Siga-me no Twitter RSS FEED

Como se explica a Adivinhação?

Posted in
(Os oráculos são recursos que o homem sempre utilizou para entender, prever e organizar seu presente em detrimento do futuro.)

A primeira explicação científica foi apresentada por Carl Gustav Jung (1875-1961), que reconheceu o fenômeno das "coincidências significativas" e definiu as bases da teoria da sincronicidade, que especula sobre as relações entre todos os eventos que ocorrem a cada momento.

De acordo com a sabedoria oriental, o adivinho ou profeta pode acessar esse "mundo das correlações" através de oráculos, e assim, interpretar os fatos e prever o futuro.

(A quantidade de oráculos existentes no mundo nos evidenciam a necessidade do homem em manter o controle em sua vida. Sua eficácia pode ser discutida, mas sua permanência até nossos dias dão a dica de que a experiência cotidiana é desconcertantemente real...)

Os oráculos podem ser o I Ching, a borra de café, as cartas do Tarot, ossos e víceras de animais, posição dos astros, etc, que não funcionam com imagens, como sugerem as fantasiosas bolas de cristal. O que conta mesmo é que o adivinho tenha a intuição desenvolvida. O talento para adivinhar está ligado essencialmente a esse dom.

As qualidades intuitivas do adivinho são mais importantes que o tipo de oráculo usado por ele. Ele pode nascer com esse dom ou conquistá-lo com muito treinamento.

(A intuição é a principal porta de entrada das informações do clarividente. Denominamos esta intuição de Sensitividade Astral.)

São consideradas habilidades intuitivas os fenômenos de telepatia (transmissão de pensamentos e sensações à distância), clarividência (dom da vidência), precognição (previsão do futuro) e psicocinésia (influência da mente sobre a matéria) - todos bastante estudados pela parapsicologia.

Os antigos profetas bíblicos, eram também chamados de videntes ou adivinhos, aliás, essa é a tradução literal das palavras hebraicas roeh e/ou hozeh que os denominavam.


.:.


O Espírito das Árvores - Parte 1

(Bosque de Carvalhos em Cambridge, Inglaterra)

Houve um tempo em que saber o nome das árvores era tão normal quanto saber o nome de ruas ou das verduras no prato.

A árvore era parte da vida, das crenças, das construções, da medicina, assim como referência espacial, que marcava os limites e indicava o caminho.

(As naves góticas tinham sua referência visual nas florestas, quando as copas das árvores se encontram. O sentido era para dar proteção e aconchego, mas imponência também. A floresta sempre foi um ambiente muito presente no inconsciente dos europeus.)

Imponentes, resistentes, sólidas, elas sempre despertaram reverência, e muito pela nobreza do porte. Dizem que as amplas naves das catedrais góticas europeias foram modelos para lembrar a sombra das copas de um bosque.

Interessante: o sentimento de amparo na terra e a conexão com o céu. 

Não há dúvida de que o crescimento imperturbável e contínuo das árvores em direção ao alto envolva a imagem da sabedoria.

(Barbárvore foi uma personagem criada por J.R.R. Tolkien que revisitou o tema nas mitologias escandinavas e bretãs. A sabedoria do Carvalho, os espíritos errantes das florestas que os escandinavos chamavam de fadas ou elfos, tudo nestes mitos se resumiu nessa intrigante personagem que Tolkien não teve tempo para definir ou concluir em sua mitologia.)

Na literatura e no cinema, um pouco desse imaginário aparece no personagem Treebeard (Barbárvore) - parte árvore, parte gente, do segundo episódio de O Senhor dos Anéis: figura lenta, solene, penetrante, constante, cuidadosa (visite nosso site sobre este tema, aqui.)

E isso pode não ser apenas uma fantasia: o clássico A Vida Secreta das Plantas, livro de Peter Tompkins e Christopher Bird, mostra que plantas têm sensações, descrevendo as experiências do especialista em detecção de mentiras Cleve Backester, nos anos 60 (click aqui, para saber mais).

(Cleve Backester, e seu famoso teste para a Revista Life da década de 60.)

No teste mais famoso, duas plantas iguais foram colocadas lado a lado, ambas com as folhas conectadas a um polígrafo. 

Então, um homem destruiu uma delas. A partir daí, a planta sobrevivente - a testemunha - emitia sinais claros de excitação na tela do equipamento toda vez o "destruidor de plantas" entrava na sala. 

(O teste)

A natureza das árvores é admirável. É o tronco lenhoso que diferencia das outras espécies vegetais (os arbustos, embora também tenham galhos lenhosos, não tem o tronco). 

A madeira - o material mais resistente de qualquer planta - a mantém de pé e carrega a memória da passagem do tempo. 

