Siga-me no Twitter RSS FEED

O que é Reflexologia?

Posted in
(A Reflexologia é uma das massagens mais antigas registradas no mundo. Registros egípcios mostram que ela já era utilizada com resultados)

É ciência que estuda os efeitos reflexos no organismo humano, a partir do princípio de que as regiões chamadas de plexos nervosos - concentrações de terminações nervosas - são interligadas a órgãos e algumas áreas do corpo.

(A Reflexologia das mãos é tão eficiente quanto a própria acupuntura)

Quando estimulados corretamente, os plexos nervosos enviam e recebem informações dos órgãos ou áreas do corpo aos quais são ligados, podendo restabelecer seu funcionamento ideal.

(Reflexologia da orelha, muito utilizada nos tratamentos de obesidade, inchaços e para os viciados em drogas e álcool)

Os pés, as mãos e as orelhas são regiões com alta concentração desses plexos nervosos. Mas os pés são preferidos para o trabalho de reflexologia, já que possuem área maior, o que acaba facilitando a manipulação. 

(Reflexologia da Face)

No tratamento, as mãos são pressionadas em pontos específicos dos pés do paciene. A área dos dedos, por exemplo, corresponde à região da cabeça. 

A técnica pode restaurar e manter o equilíbrio do organismo, estimulando na circulação sanguínea e o sistema de cura, aliviando também as tensões musculares. 

(Papiro encontrado em Samsara, Egito, onde vemos a ilustração do tratamento com Reflexologia)

O primeiro registro da reflexologia nos leva até 580 anos a.C. no Egito. 

Mas a difusão e o desenvolvimento da técnica aconteceram, principalmente, na China, ao longo de vários séculos.


.:.


 

Yoga - Parte 1


Esta filosofia propõe a conquista de uma vida plena e diz que somos a chave da Sabedoria.

As primeiras referências a esse "caminho para a descoberta interior" estão nos Vedas, textos sagrados do hinduísmo, de cerca de 5000 a.C. Mas o yoga só foi efetivamente sistematizado nos Yoga Sutras, conjunto de 196 aforismos atribuídos ao sábio Patanjali, no século 2 a.C.

(Textos sagrados hindu dos quais se encontram os Yoga Sutras, ensinamentos e práticas sobre meditação, pranayama e yoga)

Há também outros textos sobre yoga, mas os Yoga Sutras estão entre os mais estudados. 

Os Yoga Sutras compõem um dos seis darshanas - pontos de vista e visões do mundo - aceitos pelo sistema ortodoxo indiano, e propõem um caminho espiritual dividido em oito partes.

(Recitação védica feita nas escolas dominicais indianas, onde o domingo, dia do sol, é tão sagrado quanto para os cristãos)

Tomando-se o yoga como um caminho para iluminação, pode-se dizer que nele seguimos do mundo material para o mundo abstrato, ou seja, partimos dos aspectos mais densos, que se expressam no corpo e no comportamento terreno, para os aspectos mais sutis, os mesmos que podem ser alcançados por meio da meditação. 

(Uma personalidade e mente aberta, receptiva, tolerante e flexível, eis a meta final do yoga e das práticas meditativas. Isso significa na teologia hindu, transcendência.)

A meta final do yoga é alcançar a transcendência, a percepção de que nosso corpo e todas as coisas são manifestações transitórias de uma consciência maior. 

Yoga no dia a dia

O Bhagavad Gita, ou Canção do Senhor, um dos clássicos da literatura indiana, considerada a Bíblia dos yogues, diz que:

"(...) yoga é a perfeição na ação."

Isso significa que yoga não se restringe às práticas nas aulas, pois se estende às nossas atitudes e ações na vida. 

(O Yoga oferece um raro momento para o ser humano parar, respirar, numa postura, num movimento, e perceber como este movimento influencia o fluxo de sua respiração e pensamentos. Assim, ele conclui que as ações são controláveis e, principalmente, domináveis.)

A perfeição da ação acontece quanto temos consciência dos nossos atos. Diante dos estímulos diários, a maioria das pessoas é passiva, apenas reage de acordo com padrões repetidos de comportamento. Quase todos agem impulsivamente. 

