Siga-me no Twitter RSS FEED

Crianças podem Meditar?

Posted in

(É muito difícil conseguir a atenção necessária para que uma criança possa ficar pelo menos 10 min meditando. Mas com pequenos exercícios, o tempo vai aumentando e a concentração pode chegar aos 10 min preconizados para esta faixa etária, o que já é uma enorme vitória.)

Depende da idade.

Especialistas dizem que crianças novas, com menos de 12 anos, não conseguem atingir o estado de atenção plena (para dentro de si mesmas ou em algum objeto), o que é necessário para a prática meditativa.

Elas têm dificuldades naturais de concentração, pois estão numa fase em que precisam conhecer o mundo por meio dos contatos (táteis) e experiências (visuais, por exemplo).

(Quando Isabelle (de calça lilás à esquerda) estava na 3ª série na Escolinha Betesda, fizemos um pequeno trabalho com meditação com alguns alunos. Tudo deve ser feito como uma brincadeira. Não se pode obrigar a criança a exercer a concentração, para que a experiência não seja apreendida como algo ruim. Com paciência, as crianças cumprindo algumas pequenas etapas, brincando, podem alcançar uma ótima concentração nos momentos de estudo em casa.)

Inibir isso, forçando o pequeno a ficar sentado com os olhos fechados, não é aconselhável. 

Meditar não é apenas sentar numa posição fixa. Os procedimentos necessários para a meditação, que incluem concentração, esvaziamento da mente e processo contemplativo, são muito técnicos. 

(O ideal é os pais saberem meditar e ensinarem aos filhos como uma rotina normal do dia a dia. Isabelle, hoje, consegue manter 4h de estudos diários, porque começou como a garotinha acima, bem cedo, a manter a mente focada numa única tarefa. Essa é a maior dádiva que a Meditação concede aos pequenos.)

A criança não consegue alcançá-los. Mas, elas podem fazer exercícios mais simples para começar a entrar em contato com a meditação.

É necessário maturidade para atingir os graus de abstração necessários para a meditação. Se a criança reencarna como um lama, desde muito pequena já sabe meditar, porque vem com esse conhecimento da outra vida. 

(Nos Estados Unidos e Europa a meditação e o Yoga são disciplinas curriculares que as crianças são introduzidas a vivenciarem desde cedo e que não causam nenhuma estranheza para elas.) 

Após os 12 anos, a maioria está apta a experimentar qualquer uma das diversas técnicas de meditação existentes e seus benefícios - acalmar a mente, relaxar, ampliar a consciência geral, a lucidez e o sentimento de paz.


.:.  



A Cura Essencial - Parte 3

(A meditação não é apenas uma forma de focar a mente em algo, mas usar a agitação da mente para encontrar esse algo!)

Na guerra às toxinas, a meditação é arma obrigatória, indicada como prática diária para higienizar a mente.

A dieta alimentar, que é adequada a cada dosha, é outra forma de controlar o acúmulo de impurezas.

(O terapeuta ayurvédico observa atentamente para seu paciente desejando encontrar, além das palavras, pistas que indiquem quem ele é. Na hora de administrar a dieta ou tipo de meditação o reconhecimento dos doshas dominantes são imprescindíveis.)

Acontece que um filme de ação pode ser mais tóxico que uma feijoada - isso depende da sensibilidade de cada um. 

Podemos não perceber como a saúde é afetada por uma cena de TV ou uma palavra atravessada, mas o saber hindu dá extrema importância ao que entra pelos buracos da nossa cabeça!

(O toque físico, seja da pele ou de óleos e ervas, é muito importante na terapia hindu. Sentir o calor, a textura, a pressão faz com que o indivíduo se sinta onipresente não apenas na busca de sua saúde corporal mas na consciência de que ele está vivo e deve permanecer assim.)

Como é através dos sentidos que se conversa com o universo, as práticas da Ayurveda querem refiná-los, para que sempre extraiam do meio um máximo de energia e um mínimo de toxinas. 

É natural que a massagem tenha tanta ênfase: a pele além de ser nossa proteção, é o maior órgão dos sentidos. 

Massagem na Alma

Você pode ler a teoria, mas outra coisa é deitar, fechar os olhos e se entregar, por exemplo, ao conforto que vem de um fio de óleo morno, descendo contínua e lentamente sobre a testa. 

Esse toque curativo, sem mãos, chama-se "shirodhara" e é só isso mesmo: sobre a cabeça do felizardo, a tigela presa a um suporte verte um preparado de ervas medicinais. 

(Shirodhara)

Na sessão, a percepção vai sendo atraída, suavemente, para o ponto entre as sobrancelhas, que está sendo acariciado pelo calor e a viscosidade do líquido. O relaxamento é tanto que há um vislumbre de expansão de consciência, talvez porque o estímulo esteja localizado na região conhecida como "terceiro olho" - o chakra ligado à nossa espiritualidade. 

