Siga-me no Twitter RSS FEED

A Força do Pensamento - Parte 2

(Indubitavelmente, um dos meus desenhos favoritos... A PNL é um exercício no qual o indivíduo é obrigado a assumir seus segredos mais profundos: A sua incapacidade de lidar com suas inseguranças. Acima, cenas da animação O Incrível Mundo de Gumball, episódio O Segredo, de 2011.)

Um dos exercícios mais importantes é pensar afirmativamente.

Nesse processo, é fundamental fazer o uso correto da linguagem. Vamos então, fazer outro exercício para tornar mais claro esse conceito.

Leia as duas frases abaixo:

"Não pense num avião cheio de macacos."

"Pense num avião cheio de macacos."

Agora responda: ao final de cada uma, em que você pensou?

Num avião cheio de macacos, certo?

Mas, por que, se na primeira frase a tarefa era justamente não pensar nele? 

(Se você não consegue entender a si mesmo, fica difícil entender o que o outro quer dizer... É necessário perceber que pensar positivamente, não é ter algum tipo de autoestima autodestrutiva. É a certeza interior que você possui qualidades e, apesar das dificuldades, você pode mudar, se adaptar e tolerar o que estiver acontecendo ao seu redor. Acima, cenas da animação Wood Woodpecker (O Pica pau), episódio O Rachador, de 1940.)

Segundo a PNL, nossa psique está totalmente voltada para o positivo. Assim, quando damos comandos negativos a uma pessoa, estamos nos comunicando sem eficiência. 

Quando dizemos a alguém "não se esqueça de trazer meu celular, que eu deixei na sua casa", e a pessoa esquece, ela não foi desobediente. Para a PNL, você é que se comunicou de forma inadequada. 

No exercício acima, seu quisesse que você não pensasse num avião cheio de macacos, deveria ter dito: "pense num avião cheio de elefantes" (ou cheio de qualquer outra coisa, menos macacos).

(Em homenagem à chama olímpica que passou em nossa cidade, ontem! \0/ - Então... A PNL pode ser um exercício para as emoções do indivíduo, e percebendo suas fraquezas, você pode, sim, através de técnicas bem orientadas vencer não apenas pensamentos negativos, mas sentimentos subjetivos que sabotam sua personalidade e atividades laborais. Acima, cenas de um dos meus desenhos favoritos: Pateta nos Esportes - Os Jogos Olímpicos, de 1945.)

Da mesma forma, haveria muito mais chances do celular voltar à minha mão se eu dissesse: "Lembre-se de trazer meu celular".

Para a PNL, a palavra "não" é perigosa e importante. 

Ela tem que ser bem administrada e está sujeita a regras. No lugar de "não se esqueça de", diga, "lembre-se de". Em vez de "não entre em pânico", prefira, "fique calmo". E, no lugar de "não quero engordar", mentalize, "quero emagrecer".

(Saber usar as palavras é fundamental para ser, não apenas entendido, mas um indivíduo político que norteia, fomenta e domina a mente daqueles que se quer conquistar. Acima, cenas do filme O Mentiroso, de 1997.)

O poder está nas palavras, dizem os neurolinguistas. 

Ao invés de dizer o que não quer, diga o que você, sim, quer. Pensar de maneira positiva, melhora nossa performance e faz com que alcancemos nosso objetivos mais facilmente. 

Mas atenção: não basta falar positivo, se internamente, estamos sentindo outra coisa. Não adianta, por exemplo, ir a uma entrevista de emprego dizendo para si mesmo que vai dar tudo certo, se lá dentro, você está consumido pela insegurança.

Essa é a diferença entre a PNL e a autoajuda. 

(Ser inteligente ou possuir um currículo invejável, hoje em dia, não faz ninguém manter ou conseguir emprego algum... O necessário é ser expressivo, ter personalidade visual e criativa, e acima de tudo, autoconfiança para lutar pelo que se deseja. Acima, cenas do filme O Diabo Veste Prada, de 2006.)

Não é simplesmente pensar positivo. Ela oferece as ferramentas para que a gente modifique o que sentimos e, a partir daí, os nossos comportamentos.

Lembra do exemplo do vizinho ranheta? O foco do exercício era a emoção. 

Se você se interessou pelos possíveis benefícios da PNL, é preciso alertá-lo: a PNL não é considerada oficialmente uma ciência.

(Ser eternamente a vítima de seu destino é horrível...!!! Assuma-se, senão nunca irá conseguir mudar nada! O que você deseja é apenas uma caverna quentinha?! Se não se desafiar, não irá crescer! Não tente, faça, e faça funcionar! - Acima, cenas do filme O Diabo Veste Prada, de 2006.)

Assim, a formação e o exercício de seus profissionais não estão sujeitos à fiscalização de um órgão regulador.