O yoga mostra que temos a opção de agir com consciência. Por exemplo, diante de uma situação de tensão, você briga se quiser, não age por impulso. O yoga diz que isso acontece aprendemos a arte da concentração, da meditação, o que diminui o fluxo de pensamentos.

Qual é o Yoga Ideal?

Não há como responder objetivamente a essa pergunta.

Decerto, há linhas de yoga que exigem mais do corpo, algumas que lançam mão de práticas meditativas, outras nas quais se canta e se tocam instrumentos e assim, por diante, aspectos diferentes que poderiam, aqui ou ali, inspirar ou não nosso interesse. 

(As principais posturas do Hatha Yoga, ou a yoga funcional, utilizada por donas de casa e trabalhadores hindus em épocas remotas para fortalecimento do corpo e concentração. A dominação inglesa e a ocidentalização da Índia popularizou essa escola)

Mas a verdade é que, para encontrar o yoga ideal, o único caminho é o da experiência prática. 

Das diversas escolas de yoga que existem, seis são consideradas escolas clássicas. Elas diferem nos conceitos e nas técnicas, mas têm o mesmo objetivo, que vai de encontro ao próprio significado da palavra yoga: unir, religar - no sentido de ligar novamente o ser humano à sua essência. 

Yoga para Todos

Yoga é para todas as pessoas, independentemente de sexo, idade, credo e costumes (há quem faça restrições para crianças com menos de 12 anos).

Alguns costumam perguntar se, para praticar yoga, é preciso tornar-se vegetariano, parar de consumir álcool ou ser ativista ambiental.

Nada disso.

Com a prática contínua, acontece naturalmente das pessoas acabarem cuidando bem mais da saúde física e mental do que de costume. 


Continua...


Como funciona a Moxabustão?


Funciona como uma espécie de acupuntura térmica, na qual o calor gerado com uma queima da moxa - um preparado da planta artemísia - é aplicado no ponto do corpo que corresponde ao órgão a ser tratado.

Ou seja, em vez de massagem ou agulhas, esta técnica da medicina tradicional chinesa, também conhecida como moxibustão, usa o calor para desbloquear a energia e tratar doenças.

(O Fisioterapeuta deve ter uma especialização em Acupuntura para executar a Moxabustão no paciente)

O calor da queima da artemísia harmoniza energeticamente os pontos dos meridianos relacionados aos órgãos internos. 

A moxa mais utilizada tem forma de bastão, que depois de aceso é usado sobre a pele, a uma distância que não queima o corpo. 

(A técnica da Moxa direto nos meridianos exige do fisioterapeuta muita atenção no tempo da aplicação no paciente)

Outra aplicação é a moxa colocada acesa sobre uma fatia de gengibre, alho ou cebola, estes colocados diretamente sobre a pele.

Assim como no método anterior, exige-se cuidado para não provocar queimaduras. 

(A utilização da moxa e agulhas é uma técnica mais recente criada pelos médicos acupunturistas ocidentais que dinamizou e inovou a tradicional forma da utilização da Moxabustão)

Também é possível utilizar agulhas de acupuntura, sobre as quais se adapta um "chapeuzinho" de aço que acomoda a moxa acesa: o calor passa para a agulha que alcança o ponto energético desejado. 

Mas, por que artemísia?

(A Artemísia é encontrada sob mais de 300 espécies espalhadas pelo mundo todo. O Absinto é um tipo de artemísia,  e a Losna brasileira, também)

Ela libera um calor não muito intenso e seu aroma tem propriedades que equilibram o organismo.



.:.




A Essência da Beleza - Parte 2

Mel

Acompanhado por frutas, ou como ingrediente em pratos salgados ou doces, o mel é fonte de glicose e frutose e por isso tem uma absorção rápida pelo organismo.


É energético!

O produto das abelhas contém substâncias importantes para o corpo, como maltose, sacarose, açúcares superiores, enzimas e sais, por exemplo, cálcio, sódio, potássio, magnésio, ferro, cloro, fósforo, enxofre e o iodo.