Naqueles 60 minutos nada mais existe, só o prazer de estar ali. Não há turbulência mental que resista ao poder de shirodhara. A técnica harmoniza os hemisférios cerebrais, combate estresse, depressão e insônia. 


(Abhianga)

Todo mundo merece, também, passar pela "Abhyanga" (que significa "mãos amorosas"), a massagem Ayurvédica mais difundida. A pessoa é banhada em muito óleo morninho e tem os dois lados do coro friccionados ao mesmo tempo, por quatro mãos sincronizadas.

A técnica, usada para acelera a liberação de toxinas e fortalecer o sistema imunológico, tem uma versão de automassagem, para ser feita todo dia, e uma dedicada aos bebês.

E é mesmo como um bebê que a pessoa é recebida e cuidada, na versão da abhyanga a quatro mãos. É fácil regredir ao útero em meio a tanta proteção, num leito quente e inundado de óelo. 

 (Os marmas)

As manobras ritmadas dos terapeutas, um à esquerda, outro à direita da maca, dão mais coerência ao corpo. é como e tudo se encaixasse quando os seus dois lados ganham toques simultâneos. É como se você deixasse de ser cabeça, tronco e membros para se sentir um todo...

Outra delícia é a massagem que ativa os "marmas", os centros de energia vital onde os tecidos do corpo se encontram. Os marmas, também vistos como elos entre matéria e consciência, correspondem aos pontos trabalhados na medicina chinesa.

(O instituto tem credenciais para dar suas especialização em Medicina Ayurvédica, além de ser o mais antigo do Brasil na disseminação da cultura hindu.)

Como há por ai um uso não lá muito ético do nome da Ayurveda, antes de deitar e relaxar é melhor perguntar como, onde, com quem e em quanto tempo o massagista se formou. 

(Formandos da especialização em Medicina Ayurvédica de 2007.)

Não custa saber que o Estado de Keralla, no sul da Índia, é o berço e a cena dessa ciência; que a Califórnia é o grande centro de estudos e difusão; que os médicos norte-americanos David Frawley e Vasant Lad são os únicos ocidentais considerados no métier e, principalmente, que ninguém vira terapeuta Ayurvédico após um workshop de fim de semana. 




Continua...  


A Música das Esferas existe?

(Esse conceito medieval é um ensinamento dos professores cabalista sobre proporção e analogia que dominou a Idade Média nas primeiras Universidades européias.)

Teoricamente, sim.

No entanto, ainda não há comprovação científica de que seja possível ouvir o movimento dos astros, como propõe esse conceito abstrato.

As músicas das esferas existe para quem tem a capacidade de ouvi-la interiormente. é possível ouvir algo além do que o ouvido humano é capaz de captar. 

(Nesta disciplina, a música, ou melhor, o som, participa de todas as coisas visíveis e invisíveis. As visíveis seriam comandadas pelos sons sônicos e as invisíveis pelas ultrassônicas. Em suma, tudo vibra e, portanto, canta uma nota para o universo.)

A ideia dessa música acompanha a humanidade desde os tempos do grego Pitágoras (580-500 a.C.). Mas foi o astrônomo Johannes Kepler (1571-1630) quem aprimorou esse conceito utilizando a matemática, desenvolvendo as leis que regem os movimentos dos astros.

(Johannes Kepler, astrônomo, matemático e astrólogo alemão.)

Kepler descobriu que os planetas fazem um traçado elíptico e não redondo, ao redor do Sol. Assim, calculou o ponto mais próximo da rota de cada um em relação ao Sol (periélio) e, depois, o ponto mais distante (afélio).

(Movimento dos planetas em nosso sistema solar.)

Analisando o tempo que cada planeta leva para dar uma volt ao redor do Sol ( a Tera, por exemplo, leva +/-  365 dias), Kepler transpôs proporcionalmente as medidas dessas órbitas em fequências, encontrando assim tons e intervalos musicais. 

(A canção dos planetas.)

Ou seja, teoricamente Júpiter, Vênus, Saturno e outros planetas produzem suas próprias melodias. 

(Mas, apesar de parecer, a princípio, uma teoria maluca, a NASA já catalogou sons, frequências e vibrações de Galáxias, estrelas e quasares. Assim, hoje, a ciência não apenas comprova esse conceito, mas utiliza-o para detectar prováveis colapsos ou nascimentos de estrelas. Acima documentário do canal History que explora esse assunto.)

Apesar de ser um conceito abstrato, a matemática torna a Música das Esferas um fato!


.:.

A Cura Essencial - Parte 2

(Os doshas são energias geradas pela força do espírito de cada um de nós.) 

Combinações entre os elementos geram os três princípios da Ayurveda: São os "doshas" (tipos), ou humores, através dos quais a inteligência do universo se expressa nas pessoas. 

Espaço mais Ar dão o biótipo VATA, que representa movimento, agilidade. É a instabilidade do vento. Fogo e (pouca) Água dão PITTA, que representa metabolismo, irritabilidade. É a combustão do fogo. Terra e (muita) Água dão KAPHA, que representa estrutura, estabilidade. É o peso da lama. 

Uma piada ayurvédica ajuda a entender como esses humores nos regem!

- Se um avião atrasa, o passageiro do tipo Vata reage preoucupado, antevê um desastre na sua agenda e dá um jeitinho de se culpar pelo incidente: "Eu devia ter previsto isso. E agora?

- O passageiro Pitta, decerto irratadíssimo, ameça o representante da companhia e cobra uma solução, com o rost rubro de raiva. 

- O passageiro Kapha, bem zen, aproveita a confusão e faz uma boquinha na lanchonete.

(Determinar corretamente o dosha de cada indivíduo fará com que o terapeuta também determine uma rotina de terapias e condutas que o levarão a mudar para sempre sua vida.)

Cada dosha tem comportamento, traços físicos e metabolismo próprios. Não que a Ayurveda catalogue toda a fauna humana em três estereótipos. Ao contrário, cada pessoa é tratada como única - a grande diferença em relação à medicina ocidental. 

Um médico indiano não cura nem gripe usando a mesma receita para dois indivíduos!

Todo mundo recebe influências de Vata, Pitta, e Kapha, em proporções diferentes. É mais comum a pessoa ter um dosha dominate e  outro em proporção elevada. Nesse caso é classificada como Vata-Pitta, Kapha-Vata, etc. A leitura da descrição dosha ajuda na identificação, mas para um diagnóstico preciso só meso numa consulta ao vivo. 

Serpente, Rã e Cisne

Sempre se espera um pouco,  de um sofá coberto por um velho cobertor...

Em minha casa, exercendo limitadamente minha especialização, já que ainda estou tentando concluir minha graduação em Fisioterapia, me parece, que sou a única especialista formada nesta área aqui em minha cidade...(!)

(Primeiro, verificar o ritmo da corrente sanguínea no corpo do paciente...)

Apesar de envergar alguns diplomas, e tals, eu mesma atendo meus telefones, agendo e organizo as visitas.

O diagnóstico começa com um exame do pulso, usa-se os dedos indicador, médio e anular para perceber a frequência de Vata, Pitta e Kapha - os três diferentes humores da Ayurveda. 

Com diferentes pressões, mede-se 15 pulsações, rastreando a situação e órgãos e tecidos  detectando desequilíbrios, antes que virem doenças.

(Detectar sinais fisiológicos no rosto é uma ciência chamada de Fisiognomonia. Em seu livro Bioenergética, Alexander Lowen diz: “A atitude do indivíduo em relação à vida ou seu estilo pessoal refletem-se no seu comportamento, em sua postura e no modo como se movimenta.”)

O pulso de Vata é rápido e irregular, igual ao deslizar da serpente. O de Pita é quente e ativo como os pulos de uma rã. A pulsação de Kapha é lenta, estável como um cisne nadando. 

Para o olhar treinado, o rosto é outro mapa do estado físico e emocional. Rugas revelam tudo!

(Pode ser perturbador, mas o médico ayurvédico encara profundamente o paciente quando em sua presença, para definir, somar, concluir o que está acontecendo com ele apenas com as pistas apresentadas no cenário físico do rosto.)

Se houver distúrbio, estará indicado na face, o espelho da mente. Da minha visão não escapa, por exemplo, aquela linha vertical entre as sobrancelhas (que eu tenho, chato...!) que, do lado direito indica emoções reprimidas no fígado, no lado esquerdo aponta problemas no baço (no meu caso, o descanso repõe a juventude...).

Depois do diagnóstico, monta-se um tratamento com dietas, massagens, exercícios e meditação ou remédios de ervas. Tudo para purificar corpo, mente e espírito.

(A medicina alopática consegue, pela rapidez, seus resultados. Mas um tratamento ayurvédico cuida com pouca ou nenhuma reação adversa o corpo. Isso, porque o local de nascimento do indivíduo ou, o local onde ocorreu a lesão, deve conter, sistematicamente, o antídoto do problema. Este é um ensinamento Teravada do Budismo, encontrado no livro Ensinamento dos Anciãos.)

O segredo da saúde, nessa medicina, é reconhecer, eliminar e reduzir a captação de toxinas, que bloqueiam o fluxo da energia vital. 

É claro que um médico pode fazer muito para que cheguemos lá, mas o auto-estudo é fundamental: cada um precisa aprender a ligar seu próprio detector de venenos.


Continua...


Aranel Ithil Dior