Para não entrar numa fria e buscar informações com uma pessoa despreparada (como ocorre com todas as atividades, na PNL também existem os bons e os maus profissionais...), informe-se sobre o currículo do profissional: onde se formou, quantos cursos já deu, etc...

E peça para ver seu diploma de Master ou Practioner, esses títulos conferidos pela escola em que ele fez o curso, são essenciais para ao exercício da prática profissional.

(Finalizando... O que a PNL jamais pode ser é algum tipo de máscara, porque com certeza, se essa for a intenção, não vai dar certo. A PNL é uma ferramenta para enfrentar seus medos internos, e não camuflá-los ainda mais... Acima, cenas do filme Homem de Ferro 3, de 2013.)

Além disso, prefira os profissionais de PNL cujos cursos básicos de formação tenham, no mínimo 90 horas de duração. Em menos tempo do que isso, ele dificilmente passará os conceitos e transmitirá informações de forma que você possa usar a PNL com bons resultados em sua vida. 

Então é isso: Pense diferente, e aja diferente, mas sempre positivamente!


Fim.:.


Referências Bibliográficas

Introdução à Programação Neurolinguistica, de Joseph O'Connor e John Seymour, ed Summus, 1995. 

Mude Sua Vida com PNL, de Deborah Epelman, ed. LPI Produções, 2001. 

Manual de Programação Neurolinguistica, de Joseph O'Connor, ed. Quality, 2003.

Sites

Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguistica:
www.pnl.com.br

Programação em Autoconhecimento e Comunicação:
www.pac.com.br

Instituto Latino-Americano de Programação Neurolinguistica:
www.pnlbrasil.com.br

O que é Gemoterapia?

Posted in
(Eu tento sempre manter meu estoque de pedras roladas semi-preciosas... Sempre estou presenteando alguém!)
 
É a terapia que utiliza gemas (pedras lapidadas preciosas e semipreciosas) para equilibrar a energia do corpo.

Os primeiros registros históricos estão nos vedas, escrituras indianas sagradas de cerca de 5 mil anos, e sua aplicação está vinculada à Astrologia. 

O mapa natal de uma pessoa revela quais são os planetas bem ou mal posicionados, e então é possível definir as gemas a serem usadas para reforçar aspectos positivos ou amenizar aspectos negativos.

(O Ascendente, o Sol e a Lua nos indicam quais sãos os tipos de cristais e pedras que o nativo necessita para se equilibrar. Por isso, mantenha com você as que você ganhou!)

Na Gemoterapia, acredita-se que as pedras possuam certos elementos eletroquímicos capazes de harmonizar todo o organismo, bastando que estejam em contato com a pele, na forma de pingentes, anéis ou braceletes. 

Existem outras técnicas de utilização de pedras brutas e cristais que supostamente curam os chamados desequilíbrios energéticos do corpo e do ambiente. 

Alguns exemplos são o consumo do pó de pedras e até a colocação estratégica de pedras em casa e na mesa do trabalho.

(As pedras que o nativo ganha devem ser aplicadas nas regiões indicadas pela análise do mapa, para alívio e harmonia.)

Apesar dessas terapias ainda não terem bases científicas, o ambiente que contém pedras, de fato, e por experiência, realmente tem menos probabilidade de alterar ou afetar as emoções daqueles que ali habitam. 

A maioria das pedras e cristais é neutra e não exerce nenhuma influência energética, contudo, elas absorvem. Podem atuar no campo psicológico, gerando bem-estar por sua beleza e cor.
 


.:.

A Força do Pensamento - Parte 1

(Criada na década de 70 por matemáticos, a ideia propunha uma forma de encontrar soluções aos problemas recrutando todos os dados cerebrais do indivíduo. A disciplina fez muito sucesso na década de 80 e 90 no Brasil. Hoje, é meio que desprezada como uma pseudo-ciência.)

Se você me permite, vou iniciar este texto sobre programação neurolinguística de uma maneira diferente: Antes de dar qualquer definição, dizer de onde veio e para que serve essa técnica de que tanta gente fala, proponho um exercício de mentalização. É assim:

Pense em alguém com quem você não se dá bem (como um vizinho ranzinza ou aquele colega de trabalho irritante). Agora, recorde-se da última vez que vocês se desentenderam. Faça um esforço e assista a essa cena de fora, como se fosse um filme. 

Note as reações de cada um. 

Tente perceber que recursos, como tolerância, paciência, confiança ou compreensão, teriam ajudado você a agir diferente naquela ocasião. 

Digamos que tenha faltado paciência.

Tente então se recordar de outro momento em que você teve paciência de sobra. Lembrou?

Então reviva esse momento como se ele estivesse acontecendo agora, sentindo a paciência (ou outro recurso que você escolheu) tomar conta de você.

Transfira, agora, essa paciência de Jó para aquele outro você (aquele filme encrencado do vizinho) e, tente enxergar qual seria seu comportamento se você estivesse se sentindo assim, paciente, naquela ocasião. 