O cerne (o miolo) é a parte mais dura e suas células mortas são repletas de resinas. 

(Estrutura interna de uma árvore)

O alburno, a camada intermediária, tem células vivas de lenho, que transportavam água. Apenas a camada externa carrega a seiva e se regenera, assim como suas flores, frutos e folhas. 

E, às vezes, a vida da árvore continua mesmo depois do tronco ter sido serrado.

Mas há uma reverência pelas árvores que vai além do entendimento científico, o que quase sempre resulta da maneira como elas transpõem as profundezas da terra enquanto, ao mesmo tempo, alcançam a imensidão do céu.

Assim, as árvores fazem parte da mitologia entre povos do mundo inteiro.

Poder de Inspiração

Entre os antigos escandinavos, encontramos o mito de Yggdrasil, o freixo que simbolizava a vida universal.

(Tapeçaria medieval onde vemos a representação dos mundos sustentados por Yggdrasil a árvore do mundo.)

Tinha três níveis de raízes: a primeira ia até o nível subterrâneo, o mundo dos mortos; a segunda ia ao mundo do meio, o mundo dos homens; e a terceira ia para o nível de deuses, como Odin e Thor.

Sob essa árvore, mantinham-se coesos os microcosmos que formavam a própria vida. 

(Gameleira branca de 350 anos da Lagoa dos Negros na Serra da Barriga em Maceió, no Quilombo dos Palmares.)


(Mãe de Santo incorporando o orixá Ossain, o limpador, usando as folhas da gameleira branca, para fechar o tempo dentro do terreiro e os guias poderem entrar com a permissão do orixá Iroko, o guardião do tempo.)

Na tradição do Candomblé, temos a gameleira  branca, que é encontrada com frequência à frente dos terreiros, como guardiã e protetora. Ela representa o orixá Iroko, o tempo.

Para os druidas bretões onde a lenda de Merlim se desenvolveu e, entre os japoneses, povos tão equidistantes, elegeram o Salgueiro, a grande senhora da sabedoria e da cura dentre as árvores. 

(O salgueiro foi eleita como a árvore da sabedoria e da cura das dores da alma, espírito e corpo. Aqui no Brasil ela tem o nome de Chorona. Sinto uma enorme conexão com o Salgueiro, ela é uma das minhas árvores preferidas... Acima, Salgueiro de 250 anos do Parque do Ibirapuera em São Paulo.)

Do salgueiro era confeccionado o bastão ou a varinha entre os magos, por meio de suas cascas os magos extraiam o analgésico mais antigo do mundo; e entre os japoneses, o salgueiro era a sábia árvore que tudo podia predizer sobre o passado, presente e futuro...

(A Dríade dos gregos, um espírito que habita todas as árvores. Quem já teve uma experiência de acessar uma dríade sabe que isso não são apenas contos de fadas...)

Há muitos exemplos de mitos pré-colombianos, africanos, orientais e europeus, nos quais a árvore é adorada como entidade espiritual.

Mulheres que se esfregavam em árvores para aumentar a fertilidade, druidas que veneravam várias espécies e nelas viam deuses, e mãe que enterrava o cordão umbilical dos filhos e a plancenta junto à raízes, para assegurar vida longa ao recém-chegado.

(As mulheres irlandesas e bretãs criaram as extensas e adoráveis superstições familiares sobre as árvores. Rituais para manter o casamento, ter filhos, e até se manterem mais jovens... São muitos os recursos espirituais desses seres...! Por isso, o ditado irlandês imortalizado entre os americanos: Para viver bem: Plante uma árvore, escreva um livro, faça um filho.) 

Sem falar nos personagens que, recostados a um tronco, alcançaram grande sabedoria.

(Odin, pendurado sobre Yggdrasil para obter a sabedoria das runas mágicas. Após isso, ele ficou cego.)

A Lei da Gravidade foi descoberta quando Sir Isaac Newton descansava sob uma macieira (bem... é o que se conta!)...


(Newton e sua lenda sobre a maçã. Será que foi verdade?)

...enquanto o Caminho do Meio nasceu sob a sombra de uma figueira, quando Buda, cansado, decidiu que não faria mais nada de sua vida, enquanto a resposta da pergunta: Por que estou aqui? não lhe sobreviesse!

(Buda e sua resoluta decisão em somente sair debaixo da Figueira após obter a resposta de sua busca. A Figueira é outra árvore famosa nos mitos, e Jesus Cristo amaldiçoou uma quando não encontrou frutos nela. No cristianismo, a figueira representa o adepto que precisa sempre dar frutos doces para alimentar seu semelhante.)



Continua...


 

Qual a origem da Maçonaria?

Posted in
(A Maçonaria é a fraternidade mais antiga do mundo, pois, apesar de ter havido outras organizações semelhantes, apenas ela permaneceu até nossos dias.)

A organização surgiu na Europa durante a Idade Média, como uma espécie de embrião dos sindicatos - as chamadas corporações de ofício.

Nelas se reuniam trabalhadores medievais típicos, como alfaiates, sapateiros, ferreiros e principalmente pedreiros - estes os maçons, na língua francesa. 

(Os primeiros dessa fraternidade organizada foram os franceses, apesar de ter havido seguidores ingleses e escoceses. Estes, apenas mais tarde, por conta das perseguições na França, é que se organizaram em lojas.)

Ao final desse período, a maçonaria passou a admitir membros de outros setores, sempre do sexo masculino, transformando-se em uma fraternidade dedicada à liberdade de pensamento e expressão, religiosa ou política.

(A maçonaria foi uma das grandes molas propulsoras para a aceitação da burguesia e a queda da Coroa Francesa. Até hoje a maçonaria manipula muitas ações políticas pelo mundo.)

Então, a Ordem difundiu-se rapidamente em outros países, acolhendo membros famosos como Voltaire, Goethe, Napoleão Bonaparte, Mozart e Beethoven, entre outros.

No Brasil, há registros da maçonaria desde o fim do século 18, e acredita-se que a organização tenha sido um isntrumento de divulgação na luta pela independência: alguns revoluncionários da Confederação Mineira eram maçons, entre eles o célebre Tiradentes.

(Monumento dedicado aos primeiros maçons no Brasil em Santos, litoral paulista. A maçonaria chegou ao Brasil em 1797, e em 1815 ela reunia os primeiros jovens estudantes que mudariam o curso da política brasileira promovendo a independência do Brasil.)

Para fazer parte da maçonaria, o indivíduo precisa crer em Deus e ter uma conduta ética e honesta.

Deve também afiliar-se a uma loja, que o nome dado às organizações básicas da maçonaria. 

O objetivo da fraternidade é promover paz entre todos os povose ajuda mútua entre seus membros.

Para saber mais, acesse:

www.maconariadobrasil.org.br


.:.

Ponto de Vista - Parte 3

Posted in
(Pontos de vista... No final, qualquer coisa pode ser qualquer coisa!)

Entre duas ou mais pessoas, com visões, ideias e propósitos individuais, só o exercício da dialética pode construir. 

Para que uma síntese surja é necessário que teses e antíteses sejam expostas e sepultadas, por meio da substituição pela síntese - o crescimento. 

Portanto, o crescimento deriva de diferenças, não de igualdades!

A psicologia também se preocupa com o crescimento a partir das diferenças de visão dos fatos, e aposta na possibilidade do aprimoramento permanente na maneira de ver o mundo e encarar os problemas.

(Mas o que realmente importa numa conversa é trocar novas perspectivas e assumir, com humildade, o que é mais correto e verdadeiro, naquele momento e naquela cultura vigente do indivíduo.)

Uma de suas correntes recebe o nome curioso de Psicologia Gestalt.

Trata-se de uma palavra alemã que não tem tradução literal para nossa língua, e quer dizer algo como "forma" ou "partes" que se somam para formar um todo.

(Como sua mente reage as muitas formas que lhe são apresentadas? Positivamente? O que você vê primeiro? O horror? A beleza? O estudo da Gestalt é interessantíssimo...)

A Gestalt dedica-se a compreender as diferentes "formas" que o mundo toma, a partir das diferenças de percepção das pessoas. 

Para facilitar as coisas, utiliza muito a percepção visual e suas variações. Lembro-me de um amigo que teve sua vida mudada, para muito melhor, em apenas uma sessão de terapia, com um terapeuta gestaltiano, quando este o estimulou a perceber uma situação de sofrimento como oportunidade de crescimento pessoal.

Foi uma pequena mudança no ângulo de visão, uma nova percepção da realidade existente, e operou um milagre. 

Um novo "ponto de vista" pode se transformar num novo "ponto de partida" para uma vida mais plena, mais rica em realizações e em felicidade. 

Meu "ponto de vista" existe porque é o que permite a "vista do meu ponto", ou seja, é assim que eu enxergo o mundo a partir do ponto, físico ou psicológico, em que me encontro.

(A máquina mais simples e primitiva do mundo, também pode ser o ponto de partida emocional para muitas pessoas. Hoje posso dizer como Arquimedes, engenheiro e matemático grego: Deem-me um ponto de apoio, e eu moverei o mundo!)

Uma pequena mudança em relação ao meu ponto poderá provocar uma grande mudança em minha visão. 

De preferência, para ver uma paisagem mais bela, é claro. E ser mais feliz, que é a única coisa que interessa, no final... 

Bem, pelo menos é o meu ponto de vista...!



FIM.:.

Aranel Ithil Dior