Siga-me no Twitter RSS FEED

O que é Psicologia Transpessoal?

Posted in
(Apesar de não ter em si a proposta de transcedência, a psicologia Transpessoal leva o indivíduo a ter uma maior conexão, percepção e integração com seu meio ambiente e sistema interpessoal.)

É um ramo da psicologia moderna que busca a compreensão dos múltiplos estados da consciência e propõe a superação dos conflitos do indivíduo por meio de uma "cosmovisão integradora". 

Surgiu como uma evolução da psicologia humanista dos anos 60 e subverteu conceitos e práticas terapêuticas que marcaram a primeira metade do século XX.

Em vez de determinismo das ações humanas e da ênfase na consciência normal em estado de vigília, implícitos nos princípios da psicanálise de Sigmund Freud e na abordagem fisiológica do behaviorismo, a psicologia transpessoal realça os aspectos do chamado inconsciente coletivo e desafia o limite da ciência. 

(Carl Jung, foi o primeiro a entender e descrever, a partir de seus estudos sobre mitologia e antropologia que a humanidade cria a cada etapa de seu desenvolvimento uma consciência coletiva na qual todos compartilham suas ideias uniformizando-se entre si tanto para o bem quanto para o mal de uma sociedade.)

Foi Carl Jung, ex-discípulo de Freud, quem primeiro descreveu esse nível da mente e os fenômenos que lhe são associados. 

(Abraham Maslow, psicólogo americano, conceituou que os conflitos humanos devem ser expostos e confrontados abertamente. Criou o T-groups um processo de treinamento entre indivíduos filosoficamente divergentes entre si.)

Tempos depois, baseados em pesquisas experimentais que incluíram sessões psicodélicas com LSD (para estudos dos estados alterados de consciência), um grupo de psicólogos americanos e europeus, liderados por Abraham Maslow e Stanislaf Grof, ampliou os conceitos junguianos e estruturou um novo tipo de psicoterapia. 

(Stanislav Grof, psiquiatra tcheco, foi censurado ao utilizar o ácido lisérgico, LSD, para entender os estados alterados da consciência tão apreciados na década de 1970 nos Estados Unidos durante a Guerra do Vietnã. Com doses controladas, concluiu-se que o indivíduo, após uma sessão de 20 doses num espaço de tempo de 3 meses, conseguia assimilar e recrutar o cérebro para executar contas matemáticas e conceitos filosóficos quando anteriormente era incapaz. Os estudos não foram conclusivos pois o LSD como uso terapêutico tornou-se ilegal pelo FDA.)

Os métodos da psicologia transpessoal abrangem experiências de expansão temporal e espacial da consciência - inclusive regressões a vidas passadas - como forma de conduzir o indivíduo a estados psíquicos superiores, que o ajudem a superar os condicionamentos do ego e a viver plenamente.



.:.


Descobrindo o seu Tibete - Parte 3

Posted in
(A arte tibetana é colorida e dramática.)

A arte tibetana é minuciosa nos detalhes e rica em símbolos do panteão budista. 

A elaborada pintura de divindades protetoras, como as que são vistas nos mosteiros de Sera e de Nechung chamam a atenção pela habilidade artística de quem as criou. 

(Mosteiro de Nechung.)

Para Joseph Campbell (1904-1987), uma das maiores autoridades em mitologia que o mundo conheceu, as imagens de um mito são reflexos das potencialidades espirituais das pessoas. 

"Ao contemplá-las, evocamos seus poderes em nossas próprias vidas."
O Poder do Mito, Joseph Campbell.


É comum entre os tibetanos difundir seus simbolismos de tal forma que eles sobressaiam na vida rotineira: há muros de oração (os manis), rodas de preces inscritas com mantras, bandeiras, imagens de budas, relicários religiosos. Cada um deles invoca benefícios coletivos, um dos aspectos do Budismo tibetano. 

(Muro de Rodas de Oração.)

