Siga-me no Twitter RSS FEED

Devemos Mastigar muito a Comida?

(Mastigar bem seus alimentos garante um bom funcionamento das glândulas salivares, boa digestão e muitos profissionais nutricionistas garantem que pode até emagrecer...!)

Claro que mastigar é bem importante, mas há opiniões diversas sobre a intensidade ideal da mastigação.

Com a mastigação intensa o alimento começa a se digerido na boca e forma um pasta que chega pronta ao estômago, facilitando a digestão. 

Quando comemos com calma, damos o tempo para o organismo assimilar os nutrientes. Quem come rápido, ao fim da refeição, sente-se empanturrado.

(Como mastigamos e engolimos nossos alimentos.)

Para os orientais, o ato de comer com tranquilidade é ingrediente importante para o bem estar espiritual. 

Mastigar várias vezes nos ensina a fazer as coisas com mais vagar e pode transformar a refeição num momento de meditação.

(Os músculos mais importantes da mastigação são: Os pterigóides, masséter e os temporais. O músculo mais forte do corpo humano e que também participa do processo da mastigação é o Masséter.)

Outros aspectos da boa mastigação são os macrobióticos, que em cada garfada mastigam pelo menos 30 vezes, acreditando que assim auxiliam a digestão e diminuem o estresse. 

A mastigação é importante, mas é desnecessário contar quantas vezes fazemos isso...

(Gurdjieff (1866-1949) mestre espiritual armênio inventor dos métodos esotéricos usados atualmente de despertamento do Eu.)

Um ponto de vista radical é narrado pelo guru russo Gurdjieff, em Encontros com Homens Notáveis (Editora Pensamento), quando um mestre dervixe o orienta a não mastigar a comida com tanto cuidado, pois isso poderia reduizir o trabalho do estômago, tornando o orgão "preguiçoso".

É de se pensar...


.:.


 

Luz na Escuridão - Parte 3

Posted in
(Caverna do Diabo em São Paulo, visita em 2010.)

As cavernas estão espalhadas por diversas regiões brasileiras, com maior concentração nos estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo.

(Reportagem do Jornal da Record onde é mostrada uma viagem nas cavernas de Goiás.)

No Brasil todo são cerca de 3.500 cavernas cadastradas, número que representa cerca de 10% do total, de acordo a Associação Brasileira de Espeleologia. 

(As 15 mais incríveis cavernas do mundo!)

Ou seja, está quase tudo ainda por descobrir!

Existem as que beijam o mar, as recônditas - que exigem um grande esforço de quem quer apreciá-las - as inóspitas, além de outras das quais nunca se teve nenhuma pista, a não ser em lendas e mitos...

(No alto da Ribeiro em São Paulo são encontradas as melhores cavernas do país...)

As famosas, disputadas por turistas, e as totalmente desconhecidas.



Continua...



O que é Qi-Gong?

Posted in
(O Qi-gong é a arte de manipular a energia espiritual e transferi-la para o plano material.)

Como estamos estudando agora sobre o Taoísmo no blog a Torre da Coruja, eu não poderia deixar de citar essa técnica de energização tão interessante...

Qi-gong é a arte milenar chinesa de manipular a energia vital, habilidade que pode ser adquirida com exercícios físicos, respiratórios e meditativos, e que é frequentemente utilizada na Medicina Chinesa, no Taoísmo, no Confucionismo e no Budismo, entre outras práticas orientais.

(O Qi-gong, como no Yoga, tem uma série de posturas para energizar o corpo. Mas a diferença aqui é estimular os 4 elementos fundamentais do universo, muitas vezes confundidos com a água, terra, fogo e ar que conhecemos. Os 4 elementos, tanto na Medicina Ayurvédica, quanto na Chinesa, são energias diferentes daquelas, mas similares apenas num contexto de textura, volume, percepção e eletromagnetismo.)

Qi significa energia vital (o mesmo que c'hi), gong quer dizer habilidade. 

Segundo escritos antigos, o Qi-gong já era praticado por sábios e monges chineses há cera de 10 mil anos. 

Eles costumavam treinar o controle da energia para conservar a própria saúde, mas descobriram depois que a técnica poderia ser usada para curar os outros. 

O qi-gong promove saúde, autoconhecimento, vida longa, flexibilidade e restaura o equilíbrio entre corpo e mente. E quando uma pessoa conhece melhor o seu corpo, não precisa procurar um medico a todo instante...

(O filme Avatar, o Último Mestre do Ar mostra exatamente como é utilizado o poder dos elementos por aqueles que aprenderam a arte de dominá-los.)

Existe o Qi-gong terapêutico, em que o praticante trabalha a sua energia e desenvolve a autocura, e o Qi-gong curativo, no qual o mestre emite qi nos pacientes sem tocá-los.

Acredita-se que por meio do Qi-gong pode-se acumular qi e movê-lo para pontos do corpo onde ocorrem bloqueios de energia, relaxando as zonas de tensão, reduzindo o estresse e estimulando os sistemas circulatórios, expiratório e endócrino. 


.:.

 


Aranel Ithil Dior