Aí, vem a última etapa: que é pular dentro do filme: Reviver aquela situação difícil com seu vizinho, mas dessa vez agindo de maneira diferente e procurando sentir as diferenças provocadas em você e no outro por conta de sua mudança de postura. 

Pronto. 

Da próxima vez que encontrar essa pessoa, você poderá usar essa nova forma de comportamento e, possivelmente, as divergências entre vocês dois vão diminuir. 

É o que diz a neurolinguística. 

Escolhi começar apresentando uma técnica da programação neurolinguística (ou simplesmente PNL) porque é difícil explicar, em palavras, do que se trata. E que a PNL, não é uma teoria, mas um método em que a pessoa primeiro vivencia, depois entende. Ela pode ser vista como uma ferramenta para melhorar a comunicação com as outras pessoas e consigo mesmo. E, como um caminho para o autoconhecimento e a evolução. 

Outra definição comum é dizer que a PNL é uma espécie de software mental, que faz a ligação entre a linguagem e o comportamento, entendeu?

(Na década de 1990 o mundo parecia ter descoberto que o homem possuía um cérebro e, de repente, as funções cerebrais entraram na moda. A PNL foi apenas mais uma onda, houve outras: Inteligência Artificial, Neuroplasticidade, Terapias de Vidas Passadas, Psicoterapia e, a ressurreição da Hipnose como uma interdisciplina para tratar de medos e fobias em áreas médicas, como: Obstetrícia, Pneumologia e Odontologia... Acima, cenas de Matrix, de 1999, um filme icônico que evidenciou exatamente isso!)

Talvez ajude se a gente destrinchar o termo Programação Neurolinguística:

"Programação", diz respeito à capacidade que temos (segundo seus adeptos) de ajustar nosso pensamento para codificar comportamentos (foi o que propusemos no exercício acima). "Neuro" porque, obviamente, tudo que a gente faz é decidido e processado no cérebro. Já "linguística" é o centro da teoria da PNL, porque, segundo seus adeptos, é na linguagem que se deve intervir para mudar nossos comportamentos. 

Por que? Porque é aí, por meio da comunicação, verbal ou não-verbal, que nos relacionamos com o mundo, dizem eles.

(Não é bem isso o que quero dizer... Mas é engraçado!)

Trocando em miúdos, os adeptos da programação neurolinguística acreditam que, por intermédio da linguagem, podemos reprogramar a mente e modificar nosso comportamento para atingir nossos objetivos. 

Como você já deve ter percebido, trata-se de uma técnica muito pragmática. 

Seus criadores, o matemático Richard Bandler e o linguista John Grinder, ambos americanos, começaram procurando comportamentos semelhantes em pessoas consideradas vencedoras em suas áreas de atuação. 

(Os divulgadores, mas não, exatamente, os criadores. A técnica já pipocava na Universidade da Califórnia desde 1960, você sabe, os surtos de alienígenas e guerra fria, a hipnose e viagens astrais na década de 60 e 70... Temas que parecem destoantes, mas que no estudo da Neurociência, tudo acaba convergindo, porque a gente é o que pensa, e ao pensarmos, mudamos nosso ambiente... Lôco?! Continue acompanhando nossas postagens...!)

Isso foi nos anos 70. Eles viram que os principais fatores que levavam essas pessoas ao topo eram a capacidade de tomar decisões, e, principalmente, a habilidade para se comunicar. 

Ou seja, o objetivo maior da técnica é aumentar a eficiência, o que pode ser uma qualidade e um defeito, ao mesmo tempo.

Qualidade porque pode ajudar a conquistar o que você quer. Mas, se você não sabe o que quer  ou ainda não descobriu onde mora sua felicidade (e olha que tem muita gente nessa situação!), os frutos da neurolinguística são bem mais modestos...


(Acima, cenas do filme À Procura da Felicidade, de 2007. Conta uma história real de Christopher Paul Gardner (abaixo), investidor e corretor da bolsa em Nova York. Ainda na ativa, palestra em universidades contando sua história de vida motivando alunos a iniciarem suas carreiras sem medo. Uma história incrível de superação, na qual um homem com poucos recursos soube olhar ao seu redor e usar os poucos recursos que o destino lhe disponibilizou para mudar sua vida: Determinação, Vontade e Simpatia.

(Quais as ferramentas que você têm aí?)

Tudo isso para dizer o óbvio e evitar enganos: a neurolinguística não é um mapa da felicidade, não é a receita mágica para a autorrealização. Ela é, sim, uma ferramenta para alcançar objetivos claros. 

A neurolinguística oferece às pessoas um conjunto de ferramentas para usar melhor o cérebro e atingir os resultados que ela deseja, seja no campo profissional, seja no familiar ou no afetivo. 


Continua...

   

Aranel Ithil Dior