Siga-me no Twitter RSS FEED

Como age o Ofurô?

(O ofurô é uma parte de uma disciplina muito maior chamada Hidroterapia. Um simples momento de banho pode se tornar, também, um momento de tratamento sensoriais, emocionais e motor no corpo do indivíduo. O importante é o indivíduo deixar a banheira calmo, relaxado, e emocionalmente leve e pronto para enfrentar seu dia a dia com mais confiança.)

Nesse tipo de banho, realizado numa tina estreita e profunda, a pessoa fica sentada em posição fetal, submersa até o pescoço em água quente. 

É a posição ideal para obter melhor relaxamento em duas regiões que sofrem bastante com a tensão: a lombar e a dos ombros. 

(O banho de ofurô para bebês deve ser feito com cuidado e ensinado por um fisioterapeuta. Como se pode ver, segurar o bebê pelos segmentos vertebrais do pescoço pode ser complicado... Mas, sendo bem orientado, o banho de ofurô acalmará as cólicas e dará um bom sono para o bebê.)

No ofurô (trad. banheira em japonês), a água deve ficar entre 36 a 40 graus, o que eleva a temperatura do corpo, acelera a circulação sanguínea e os movimentos respiratórios facilita a liberação de toxinas na transpiração e, claro, provoca relaxamento profundo (razões que o fazem não recomendável para pessoas com pressão sanguínea baixa). 

O banho de ofurô também é um momento de meditação, em que a pessoa olha para seu interior.

Esses banhos surgiram em tempos remotos, quando os japoneses buscavam termas naturais para curar doenças. 

(Apesar de conhecermos o Ofurô pelos japoneses, o povo que mais perseguiu e popularizou os banhos foram os romanos. Eles elevaram esse ato de higiene a um status de intelectualidade e civilidade. Uma pessoa que não priorizasse os banhos diários, não podia ser classificada como civilizada... Eles estavam certos...!)

Depois, com o desenvolvimento das tinas, tradicionalmente feitas de madeira, a ideia foi levada para dentro de suas casas. 

O ofurô chegou ao Brasil com a imigração japonesa, no início do século passado. 

Hoje, existem espaços terapêuticos que oferecem o ofurô e alguns mesclam outras técnicas ao banho, como a fitoterapia, em infusões de plantas e óleos vegetais, e a aromaterapia, com o uso dos óleos essenciais. 


.:.

Aranel Ithil Dior