Siga-me no Twitter RSS FEED

Buda Pop - Parte 2

(Tenzin Gyatzo, o Dalai Lama com 4 anos)

Aos 4 anos, foi transferido com a família para Lhasa. 

(O pequeno monge Gyatso no Palácio de Potala)

No Palácio de Potala foi iniciado como monge e assumiu o extenso nome de Jamphei Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso.

Segundo o budismo tibetano, o primeiro Dalai Lama, nascido no ano de 1931 da era cristã, era a encarnação de Chenresi, o Buda da Compaixão.

(Buda Chenresi, o Buda da Compaixão)

Cada Dalai Lama é a reencarnação de se antecessor e a ele cabe o governo espiritual e temporal do Tibete.

(Governo tibetano chamado de Gaden-Phodrang)

Na forma atual de governo chamada Gaden-Phodrang, Dalai Lamas se sucederam na liderança e, durante sua ausência ou menoridade, o Tibete é conduzido por regentes monges e leigos.

A partir daí, Tenzin Gyatso usaria roupas de monge, cabelo raspado, se comprometria ao celibato e estaria proibido de comer à noite, entre outrs restrições comuns a todos os monges - apesar de confessar que se dá o direito a alguns biscoitos depois do pôr do sol, quando a fome é grande.

Sua educação incluiu lógica, arte e cultura tibetana, sânscrito, medicina e filosofia budista. 

(O estudante)

Além das disciplinas curriculares, procurava conhecer mais sobre o mundo e foi daquelas crianças que adoram desmontar brinquedos, sempre um fascinado por objetos mecânicos. 

Ganhou um projetor de cinema a manivela e ao desmontá-lo descobriu as baterias que alimentavam sua luz elétrica: "Foi o meu primeiro contato com a eletricidade e sozinho descobri como fazê-lo funcionar novamente".

Luta Pela Paz

Em 1950, a China comunista decidiu tomar do Tibete a independência obtida em 1912 para fazê-lo retornar aos domínios da República Popular da china. 

(O jovem Dalai Lama)

Tal fato fez com que fosse empossado Dalai Lama antes de sua maioridade, aos 16 anos. Seu primeiro ato foi declarar anistia a todos os presos.

"Ser Dalai Lama é um cargo instituído pelos homens. Eu me considero apenas um simples monge".

(Mao Tse Tung e a ditadura sobre a China e Tibete)

Aos 24 anos, prestou com louvor os exames conclusivos de sua educação monástica - pouco antes de ser obrigado a se disfarçar de soldado chinês para fugir com duas mudas de roupas de monge na bagagem para a Índia, em 1959.

(Dalai Lama em Dharamsala num templo budista)

Desde então, há 46 anos, o simples monge líder do povo tibetano vive exilado em Dharamsala, cidade ao norte da Índia. 

"Eu tento tratar qualquer pessoa que conheço como um velho amigo. Isso me traz uma experiência de genuína felicidade. É a prática da compaixão."


Continua...

 

Você Acredita em Destino?

Posted in







Procure com sua mente brincar,
Para a charada decifrar,
Liberte sua imaginação,
que a resposta virá ao coração!



Dia do Orgulho Pagão em São Paulo

Posted in

Neste sábado dia 19 de Outubro celebraremos mais um dia do Orgulho Pagão em São Paulo. 

Estarão presentes palestrantes que têm contribuído para o estudo e compreensão das vertentes religiosas pagãs, dentre eles, Claudinei Prietto.

Ah! Levem 1 pacotinho de ração para gatos ou cachorros, pois serão doados para as muitas instituições da cidade que cuidam desses animais.

Haverá também alguns estandes para outras doações. 

Para maiores informações, acesse: Dia do Orgulho Pagão São Paulo.

.:.


Buda Pop - Parte 1


"É como um astro do Rock" - Essa é a resposta imediata que o Dalai Lama dá ao escritor Victor Chan quando questionado porque algumas pessoas, ao vê-lo, se emocionam ao ponto de chorar. 

"Quando eles (astros do rock) aparecem, algumas pessoas pulam e choram. Semelhante..." - compara o Dalai Lama, agitando os braços como se fosse um tiete. 


Respostas pop como essa fizeram dele um ídolo acessível para multidões. Como boas letras de música, suas ideias são facilmente compreensíveis para adeptos de qualquer credo ou mesmo de nenhum: 

"Todos os seres vivos são iguais. Todos querem felicidade e não querem sofrer."


O nome já diz a que veio: Dalai Lama significa "Oceano de Sabedoria" - o que é perceptível já em seu semblante, sempre inspirador e risonho. 

Um Lama Encarnado

Dessa forma, o líder espiritual vem cumprindo sua meta - não a de trazer adeptos ao budismo, mas a de tornar a Terra um lugar mais fácil de viver. 

Rezar, para ele, não basta. O que o 14º Dalai Lama diz é que é preciso engajamento e determinação para qualquer transformação social e espiritual. 


"Antes de mais nada, temos que aprender como as emoções e comportamentos negativos nos são prejudiciais - para a sociedade e para o futuro também - e como as emoções positivas são benéficas", diz ele. 

(Lhamo Thondup, o Dalai Lama, com 2 anos de idade)

Dalai Lama nasceu Lhamo Thondup em 1935 no vilarejo de Takster, próximo à fronteira da China com o Tibete. 

(Pai, mãe e o irmão mais velho de Lhamo)

Seu pai, "um homem cuja extrema bondade convivia com um temperamento irascível", era um camponês apaixonado por cavalos. 

Durante os meses de sua gestação, ele permaneceu gravemente enfermo até a manhã em que seu filho nasceu, quando acordou sentindo-se perfeitamente curado. 

Foi também a partir desse nascimento auspicioso que um período de quatro anos de colheitas desastrosas em Takster chegou ao fim. 

(Vilarejo de Takster no Tibet)

Esses dois fatos são considerados sinais, segundo superstições tibetanas, de que haveria o renascimento de um graduado lama (um sacerdote budista) encarnado. 

Sua descoberta não se deu por acaso. Depois da morte do 13º Dalai Lama, em 1933, iniciaram-se as buscas pela sua reencarnação, algo comum na tradição budista.

Num lago sagrado próximo a Lhasa, um regente, indicado pela Assembleia Nacional para governar o Tibete até que a reencarnação atingisse a maturidade, teve visões que apontavam para Takster.

(Lama Kewtsang Rinpoche)

Uma missão foi enviada para o vilarejo, entre eles o lama Kewtsang Rinpoche, do mosteiro de Sera, que chegou à casa de Lhamo Thondup disfarçado de criado. Ele foi prontamente reconhecido por Lhamo Thondup, então uma criança de 2 anos. 

(Dalai lama sendo instruído pelos lamas de Sera)

"Sera-aga", disse ele para o criado: "Você é um lama de Sera".

Lhamo também reconheceu o mala (rosário tibetano) que o criado disfarçado trazia no pescoço: "É meu", disse, apontando para o mala que havia pertencido ao 13º Dalai Lama. 

(Rosário tibetano)

É comum, segundo o budismo, crianças reencarnadas lembrarem-se de objetos e pessoas de suas vidas passadas, e esses foram só alguns dos sinais que fizeram Lhamo Thondup ser reconhecido como o 14º Dalai Lama.

Continua...



Por que Esquecemos o que Sonhamos?

Posted in

Porque para lembrar o conteúdo dos nossos sonhos nós temos que acordar exatamente durante a fase de sono REM, que é o estágio do sono em que ocorre a maioria dos sonhos.


Mesmo assim, a memória do sonho é muito fugaz. Por isso, os psicanalistas aconselham seus pacientes a anotarem os sonhos tão logo acordem.

O sono REM, da sigla em inglês Rapid Eyes Moviment ou Movimento Rápido dos Olhos, foi descoberto pelos cientistas nos anos 50 e corresponde a cerca de um quarto do tempo que dormimos.


É um período do sono em que estamos mais acordados que sonolentos e em que há uma grande atividade mental.

Os cientistas já sabem que as ondas cerebrais de uma pessoa alerta e de alguém com sono REM são bem similares em frequência e amplitude.

O primeiro episódio desse tipo de sono ocorre, em média, 90 minutos após adormecermos. Outros semelhantes sucedem-se quatro ou cinco vezes na noite.

No início, eles têm curta duração, de cinco a dez minutos, mas depois são bem mais longos. A não ser que a pessoa desperte totalmente durante cada uma dessas fases, o mais certo é que ela só tenha recordação dos sonhos ocorridos no sono REM mais próximo do momento em que ela acordar de manhã.

.:.

 

Um Olhar Colorido sobre Si Mesmo - Parte 3



Acompanhe seus resultados...


Se você assinalou mais respostas com a letra A, está no nível de consciência púrpura.

A família é sua prioridade.

Mostra fidelidade e obediência a seus pais, aos mais velhos e cultiva a história e os exemplos de vida de seus ancestrais. 

Também não hesita em sacrificar um desejo ou necessidade pelo bem-estar do grupo.

Tende a ser uma pessoa mística e, às vezes, superticiosa. 

Invista nisto: Lute para conquistar mais independência e ser respeitado por sua individualidade. Procure desbravar caminhos e ampliar horizontes, descartando antigos valores se necessário.

Se você assinalou mais respostas com a letra B, seu nível de consciência é vermelho.

Impulsivo, você busca resultados imediatos. 

Geralmente tende a ver as causas de seus problemas fora de si mesmo, como se não fossem sua responsabilidade.

Tem dificuldade em se conter e não costuma planejar nada: deixa sempre para resolver tudo na última hora. 

Por outro lado, é uma pessoa criativa, um amigo divertido e aprecia a vida a máximo.

Invista nisto: Você precisa planejar o futuro. Cultive a disciplina, seja mais organizado e responsável por seus atos e suas decisões. Respeite as opiniões e posições diferentes ou mesmo contrárias às suas. 

Se você assinalou mais respostas com a letra C, seu nível de consciência é azul.

A busca por ordem e estabilidade rege sua vida. Você acredita que todos os objetivos podem ser alcançados com disciplina - e um pouco de autoridade. 

Sua ética, sua moral e seu senso de responsabilidade são inabaláveis. 

Metódico e organizado, está sempre pronto a se sacrificar pelo papel que se propôs na vida. 

Como sempre tenta seguir as regras sociais, é assaltado às vezes por sentimentos de culpa se transgride as normas. 

Invista nisto: Procure desenvolver a independência e a autonomia e supere o medo de correr riscos.

Se você assinalou mais respostas com a letra D, está no nível de consciência laranja.

Você é uma pessoa cheia de autoconfiança e extremamente objetiva.

Tem seu caminho na vida bem definido, sabe escolher sem hesitar e sempre aposta para vencer. O problema é que às vezes passa por cima de seus sentimentos e dos outros competindo de forma descontrolada e arrogante. 

Invista nisto: Aprenda a compartilhar. Procure enxergar além de seus objetivos pessoais e comece a se preocupar mais com os rumos do planeta e da humanidade. 


Se você assinalou mais respostas com a letra E, está no nível de consciência verde

Você é uma pessoa preocupada com o próximo e com o meio ambiente. Está sempre ligado nos grandes problemas sociais e ambientais.

Aberto a ideias e valores, consegue enxergar beleza em quase tudo que vê. Porém, por ser altruísta e conciliador, acaba tendo dificuldade em obter resultados, já que seu poder de foco se dilui ao tentar ouvir todas as opiniões antes de chegar a uma conclusão. 

Invista nisto: Aprenda a valorizar sua condição de ser único no Universo e não se prenda tanto a um grupo.



Fim.:.


Referências Bibliográficas

Dinâmica da Espiral - Dominar Valores, Liderança e Mudança, de Don Beck e Christopher Cowan, ed, Piaget, 2001.



Aranel Ithil Dior