Siga-me no Twitter RSS FEED

O Planeta Vênus



O símbolo utilizado internacionalmente para representar o planeta Vênus, também internacionalmente para mulher – um círculo com o sinal + embaixo – representa o espelho de mão de Afrodite, a deusa da beleza.
Vênus é a energia que usamos para cultivar relações harmônicas. Ele determina como é processada nossa afetividade. Diz ainda como buscamos o prazer físico e sensual.

Vênus está relacionado com o ideal que temos da pessoa que quer ser conquistada numa relação entre amantes. E também como fazemos algum julgamento das coisas e como lidamos com recursos e valores.
O setor que Vênus se localiza em nosso mapa recebe esta energia harmônica e prazerosa. Alí ele traz uma força para se obter paz e amor, para dar e receber, mas também pode trazer alguma complacência e apego excessivo aos valores.

A astrologia define Vênus como o planeta do amor, seus principais significados são afeto, harmonia, amor, a mulher, a intuição, a beleza, a estética, a arte, a atração afetiva, o amor possessivo e terreno, a receptividade, a fertilidade, o equilíbrio entre as coisas, o magnetismo, é o planeta do momento da escolha, do desejo de harmonia, a relação com o outro, a atração, a simpatia, o sentimento e a capacidade amorosa, o mundo do amor, beleza e da arte, a vida conjugal e social, as amizades, a combinação e o dar forma as coisas, etc.

Vênus e Marte são a contraparte um do outro no campo do relacionamento humano. Enquanto Marte é o impulso de auto-afirmação, a concretização dos desejos e a iniciativa de ação, Vênus constitui a necessidade de aproximação das pessoas para com elas compartilhar os gostos, sentimentos e ideias comuns.

Vênus é astrológicamente constituído pelas qualidades primitivas Quente e Úmido, com grande predominância do Úmido, o que o coloca nos domínios do elemento Ar, mas acentua o caráter feminino e receptivo.

Vênus representa a capacidade de troca de afeto com as pessoas, a partilha dos valores pessoais, a troca de energia com os outros por meio da doação e da receptividade, o impulso para expressar as emoções, os gastos e o afeto.

Está relacionado com o bem estar, os bens materiais, a estética, os adornos, a moda, a beleza física, todas as formas de arte, bem como as associações comerciais, o casamento, as diversões e o prazer, a música o teatro e o cinema. Sua tendência natural e de trazer benefícios e de aliviar os conflitos. As plantações, os assuntos domésticos e sociais.

Em boa posição, com relação aos demais planetas e ao signo em que transita, Vênus predispõe à suavidade, ao amor, à necessidade de contato humano, à riqueza material e a felicidade emocional.

Fortalece as tendências artísticas, traz felicidade, fidelidade e uma perfeita harmonia afetiva e sexual nos relacionamentos amorosos. Aumenta o bem estar material propiciando o usufruto de objetos belos e agradáveis.

Mal posicionado no que se refere aos demais elementos astrológicos, predispõe à inconsistência nos relacionamentos e à falta de estabilidade emocional, ou ainda à dificuldade para dar e receber afeto.

Os gastos e os prazeres tendem a ser extravagantes, gosto excessivo pelo luxo e pela sensualidade, acentuando a preguiça e a indolência, há receio de agressão e a capacidade afetiva transforma-se em sedução.

Vênus rege ainda as profissões relacionadas com a música e com as artes, as pessoas que trabalham com moda, confecção de roupas, perfumes e joias, os negócios relacionados com mulheres e seus adornos, assuntos botânicos, de relações públicas, referentes ao desenho, a arquitetura, ao bailado e a todos os ramos de trabalho ligados a diversão, ao entretenimento e a estética.

Na mitologia grega, Vênus é Afrodite, deusa do amor, a quem são atribuídas duas diferentes tradições: a primeira conta que ela é filha de Urano e das ondas do mar, quando Urano teve os órgãos genitais cortados e atirados ao mar, por Cronos ou Saturno, foi gerada nas espumas a deusa nascida do esperma do deus.

A outra conta que Afrodite é filha de Zeus e de Dioneia. Platão, o filósofo, imaginou a existência de duas Afrodites diferentes: uma nascida de Urano, o céu, é a Afrodite Urânia, deusa do amor puro; a outra, filha de Dioneia, chamada Afrodite Pandêmia, Afrodite Popular, é a deusa do amor carnal ou vulgar.

0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior