devidamente credenciados nesta arte, que cura, mas também pode provocar muitas complicações físicas e, em casos extremos e isolados, a morte.)

Respiramos de maneira diferente quando dormimos, fazemos amor, quando estamos nervosos ou calmos. Se a respiração está superficial, agitada, essas serão as características do fluxo mental. Tranquilizando a respiração, també,m nos acalmamos, ficamos mais concentrados. 

Portanto, em situações de estresse, nervosismo, agitação, preste atenção na sua respiração: ela certamente estará mais forte e superficial. Um exercício simples é começar a respirar de forma profunda, regular e lenta, o que trará calma e reduzirá o fluxo mental...


Continua...

0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior