Siga-me no Twitter RSS FEED

Feliz Natal!

Posted in

Mais um ano acabou e nosso intuito foi trazer sempre uma mensagem, um estudo e uma maior percepção do Eu e de como o mundo ao nosso redor nos absorve ou, como absorvemos este mundo que gira sem parar. 

Tudo é uma rede de conexões, onde minha ação está conectada com a ação do outro, numa enorme e potente Matrix que nos cega, nos dirige, nos atormenta e nos liberta. 

A ambiguidade da vida e da morte, dos fins e dos recomeços, sempre é mais perceptível neste momento do ano, quando a tristeza e a alegria se fundem e aderem a nós como uma substância vital. 

É necessário aprendermos a respirar os ares de novos começos, mesmo que eles sejam difíceis e tensos num primeiro encontro. Então, respire mais um pouco, se esforce mais um pouco, pare, de vez em quando, mas nunca desista. 

O ano acabou e queremos desejar a todos os nossos visitantes uma energia de paz, amor, saúde e prosperidade que somente a Luz Maior, a Mônada Suprema, pode nos ofertar com sua evolução constante que nos movimenta também.

O mês de Dezembro o blog Aranel Ithil Dior estará de recesso, mas em 2014, estaremos de volta com mais matérias e temas interessantes e transcendentes. 

Um beijo a todos os amigos e visitantes que nos acompanharam durante este ano.

"Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores...!"
Cora Coralina

Muita Luz e Paz sempre!

Que a Deusa e o Deus nos encontrem e nos abençoem e que assim seja!

.:.ARANEL DIOR.:.

Qual a Diferença entre Psicólogo, Psiquiatra e Psicanalista?

O psiquiatra é um médico que se especializou no ramo da medicina voltado para o atendimento de pacientes portadores de doenças mentais e alterações de comportamento sérias, como psicose, síndrome do pânico e depressão.

(Somente um psiquiatra pode receitar medicamentos para tratamentos mentais e emocionais)

Ele está autorizado a receitar medicamentos e acompanhar o tratamento clínico de pacientes internados. 

Já o psicólogo é um profissional graduado pela faculdade de psicologia que também analisa o comportamento humano. 


Depois de formado, ele pode trabalhar no setor de recursos humanos de empresas, fazendo a seleção de noos funcionários, em hospitais e escolas ou prestando atendimento a pessoas com problemas emocionais. 

Já o psicanalista é um profissional que segue a escola de análise mental criada pelo médico austríaco Sigmund Freud.

(Documentário onde é apresentada a vida do psicanalista Sigmund Freud)

O método chamado psicanálise tem como foco decifrar os impulsos incoscientes do paciente que acredita-se, governam seu comportamento. 

Ele não precisa ser um psicólogo ou um psiquiatra, mas deve obrigatoriamente fazer um curso especial oferecido por instituições psicanalíticas.

.:.

Buda Pop - Parte 3


"Cresci conhecendo muito pouco o que se passava no mundo, e foi nessas condições que, aos 16 anos, tive que liderar meu país contra a invasão da China comunista", compartilha do Dalai Lama. 

(O sacerdócio de um Lama é rigoroso, mas não triste)

Educado sob disciplina rigorosa, Tenzin Gyatso afirma que "não foi uma infância infeliz", e é grato à benevolência de seus professores, que lhe proporcionaram todo seu conhecimento religioso e "fizeram o possível para satisfazer uma curiosidade saudável por outros assuntos". 

(O Dalai Lama e o Presidente Bush, num encontro para pedir perdão ao Iraque)

Frente à China comunista, Dalai Lama optou pela não violência e a propaga até hoje. 

(Dalai Lama e o Presidente Obama e a necessidade de negociar a igualdade
entre os homens) 

"Os princípios de compaixão e não-violência do Dalai Lama dão forma à sua visão global", explica o professor Victor Chan, que conviveu com Sua Santidade para escrever o livro A Sabedoria do Perdão. 

(A ditadura da China sobre o Tibete, algo que ainda é real e insolúvel)

Em decorrência da China ter invadido o Tibete com 80 mil homens - contra 8.500 do exército local - aproximadamente 1,2 milhão de tibetanos (de uma população de 6 milhões) morreram e 6.400 mosteiros (99,9% do total) foram destruídos. 

(Exército Chinês em exercício no Tibete)

Mesmo assim, o Dalai Lama não gosta de propagar a violência infligida pelos chineses. Considera os inimigos professores valiosos que podem provocar o desafio necessário para cultivar qualidades como compaixão e perdão. 

(Liberdade ao Tibete, já!)

"Sou otimista. A China está mudando. E o que eu peço não é a separação da China, mas uma aproximação pelo caminho do meio: manter o vínculo econômico com a República Popular da China, ao mesmo tempo em que o Tibete possua autonomia completa e governo próprio."


A Serviço da Compaixão

Uma gargalhada gostosa é sua marca registrada.

(O espírito brincalhão do Iluminado)

E o espírito brincalhão é uma característica que o Dalai Lama justifica ser proveniente do jeito de ser do povo tibetano.

(Dalai Lama em seu momento de oração)

Ao longo do último meio século, não há um dia sequer em que ele deixe de meditar sobre a compaixão. 


"Descobri que o mais alto grau de paz interior decorre da prática do amor e da compaixão. Quanto mais nos importamos com a felicidade de nossos semelhantes, maior o nosso próprio bem-estar. Essa é a principal fonte da felicidade."

Ele acredita ser o primeiro beneficiado ao lutar pela felicidade dos outros. 

Quando não está viajando, seu dia começa às 3h30. Meditações e preces são feitas até o horário do almoço. A cozinha em Dharamsala é vegetariana, mas o Dalai Lama nem sempre segue a dieta. 

A parte da tarde é reservada para audiências e entrevistas. 

(Dalai Lama em Dharamsala)

Um chá é servido às 18h, com direito a alguns biscoitos. Até as 20h30, quando se recolhe para dormir, faz suas orações da noite. Essa é a rotina que fornece a base para seus três compromissos em vida. 

Primeiro, ele se dedica a promover valores como compaixão, perdão, tolerância, contentamento e autodisciplina para todos os seres. Para ele, esses são os valores de uma ética para o novo milênio. 

(Dalai Lama e o Arcebispo Anglicano Desmond Tutu, porque a paz entre as religiões é mais importante que a fé pessoal)

Depois, sua preocupação é com a integridade de todas as maiores tradições religiosas, acreditando que, apesar das diferenças, todas elas têm potencial para promover o bem-estar dos seres humanos. 

Por fim, seu terceiro compromisso, com o povo tibetano, é o único que poderá acabar, caso uma solução mutuamente boa para o Tibete e a China seja alcançada. E tudo isso sempre com seu indefectível sorriso estampado no rosto. 


Fim.:.



Referências Bibliográficas

Livros

A Arte da Felicidade: Um Manual para a Vida, de Sua Santidade, o Dalai Lama e Howard C. Cutler, ed. Martins Fontes, 2006.

A Sabedoria do Perdão: Conversas Íntimas e Jornadas, de Sua Santidade, o Dalai Lama e Victor Chan, ed. Martins Fontes, 2006. 

Dalai Lama, Meu Filho: A História de uma Mãe, de Diki Tsering, ed. Ediouro.

Imagine All The Peaple: Uma Conversa com o Dalai Lama sobre Temas Polêmicos e Atuais, de Dalai Lama e Fabien Ouaki, ed. Versus, 2005.

Minha Terra e Meu Povo: A Autobiografdia de Sua Santidade, o Dalai Lama, de Dalai Lama, ed. Sextante, 2006.

Uma Ética para o Novo Milênio, de Sua Santidade, o Dalai Lama, ed. Sextante, 2006.

Filmes 

Kundun, dir. Martin Scorcese, distr. Touchstone Pictures, 1997.

(Cenas do filme Kudun)
Sete Anos no Tibete, dir. Jean Jacques Annaud, distr. desconhecido, 1997.
(Cenas do filme 7 Anos no Tibete

Beltane, a festa do amor...


Beltane chegou e essa comemoração é uma das maiores entre o povo Wicca.

Festa popularizada pelos celtas, até hoje ela é comemorada em todo o mundo, principalmente entre os adoradores da Deusa. 

Mesmo aqueles que não sabem, comemoram a chegada da primavera e verão, que é Beltane, como nas festas de São João e similares.

Apesar do trabalho ser amador, o nosso desejo é que a cultura Wicca seja cada vez mais compreendida.

Aproveitem o documentário para aprenderem mais!




Agradecemos nossa irmã e sacerdotisa Célia e ao Coven Alma Celta de Petrópolis por sua contribuição à Arte.

.:.

 

Por Que Suamos Quando Estamos Tensos?


Porque nos momentos em que estamos sob tensão nosso organismo libera elevadas doses de adrenalina na corrente sanguínea e essa substância ativa as glândulas sudoríparas - temos, em média, de 2 a 4 milhões dessas glândulas distribuídas por toda a superfície de nosso corpo. 

Essa reação fisiológica acontece em todas as pessoas, mas como a resposta frente ao estresse é muito diferente entre os indivíduos, uns transpiram mais e outros menos. 

(O suor durante os momentos de estresse também é conhecido como Suor Emocional)

A quantidade de suor (uma solução aquosa de sais minerais, formada sobretudo de sódio e postássio) também está relacionada a fatores genéticos. 

Os lugares em que a sudorese é mais intensa são as palmas das mãos e as plantas dos pés.

(O suor nas mãos e pés ocorrem pelas células locais serem sensíveis a adrenalina)

Isso ocorre porque essas partes do corpo, dotadas de glândulas sudoríparas diferenciadas, têm uma maior sensibilidades à adrenalina.

(Cirurgia para pessoas que tem muito suor localizado nas mãos 
também conhecida como Hiperidrose)

Para quem se incomoda com o excesso de suor, existe uma operação que ajuda a diminuir a transpiração, mas os resultados costumam ser insatisfatórios. Ela não é indicada pois só funciona temporariamente. 

A alternativa para combater o problema é a pessoa tentar entender os motivos que a estão levando a transpirar em excesso e assim tentar minimizar o problema.

.:. 

Aranel Ithil Dior