Siga-me no Twitter RSS FEED

Um Olhar Colorido Sobre Si Mesmo - Parte 1



Cores e estágios de consciência. Este teste ajuda você a se conhecer e ainda dá pistas para melhorar mais e mais. Descubra, na espiral, em que tonalidade e nível de autoconhecimento você se encontra neste ponto da vida.

Cada ser humano se encontra num nível de consciência, percebendo em maior ou menor grau seu papel na comunidade e no mundo.



Alguns vivem mergulhados em questões pessoais e alienados do panorama coletivo. Outros são dedicados ao próximo e se preocupam com os rumos do planeta.

(Psicólogo americano Clare Graves)

Com base nos trabalhos do psicólogo americano Clare Graves (1914-1986), os também psicólogos Don Beck e Christopher Cowan desenvolveram uma teoria que permite descobrir nosso estágio de consciência e usar essa noção para o autoconhecimento.

(Don Beck e Christopher Cowan criadores do método da Espiral Dinâmica)

Para isso, relacionaram o grau de consciência de cada indivíduo com os ciclos de evolução da humanidade, dos tempos das cavernas aos dias de hoje.

Parece complexo? É, mas dá pra desvendar.

Para Graves, da mesma forma como o homem evoluiu ao longo dos milênios, também passamos de um a outro estágio de consciência durante a vida, do nascimento à maturidade.

(A Espiral Dinâmica)

Entendendo que as duas formas de evolução (tanto a individual quanto a coletiva) se manifestam em forma de uma espiral ascendente, os especialistas batizaram sua teoria de Espiral Dinâmica e associaram cada uma das fases a uma cor.

Uma maneira de descobrir a cor pessoal é por meio de um teste – faça o seu no final desta matéria.

A Espiral é usada na prática terapêutica, por psicólogos e psiquiatras, e nas empresas e corporações como um instrumento dos departamentos de recursos humanos. Nesse caso, ajuda a detectar as aspirações e as motivações dos funcionários.


Descobrir em que estágio de consciência estamos abre caminho para uma melhor compreensão do outro.

As cores eleitas para ilustrar os diferentes estágios são apenas uma referência. Não estão associadas ao espectro solar ou aos tons usados na cromoterapia. Também não seguem a ordem das cores dos chacras (centros de energia do corpo, segundo as filosofias orientais).

A espiral se divide em oito cores: Bege, púrpura, vermelho, azul, laranja, verde, amarelo e turquesa.

A primeira cor, o bege, diz respeito apenas a sociedades tribais, que não dominam a escrita e sobrevivem basicamente de caça e da agricultura. Por isso, não entra no teste.

(Einstein, exemplo do nível amarelo de consciência)

O mesmo acontece com o amarelo e o turquesa, no topo da Espiral, que rementem a faixas de consciência elevadas.

Para ter uma ideia, Einstein, Charles Darwin e Nelson Mandela são exemplos do nível amarelo por seu pensamento sistêmico.

(Dalai-Lama exemplo de consciência turquesa)

No estágio turquesa, se enquadram o dalai-lama, Gandhi e o guru indiano Sai Baba, que alcançaram a elevação espiritual. Reconhecer que estamos em permanente evolução ajuda a descobrir nossas motivações.

Parte da população mundial, aproximadamente 40%, aceita regras sociais e, portanto, se encontra no nível azul.

A segunda maior faixa, com 30%, está no nível laranja, que fala de pessoas centradas no individualismo e na competitividade.

Complete o teste a seguir e descubra em que cor está. O resultado indica também uma sugestão de como passar para o próximo nível.


Continua...

 

0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior