Siga-me no Twitter RSS FEED

Antropologia do México - Parte 2



6 - Ilustrações

Era comum nas construções maias haver dintéis (acabamento da parte superior ou das laterais de portas e janelas) que contavam histórias cotidianas. Nesta peça, com cerca de 1300 anos, o governante de Yaxchilán Escudo Jaguar recebe como oferenda de sua esposa principal, Ko Xoc, um capacete com cabeça de jaguar - o animal era o deus da fertilidade para os maias. 


7 - O Forte

A peça olmeca é considerada uma das mais extraordinárias obras de arte do México pré-Colombo. A escultura, que representa um homem mostrando sua força, é conhecida pelo nome de El Luchador (O lutador) a data de cerca de 600 a 400a.C. Seus olhos puxados mostram semelhança com as populações asiáticas. A figura é tão famosa que El Luchador Olmeca virou o nome do maior prêmio de montanhismo do México.


8 - Mosaico Pós-Morte

Da mesma cidade de Teotihuacán, capital asteca antes de Tenochtitlán e que chegou a ter 125 mil habitantes por volta do ano 500, provém esta máscara mortuária, que tem cerca de 1600 anos. Ela é talhada em madeira e decorada com mosaicos de turquesa. Esse tipo de objeto se incluia entre as oferendas dedicadas aos mortos - ela era colocda sobre o rosto do defunto. 


9 - Esporte Sério

Este marcador de um campo de jogo de bola, feito entre os anos 200 e 900, representa um esporte praticado na América Central por mais de 3 mil anos, certas vezes relacionada ao sacrifício humano. Há controversas se quem morriam eram os perdedores - já que oferecer a própria vida aos deuses pode te4r sido consierado como troféu. 


10 - A Deusa mais amada

A religião - e sua monumentalidade - estava presente em toda a vida dos astecas. Esta representação de Coatlicue, deusa da "saia de serpentes", tem 3,5 metros de altura. Em seu pescoço está um colar formado de mãos cortadas e corações - o que indica a realização de oferendas humanas aos deuses. Não se sabe a data certa da estátua - mas estima-se que ela tenha sido esculpida entre 1325 e 1521.


Visitem o site do Museu:

www.mna.inah.gob.mex


FIM.

0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior