Siga-me no Twitter RSS FEED

Yin e Yang

Segundo o horóscopo chinês, que define seus signos de acordo com as figuras de animais, também são os chineses que dividem o Universo em duas forças opostas, positiva e negativa, que, no entanto, se complementam num perfeito equilíbrio, Yin e Yang.

Na simbologia, o desenho representa o equilíbrio perfeito, da harmonia entre as energias feminina e masculina, da complementação entre os opostos.

Yin e Yang, na verdade, valem para tudo no ponto de vista oriental. Assim pertence à categoria Yang o Sol, o céu, a luz, o movimento, a energia, o calor, a plenitude, a sabedoria, o masculino, o homem. Na categoria Yin estaria a Lua, a Terra, a obscuridade, o repouso, a matéria, o frio, o vazio, o feminino, a mulher.

Cada um de nós também se divide entre esses dois pólos, de acordo com o signo do horóscopo tradicional e de acordo com o ano de nascimento e o animal a ele correspondente, segundo o horóscopo oriental, o que faz com que, muitas vezes, tenhamos características tanto da força Yin quanto da força Yang.

No fundo, é como se imaginássemos que cada um de nós é um dia, ou uma noite, o claro e o escuro ou um pouco de cada um desses aspectos, ou a prevalência de um deles sobre o outro.

Ser Yin ou Yang determina, desse modo, muito de nossa personalidade e do modo com que nos relacionamos com o mundo. Quanto maior for a harmonia desse relacionamento, maior é o equilíbrio de nossa vida. Excessos tanto de um quanto de outro, como em qualquer desequilíbrio de forças, não são o caminho para a felicidade. As duas forças têm que estar juntas em cada ser, em cada objeto ou elemento.


MODO YIN

Resposta receptiva e adaptativa à vida, caráter feminino, considera o Universo como uma rede de relações, filosófico, busca a sabedoria, ligar e interligar, percepção do Universo como uma multiplicidade de centros de consciência e de atividade numa totalidade dinâmica, reflexão, sentimento transcendente e inefável do absoluto, do espaço e de um oceano infinito de potencialidades.

Religiosidade, sentimento da divindade, imagem holística do Universo, aceitação daquilo que “é”, disposição para experimentar todos os aspectos do processo de mudança em permanente desdobramento, disponibilidade, liberdade, adaptabilidade a novas situações, encontro, preocupa-se basicamente com a relação entre as entidades ou forças envolvidas num encontro, busca compreender a função que cada relação tem dentro de um contexto maior, relação, encontro, reunião, convergência, conclusão, troca, tendência a concentrar-se na situação total que qualquer encontro produz tentando compreender seu significado, tendência a não reagir: mas a “fluir com”, aceitar, não resistir à mudança, tentar compreender o significado do acontecimento, pergunta: os por quê?

Quer saber qual é a relação entre a pessoa e o fator perturbador ou afetivo, a experiência é a do “encontro”, objetivo é a sabedoria, a compreensão, é o sábio que busca o controle das tendências agressivas ou rebeldes do ego, sabe lidar com crises, o sábio é totalmente desapegado de qualquer coisa em especial; permite que a vida, os eventos e as relações passem através de sua consciência; possui uma mente estruturada que flui e adquire significado, mente concentrada, experiência e experimentados são “um”, não possui reação de resistência, não intelectualiza, é um avatar.

O ato, o ator e o significado fundem-se num mistério composto, que é o ato da consciência, mantém a consciência no centro do movimento dinâmico, não se detém em quantidades ou imaterialidade, seu tempo é um agora misterioso e transcendente, cada encontro é único e não se repete; o Universo nunca se repete, seus ciclos são espirais; o movimento no espaço é harmonioso e equilibrado, quando confrontado com a violência e a agressão opõe esse gesto um espaço vazio ou, podendo esquivar-se, opõe ao nada; a energia do atacante é usada para sugá-lo para um vácuo onde a sua própria força é usada para derrotá-lo, utiliza a reversão de polaridade, utiliza o princípio de não estar lá quando confrontado com a agressão; não une força contra a força do inimigo e recusa-se a ser o objeto de uma agressão por não estar onde o agressor espera que você esteja.

Recusa-se a identificar-se com a violência, cresce em sabedoria através da não resistência ao carma de seu passado, permissão consciente do dinâmico fluir da vida, não anseia possuir nada além da habilidade de centralizar em consciência aquilo que é; o único meio de opor-se à escuridão é ser mais luminoso; quanto mais vasto o espaço que a consciência ilumina mais ela pode permitir-se deixar que o impacto das forças escuras penetre e se perca na luz, o significado é produzido pela relação entre os opostos.

Viver sem habilidade pessoal de investigar a própria atividade com um significado, é a morte espiritual que leva rapidamente à morte física, o valor mais profundo de qualquer ação deriva do fato de ela ser necessária para polarizar outra ação ou caráter oposto, equilíbrio multidirecional de atividades operando em diversos níveis interrelacionados e interpenetrantes, uma atividade desequilibrada do tipo Yin levará à passividade e à inércia.