Dar o passo inicial para compreender essa sofisticada linhagem da religião budista, iniciada pelo príncipe Sidartha Gautama no século 5 a.C., exige uma peregrinação. 

A qual pode ser empreendida até a distante imensidão do Himalaia, onde fica o Tibete, ou por meio de uma meditação na sala de sua casa. 

(Sidartha nunca esteve no Tibete, mas seus ensinamentos chegaram nos picos mais altos do mundo...)

Como dizia o velho sábio escritor inglês, "suas pernas podem fazer maravilhas"...

Mas o que importa, de fato, é para onde sua alma aponta...!


Fim.:.
 



Incenso faz bem?

Posted in
(Só de ver muita gente já começa a ter coriza... Mas não precisa ser assim, é só ficar antenado com a fórmula com que eles são feitos!)

Depende da qualidade do produto, da quantidade de fumaça no ambiente e das suscetibilidade de cada um. 

Um bom incenso, num ambiente ventilado, pode certamente perfumar, relaxar e inspirar a meditação. 

(Uma loja na Índia mostrou como é feito o incenso.)

Mas, entre os que têm asma e rinite, por exemplo, basta o perfume do incenso para irritar a mucosa e acionar espirros, coceira no nariz, tosse seca, coriza, chiado no peito e até falta de ar. 

Isso vale para crianças e adultos que já têm a doença instalada. 

(A preocupação sobre os incensos é importante em países onde essa prática é difundida. Na ilha de Taiwan, República da China, essa preocupação levou profissionais de sua Universidade nacional a determinar os níveis toleráveis de fumaça suportáveis ao ser humano. A descoberta esbarrou no fato que é muito importante a procedência do material e o tempo de exposição do indivíduo à fumaça. Hoje, avisos nas entradas dos templos informam o tempo necessário na exposição em recintos defumados, e sacerdotes são treinados para socorrer e fiscalizar os visitantes para não ultrapassarem o tempo prescrito.)

Uma pesquisa da Universidade Nacional de Cheng Kung, de Taiwan, descobriu na fumaça do incenso agentes químicos cancerígenos. A medição foi feita num templo budista abafado, onde se enxergava pouco mais de um palmo tamanha a fumaceira!

Há muitos tipos de incenso.

(Não importa sua religião, incensar faz parte de todas elas, acima preparação para a missa numa igreja católica...)

Na Índia, os mais puros são de esterco de vaca, resina de olíbano e óleos essenciais. As varetinhas perfumadas comuns são, em geral, feitas de carvão, pós de bambu, cola vegetal atóxica, óleos essenciais naturais e fragrâncias artificiais.

(Sumo Sacerdote judeu incensando para Jeová...)

(Ritual hindu, onde a fumaça também faz parte... O incenso ou a fumaça, seja de um sacrifício, seja como oferta e queima de plantas ou frutas, são uma dedicação do ofertante para com sua divindade máxima.)

Se a caixinha custa menos de 3 reais, desconfie. 

A cola pode ser tóxica e a essência ruim, misturada com solvente para, economicamente, diluir sua concentração. 

(Preparação da abertura e dedicação do espaço num ritual do Candomblé. A fumaça representa a intenção do adepto e suas orações. Elas se espalham pelo vento, pois o elemento Ar é o hálito e imanência de Deus. A fumaça purifica, quando utiliza-se ervas específicas para perfumar o lugar a ser consagrado, dependendo da orientação de cada religião.)

A rigor, qualquer material orgânico que queime a menos de 1000 graus libera monóxido de carbono (CO2) - incluindo os bons incensos e até o bucólico forno a lenha. 

(O vídeo acima não é dinâmico mas sintetiza em 4 min o que é o gás carbônico e como nos intoxicamos com ele.)

Em excesso, o CO2 pode provocar vasoconstrição e, lá na frente, dor de cabeça. É recomendável, portanto, optar por incensos de qualidade e manter o ambiente ventilado quando acendê-los. 



.:.


Aranel Ithil Dior