O cálcio e o fósforo têm papel na formação de ossos e dentes. O sódio e o potássio auxiliam na troca de nutrientes pelas células, e o ferro é importante para o transporte de oxigênio. 

Basta uma colher de sopa de mel por dia para colhermos seus benfícios.

Nos cosméticos, além de deixar um cheirinho bom e característico, ele ajuda na hidratação e na limpeza da pele porque tem uma ação emoliente e cicatrizante.

Clorofila

A clorofila está presente nos vegetais verdes-escuros e no capim de trigo. 


O suco feito com essas folhas reduz as gorduras do sangue e as toxinas no organismo. Isso porque a clorofila é rica em vários tipos de vitamina, como A, complexo B, C, E e K. 

Um copo de suco por dia ou um prato de salada com folhas verdes variadas são considerados a dose ideal para o organismo.

Castanha-do-Pará

No cardápio, a castanha é fonte do mineral selênio, um anti-radical livre potente que ajuda a combater o envelhecimento precoce.

Mas, para manter a boa forma, é bom não abusar da iguaria porque ela é rica também em gordura.


Duas por dia são mais do que o suficiente

O óleo de castanha também é rico em ácidos graxos.

Usado na fórmula de xampus e cremes, forma um filtro de proteção que eita a perda da oleosidade natural, além de promover uma hidratação extra. 

Grãos

Essencias no cardápio diário, os grãos - arroz integral, semente de linhaça ou de girassol - têm um papel essencial no bom funcionamento do intestino.


O efeito é uma pele mais brilhante e uma chance menor de senvoler alguns tipos de câncer, como o de intestino e o de mama.

Fontes de proteína, os grãos também ajudam a fortalecer unhas, dentes e ossos.

Aveia

Duas colheres de sopa de aveia diárias ajudam a reduzir o colesterol.

O FDA (Foods and Drugs Administration), órgão que regulamenta os alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, reconheceu sua eficácia na diminuição de males cardiovasculares. 


Rico em fibras esse farelo facilita o funcionamento do intestino. 

Outra vantagem: tem silício e é essencial na formação celular de pele e unhas.

Na cosmética, entra em loções hidratantes e exfoliantes naturais. 

Vitamina C

Presente em frutas cítricas, como limão, acerola, morango, laranja e kiwi, e também em folhas verdes como couve, mostarda, couve-flor, espinafre e repolho, a vitamina C reforça o sistema imunológico, melhorando a absorção do ferro pelas células e auxiliando os processos de cicatrização.


Para ter acesso a todos esses benefícios, precisamos ingeri-la diariamente na forma de sucos e saladas. 

A vitamina C também em ganhando destaque nas fórmulas de cremes que prometem barrar o envelhecimento precoce graças a seu efeito antioxidante, que diminui a formação de radicais livres. 

No entanto, para ter o efeito cosmético, ela precisa ser usada pura e em uma concentração elevada, entre 5 a 10%.

Por isso, antes de adquirir um produto que contenha vitamina C como princípio ativo, é preciso conferir a fórmula ou consultar a empresa fabricante para checar sua concentração.

Soja

Ítem constante na lista dos alimentos funcionais - aqueles que, além de nutrir, reduzem a incidência de algumas doenças - a soja é indicada para o cardápio diário, principalmente, das mulheres. 

Motivo: Uma de suas substâncias, a isoflavona, tem efeito similar ao do estrógeno, o hormônio feminino cuja produção decai com o passar dos ano, até a menopausa.
 

A soja ajuda a repor as doses desse hormônio de maneira natural e por meio da alimentação, reduzindo, segundo as últimas pesquisas, a chance de desenvolver câncer de mama e no colo do útero, além de doenças cardiovasculares.

O grão também é fonte de minerais, como cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês e vitaminas do complexo B.

Para obter os feitos positivos, é necessário comer cerca de 60gr ou tomar dois copos de suco de soja por dia.

A cosmetologia também tem usado a soja como um ingrediente a seu favor porque ela ajuda na formação do colágeno e da elastina, que dão sustentação e textura aveludada à pele. 


Fim.:.
 

Aranel Ithil Dior