Concepção Holística: todo o imenso que se diversifica ciclicamente numa multiplicidade de pares ou partes que também são todos - mas a unidade fundamental está sempre presente, a abordagem Yin parece estranha e incompreensível para a maioria das pessoas, lidar com o modo Yin exige o uso de símbolos.

As características mais marcantes de pessoas Yin são: sensibilidade, intuição, emoção, sonhos, sociabilidade, otimismo, eficiência, atividade, aparência sólida, resistência, tendência a engordar, imaginação, sendo artístico, necessidade de comunicação, trabalhos de atividades artísticas, bom humor, respeito a tradições, dá grande importância as palavras e aos gestos, atencioso, introversão, serenidade, o conforto vem antes da necessidade de chamar a atenção e em suas roupas preferem se sentir protegidas, algo inteiramente Yin será frágil e não terá um equilíbrio perfeito nas suas emoções.

Saúde: A metade inferior de nosso corpo e o nosso lado direito liga-se às energias terrestres Yin, o pulmão, o fígado, o coração e os rins também conservam e concentram as energias Yin.

Signos Yin: Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes.

Animais do horóscopo chinês Yin: Rato, Boi, Gato, Coelho, Macaco, Cão e Porco.


MODO YANG

Caráter masculino, extroversão, força, agressividade, luta, confronto, controle, subjugar, dominar, senso de utilidade, vontade pessoal, satisfação das próprias necessidades, voracidade, ambição, uso combinado da mente para planejar, vontade para mobilizar energias, técnica aplicada ao controle, o feiticeiro, o curandeiro, o técnico, submissão da natureza às suas vontades, aquisição de conhecimento, objetividade, estado de separação entre o conhecer e o conhecido, necessidade de isolar os eventos do contexto onde ocorreu.

Resistência às mudanças, violência, suicídio, destruição, consciência egocêntrica e ego dirigido, estágio inicial de evolução humana e pessoal, estabelecimento de um centro de consciência particularizada, individualidade, descobrir, estabilizar e definir claramente a si mesmo, busca da sensação de ser “eu mesmo”, definição clara do que é e não é, imagem pluralística do inverno, exclusão, formulação lógica dos pensamentos, rigidez, recusa, tem um tipo trágico de energia, a que obtém de sua resistência à vida e seu fluxo (magia negra).

Orgulho, realeza, glorificação da razão, do conhecimento objetivo, da análise e da lógica formal, sentido de ser “eleito ou escolhido”, mente racional e intelectual, adorador do poder pessoal, aquele que dá, é o mestre, o que é escravo do que constrói, busca a vitória, o sucesso, o resultado, gosto da disputa, da competição, materialidade.

Tendência às crises, a explosão, a tornar-se incontrolável, lutar por uma causa justa, insaciedade, atividade constante, exacerbação, conflito, impaciência, inveja e frustração, desejos irrefreáveis, necessidade de excitação frequente, ter poder sobre algo ou alguém, manipulação, gosto da polêmica, satisfação na conquista, dividir para conquistar, interpretação “atomística” do Universo – pergunta “como?”, força de atração e repulsa, imortalidade, totalidade estática, personalismo, centralista, princípio afirmativo do “eu sou”, poder de inquirir e argumentar.

Características mais marcantes de uma pessoa Yang: independência, trabalho, vivacidade em incomum, tendência a magreza, musculosa, esportista e saudável, otimista, de grande energia, vontade e lealdade, franqueza e generosidade, criatividade, idéias novas, ousadia, ambição, perfeccionismo, autoritarismo, possessividade, ciúmes, paixão, tendência a dramatizar os acontecimentos, adoram a natureza e a solidão, dinamismo, gosto por roupas práticas para se sentirem à vontade para viver seu agitado dia a dia.

Algo inteiramente Yang terá força além do necessário, um homem que pelo seu próprio caráter é quase sempre mais Yang – se for o Yin tenderá a ser feliz – mas se for Yang poderá tornar-se cruel.

Uma mulher Yang demais – poderá tornar-se infeliz e pode demorar a descobrir uma convivência pacífica com os homens – pode ter medo de se envolver amorosamente e quando o faz prefere parceiros mais fracos e passivos.

Saúde: A metade superior do nosso corpo e o lado esquerdo tem energia Yang, e estaria ligado às energias celestiais. Os órgãos Yang são os que geram energia: estômago, intestinos, vesícula biliar, bexiga, todos eles tem um papel importante na tarefa de absorver os alimentos e na eliminação dos resíduos do organismo.

Signos Yang: Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário e Aquário.

Animais do horóscopo chinês Yang: Tigre, Cavalo, Dragão, Serpente, Cabra e Galo.

0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior