Siga-me no Twitter RSS FEED

O que é Quiropraxia?

Posted in
(A Quiropraxia coloca os ossos do corpo em seus devidos lugares. Ao fazer isso, estalos ou ruídos são ouvidos e sentidos pelo paciente)

É uma ciência dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento de alterações do sistema neuro-músculo-esquelético, que causam dores nas costas, no pescoço e na cabeça.

Também previne problemas de postura, hérnias de disco e complicações articulares e musculares. 

O tratamento é feito com o uso das mãos e, em alguns casos, aparelhos especiais.


A Quiropraxia não tem relação com massagens em geral. A manipulação acontece em movimentos rápidos e precisos no segmento articular ou muscular afetado.

Podem ser prescritos também exercícios e orientações posturais.

A Quiropraxia foi desenvolvida a partir de 1895, nos Estados Unidos, por Daniel David Palmer.

(Daniel David Palmer, fundador da Quiropraxia e ocultista)

O termo surgiu do grego keirós (mãos) e práxis (realização, atividade).

Segundo a Associação Brasileira de Quiropraxia, o tratamento é comum em ais de 70 países. 

No Brasil está em fase de regulamentação e existem apenas cursos de nível superior: Na Feevale e na Universidade Anhembi-Morumbi, São Paulo.

Para fugir dos pseudoquiropraxistas, entre em contato com a ABQ.

www.quiropraxia.org.br


.:.

Yoga - Parte 2

Posted in
(O Yoga procura manter a mente aberta e receptiva do praticante para os acontecimentos diário, mas de forma equilibrada e com autocontrole)

De acordo com o Yoga clássico, o caminho mais fácil para alcançar a consciência plena é partir dos aspectos visíveis e palpáveis, como o corpo, em direção aos mais sutis, como a respiração e a mente. 

Por isso, existem as práticas de asana - pronuncia-se "ássana", e são as prosturas de Yoga - que nos ajudam desenvolver mais consciência corporal. 

(As posturas do yoga são chamadas de asanas)

A ideia é que o praticante passe também a perceber a conexão que existe entre corpo mente, descobrindo que as posturas provocam um efeito nas nossas emoções e no fluxo de pensamentos.

Com o refinamento dessa percepção, o praticante é levado a entender o inverso: nossos estados mentais influenciam a saúde do corpo. Um momento de raiva pode gerar contração muscular, o nervosismo pode acarretar uma doença, o medo pode dar frio na barriga, e excitação, deixar o corpo alerta demais e assim por diante. 

Com mais consciência do corpo, ganhamos também maior consciência sobre nossos estados mentais. 

O Corpo é Ferramenta

A prática conhecida como hatha yoga, que usa o corpo como ferramenta para libertação dos condicionamentos da mente, foi que mais se popularizou no Ocidente. 

Em geral, as pessoas pensam que hatha yoga é uma ginástica, ignorando seus fundamentos. Para começar, temos uma relação com o corpo bem diferente dos orientais. 

(As aulas de hatha yoga se poupularizaram porque são posturas simples praticadas até por idosos na índia)

Costumamos perceber o corpo por fora, associando saúde à aparência física. Já a tradição oriental vê o corpo como um recipiente de força vital, no qual evidentemente circula energia.

Nas aulas da hatha yoga (assim como em todas as outras escolas de yoga) a intenção é equilibrar o fluxo de energia do organismo e voltar a percepção para o nosso interior. 

(Em Vitória da Conquista o Hatha Yoga se tornou febre nas academias seduzindo jovens e idosos)

Isso difere a distancia o yoga de outras práticas corporais, em que a atenção é estimulada a voltar-se para o objetos e acontecimentos externos.

Posturas Imitam a Vida

Cada postura do yoga foi inspirada em situações da vida, nos animais e na natureza. Na postura da montanha, por exemplo, o praticante deve-se manter em pé, com a mãos abaixadas ao longo do corpo e os pés unidos, como se realmente fosse uma montanha, estática. 

(Postura da criança)

A postura da criança, o praticante senta-se sobre o calcanhar e apoia a cabeça no chão, como se estivesse no útero da mãe. 

Já na postura do cachorro, apoiam-se as mãos no chão, afastando-as dos pés, e eleva-se o quadril, o que lembra um cachorro se espreguiçando. 

(A postura do Guerreiro, ou Virabhadra Asana, exige concentração, força no abdomem, e em cada respiração o praticante deve inspirar a coragem do ar)

Há também a postura do guerreiro, na qual parecemos estar prontos para lutar. Nesta, como em qualquer outra postura, despertamos em nós sensações e percepções diferentes, que acabam por nos conectar a aspectos de nossa vida. 

Atenção Plena

Cada postura pode despertar sensações diferentes. Algumas são calmantes, outras mais estimulantes. Cada uma delas - e são muitas e muitas - mexe com o copo de forma específica. 

Nossas experiências de vida não ficam registradas só em nossa mente, mas são impressas também em nosso corpo. Assim, alguma posturas podem trazer lembranças e sentimentos bons e ruins. 

(O Nataranjasana é uma postura que me faz sentir livre e com sentimento de independência)

Oriento a meus amigos a se conectar como observador interno, que não se identifica com as emoções e os pensamentos, mas exerce uma consciência testemunha, que não julga, não compara, mas aceita.

As posturas físicas também preparam o corpo para as práticas meditativas, que são fundamentais no yoga. Elas fortalecem o sistema nervoso, regulando o metabolismo e melhorando a respiração. 

Dessa forma, ajuda o praticante a manter sua postura de meditação por mais tempo, sem aquele desconforto. 

A prática é importante para despertar nossa consciência. Passamos a maior parte do tempo pensando no futuro ou viajando no passado. 

Se nossa atenção está voltada com totalidade para o Aqui e Agora, ganhamos mais intensidade na nossa vida. Uma aula de yoga é perfeita para desenvolver esse estado de atenção plena, pois se  não estamos realmente presentes a aula, não conseguimos nos concentrar e fazer as posturas corretamente. 


Continua...


Aranel Ithil Dior