Siga-me no Twitter RSS FEED

LILITH - A outra face da Lua

Posted in
A influência da Lua sobre a vida e os traços de caráter é bem conhecida, mas a da Lua negra, também chamada de Lilith, nem tanto. Na astrologia, da mesma forma que a Lua simboliza o inconsciente e as emoções, Lilith identifica uma porção mais profunda e desconhecida da alma, como um lugar inexplorado na face escura de nosso satélite.

Nesse ponto de pouca ou nenhuma luz, escondem-se sentimentos que precisam vir à tona pra obtermos mais equilibrio.

Um dos mitos mais antigos do mundo, Lilith é citada no Antigo Testamento como a primeira mulher de Adão, anterior a Eva, conta o psicanilista italiano Roberto Sicuteri no livro, Lilith, a Lua Negra (ed. Paz e Terra). Ousada e sensual, ela se recusou a se submeter ao companheiro, desobedecendo a ordem de Deus. Como resultado, foi expulsa do Éden e substituída por Eva,cujo temperamento dócil e submisso se enquadrava melhor nas expectativas divinas.




A personagem atravessou os milênios sob diferentes nomes, sempre tomando a forma de espíritos ou divindades destrutivas. Na Grécia Antiga foi associada a Hécate, deusa da Lua, e a partir daí passou a simbolizar o lado escuro lunar, que por sua vez, reflete a face oculta do ser humano.

no mapa astral, o significado da Lua Negra muda de acordo com o signo que ela ocupava no dia do nascimento. Seja qual for a posição, mostra uma área de sombra que precisa ser reconhecida e integrada à personalidade. Pois conhecer nossas características negativas é o primeiro passo para o aprimoramento pessoal.

"A Lua negra nos concede talentos, a serem descobertos e usados a nosso favor", salienta a astróloga Diana Vergara, do Rio de Janeiro.



A Lua Branca e a Lua Negra representam, cada uma a seu modo, aspectos psíquicos de homens e mulheres. "Se ambas as facetas, a brilhante e a inconsciente, forem conhecidas e bem direcionadas, teremos individualidades equilibradas e luminosas", afirma Roberto Sicuteri.

Como Lilith não é um corpo celeste, para localizá-la os astrólogos criaram uma tabela baseada na órbita da Lua, associando a Lilith o ponto extremo em que ela não recebe a luz do Sol. Como a Lua descreve uma elipse em volta da Terra, esse ponto escuro permanece cerca de nove meses em cada signo - o tempo de uma gestação. "Isso confirma o poder de Lilith de gerar sentimentos e atitudes", afirma Diana Vergara.

0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior