Siga-me no Twitter RSS FEED

Equilíbrio Que Vem das Agulhas - Parte 1


A acupuntura é uma terapia que os chineses praticam há pelo menos 5 mil anos e vem seduzindo um número cada vez maior de ocidentais. Seus adeptos estão convencidos dos benefícios desse método, que tem uma visão global do ser humano.

(Brasão da especialidade em Acupuntura e Fisioterapia)

Entra ano e sai ano, e a gente continua procurando formas menos agressivas de cuidar da saúde. Ás vezes duvidamos ser possível tratar de doenças sérias ou crônicas - como rinite, depressão, infertilidade, hipertensão e até alcoolismo - com os métodos alternativos. 

Pois esse horizonte, para alguns distante, está ao alcance de todos na forma de agulhas.

(A medicina chinesa descobriu que ativar alguns pontos do corpo trazia saúde e bem estar ao homem)

A milenar técnica chinesa da acupuntura, que sempre teve adeptos aguerridos no Ocidente, tem sua eficiência cada vez mais comprovada. Um alívio e tanto para quem acredita na proposta de enxergar a cura como um processo, no qual a doença é apenas a manifestação de um desequilíbrio global do organismo. 

Para o próximo ano, fica a sugestão para quem precisa: experimente o poder das agulhas, que vem seduzindo até os cientistas mais ortodoxos. 

(Alguns pontos do corpo e suas correlações com as enfermidades)

Mais de 100 enfermidades podem ser tratadas com a acupuntura, garante a Organização Mundial da Saúde - OMS. Em recente documento, ela lista 107 doenças ou sintomas que melhoram com a técnica. 

A eficiência não é 100% garantida para todos os problemas relacionados, mas a entidade acredita que, para cada um deles, vale a pena ao menos tentar essa abordagem terapêutica. 

(Poucos livros restaram das antigas técnicas chinesas da acupuntura, mas essa arte não pertencia apenas aos chineses. Hoje se sabe que até entre alguns europeus ela já ocorria. A origem da arte de estimular os pontos do corpo ainda é desconhecida) 

As origens da acupuntura são antiquíssimas. Evidências arqueológicas sugerem que ela já existia na China pelo menos 5 mil anos atrás. Mais tarde, sofreu adaptações ao ser importada por outros povos, como os coreanos e os japoneses.

(A Reflexologia, a acupuntura dos pés, foi especializada e divulgada entre os coreanos)

Cada escola desenvolveu um método próprio: Os chineses aplicam as agulhas com mais profundidade - de 0,3 a 10 cm, dependendo do caso - os japoneses inserem-nas superficialmente, enquanto os coreanos preferem espetar a palma da mão ou a planta do pé.

Os pontos de aplicação também variam. 

(Agora os médicos acupunturistas estão tentando criar um padrão de tratamento em 2014, que difere muito entre os profissionais e países)

Em 2014, a OMS deve publicar uma lista revisada com os pontos que as três vertentes compartilham, criando um padrão mundial para os acupunturistas. O princípio de todos é o mesmo. 

A acupuntura regulariza as desarmonias energéticas do corpo. Quanto a isso, não há discordância.

Pontos de Energia

De acordo com a interpretação dos antigos chineses, as doenças são causadas por um desequilíbrio entre as duas forças cósmicas - o yin e o yang - em nosso organismo.

(O Ying e Yang são uma representação das energias cósmicas e básicas que compõem e constituem todas as coisas. Harmonizar as polaridades é o propósito da acupuntura)

Isso pode acontecer por estresse, alimentação inadequada e situações de descontrole emocional, entre outros fatores. 

A desarmonia obstrui o qi (ou ch'i, dependendo da escola), energia vital que flui por caminhos chamados meridianos (linhas de energia que percorrem nosso corpo). 

(Todos os homens deveriam saber dominar seu Qi, ou sua energia vital interna que pode ser acionada de várias formas, dentre as muitas técnicas, as Artes Marciais é um caminho)

E é aqui que entram as agulhas. 

Ao inseri-las em pontos ao longo dos meridianos, o acupunturista redistribui a energia, prevenindo ou curando uma série de problemas de saúde e de comportamento. 

O diagnóstico quase sempre é feito à moda antiga: o especialista observa postura, voz, modo de andar, cor do rosto, expressão facial, pulso e aspecto da língua do paciente. Os meridianos equivalem a nosso sistema nervoso periférico, e cada ponto correspondente a uma terminação nervosa.

(Médicos acupunturistas e especialistas em Medicina Alternativa da Clínica VIVACE em Vitória da Conquista)

É isso que explica os efeitos terapêuticos.

Você pode acreditar que as forças cósmicas de seu corpo serão equilibradas ou confiar na ação dos neurotransmissores - substâncias que conduzem os estímulos elétricos entre as células nervosas - liberados após uma sessão de acupuntura, aliviando a dor e outros sitomas. 

De um jeito ou outro, acredite, as agulhas funcionam mesmo...!


Continua...



0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior